Robótica

18/05/2011 11h08 - Atualizado em 06/10/2011 18h43

Um robô que vira um helicóptero e sai voando sozinho

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo
Robô que voa (Foto: Divulgação)Robô que voa (Foto: Divulgação)

Projetar um robô geralmente envolve uma série de tarefas frustrantes e difíceis, principalmente quando se trata de um que voa. Existem vários tipos de robôs, os que voam e os que foram criados para funcionar no chão. Mas você já imaginou um robô que pode fazer os dois juntos?

Esse robô se chama Rolling Robot e ele pode exercer funções de sentinela sendo bastante discreto. No entanto, é óbvio que os robôs que atuam apenas em terra não podem ter acesso a todos os lugares, e isso pode acabar fazendo com que ele deixe uma vasta área sem ter sido vasculhada. Por isso os criadores do Rolling Robot fizeram com que ele tivesse uma opção de voar, para que seja possível entrar em uma área que não seja acessível por terra, como subir uma escada, por exemplo.

O Rolling Robot foi desenvolvido por alunos da Universidade de Minnesota Center, o líder desse projeto foi Nikolaos Papanikolopoulos. Duas transmissões distintas foram necessárias para que ele levantasse vôo.

Apesar das vantagens que os robôs que voam possuem, eles certamente são mais caros e mais difíceis de serem desenvolvidos. Os criadores do Rolling Robot confirmaram isso, eles disseram que foi muito difícil construir o sistema do motor desse robô, e que eles também tiveram dificuldades pra fazer com que ele conseguisse voar sozinho. Os criadores também disseram que o custo para fazer com que o robô voasse foi cerca de US$20.000. Veja abaixo o Rolling Robot em ação.


Devido ao seu custo elevado, ele certamente não será o tipo de brinquedo que pessoas terão em casa. Quem sabe no futuro ele seja usado como mais um recurso militar? Sem dúvida seria bastante útil.

Via: Ubergizmo
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares