17/05/2011 15h04 - Atualizado em 14/07/2011 06h48

Um relógio conceitual que precisa ser soprado para funcionar

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo

Cada vez mais estão surgindo conceitos de produtos ecologicamente corretos, alguns funcionam com energia solar e outros com o poder do vento, e esse é o caso do Eole. Enquanto você estiver andando na rua você poderá encontrar pessoas assoprando freneticamente o seu pulso. Antes de achar que as pessoas estão malucas, veja se elas não estão usando um relógio que precisa ser assoprado para funcionar.

Eole (Foto: Divulgação)Eole (Foto: Divulgação)

O conceito do relógio Eole é projetado por Julien Moïse e é bem simples. A parte em vermelho do relógio parece com uma espécie de turbina, mas na verdade nada mais é do que um gerador de energia eólica.

A energia necessária para um relógio lembrar da hora é muito pouca, e o Eole desliga o display justamente para guardar essa energia, fazendo com que o relógio sempre lembre que horas são.

Quando ele é assoprado, o display liga, mas logo depois ele é desligado para que não haja muita energia desperdiçada. O Eole possui uma bateria que é carregada toda a vez que o ventilador gira, isso significa que sempre que você quiser ver as horas, vai ser preciso assoprar no relógio. No entanto, após o display ser desligado, o restante da bateria é usada para que ele continue funcionando e marcando a hora certa.

Embora não pareça ser muito prático, muitas pessoas certamente vão querer usá-lo porque ele é elegante. Mas certamente existem vários pontos negativos, um deles é se você estiver em um algum lugar com clima frio, certamente não vai ser nada agradável assoprar no seu pulso. Sem mencionar a possibilidade que o ventilador tem de armazenar poeira, algo não muito bom para quem sofre de doenças respiratorias.

Assista abaixo um vídeo que demonstra o Eole mais de perto.


Via: Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ana Pacheco
    2011-05-17T23:17:57

    Esse tipo de projeto devia ser disciplinas nas engenharias...Show!!

  • Moises Santos
    2011-05-17T22:53:27

    Simplesmente genial, este relógio é mais uma prova de que a resposta para uma sociedade mais equilibrada com o meio ambiente está no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.Este conceito está ligado a ideia do pós-ambientalismo,que deveria ser mais amplamente discutido em nosso país.