16/05/2011 11h29 - Atualizado em 14/07/2011 06h48

Tela AMOLED da Samsung pode ser dobrada sem deixar marcas

Dorly Neto
por
Para o TechTudo

Você conhece a tecnologia AMOLED, presente em alguns monitores? É uma tecnologia inovadora, superior ao LCD. Por exemplo, ela pode ter 150% de brilho a mais do que as telas de LCD usuais. Também possui visibilidade maior, independentemente do ângulo que você assista.

Em imagens em movimento, ela possui maior estabilidade, sem mostrar aqueles borrões convencionais. Mas, além das características de visual, elas possuem um fator de muita relevância: são flexíveis. No sentido de que é possível dobrá-las ou enrolá-las, assim como é feito com um papel.

Tela AMOLED. (Foto: Divulgação)Tela AMOLED. (Foto: Divulgação)

Pesquisadores da Samsung Advanced Institute of Technology, na Coreia do Sul, procuram novos modelos de tela AMOLED que sejam dobráveis sem deixar marcas ou feridas na tela. Por isso, eles desenvolveram um ecrã AMOLED com novas emendas dobráveis, sendo possível dobrá-las ao meio sem deixar nenhum vinco aparente.

Para exibir o produto, a equipe de pesquisadores usou dois painéis AMOLED, uma borracha de silicone, uma tampa de vidro e uma caixa modular. O protótipo desenvolvido foi dobrado 100 mil vezes, um teste físico de nível militar, e a fenda do meio perdeu apenas 6% de seu brilho.

Sobre a possível comercialização do produto para o consumidor final, a Samsung declarou que as pesquisas irão continuar e, em dois anos, devem estar liberados. Esse prazo é para novos materiais serem produzidos. Desde 2009, a Samsung vem pesquisando, em seu Instituto, novas telas. A primeira vez que a tela AMOLED foi apresentada foi durante o CES 2009, em um celular dobrável usando duas telas do tipo. Veja abaixo um vídeo demonstrativo da época:


Via: Oled-info

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares