18/05/2011 08h21 - Atualizado em 14/07/2011 06h48

Vieria, um carro conceito vencedor do concurso de design da Michelin

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Em um período onde muito se discute do impacto ambiental que os veículos promovem na natureza, pensar em soluções de carros e motos que reduzam a poluição deixa de ser uma simples ação promocional para se tornar uma necessidade real. Pode parecer uma ação inútil e capitalista promover um concurso de design de veículos ecológicos, mas que são importantes apenas pela possibilidade de poder apresentar soluções que, no futuro, podem chegar ao mercado.

Vieria (Foto: Divulgação)Vieria (Foto: Divulgação)

Tentando resolver dois dos maiores problemas que as pessoas possuem ao dirigir seus automóveis nas grandes cidades (a grande poluição gerada pelos carros e os engarrafamentos), o carro-conceito Vieria nasceu, com ar futurista e proposta interessante. O projeto foi desenvolvido por Gunwoong Kim e Suji Kim, e venceu a competição de design da fabricante de pneus Michelin, o Michelin Challenge Design. E, segundo os seus criadores, o Vieria pode resolver os dois problemas que citamos.

O diferencial do Vieria é que ele possui um sistema de ingestão de poluição por sucção. O carro absorve todo o ar sujo emitido pelos outros carros, processa o mesmo, e emite o ar limpo pela sua parte traseira. O próprio carro não produz ar sujo ao se movimentar, uma vez que o Vieria é um carro elétrico. Para isso, o carro possui uma espécie de purificador de água, que age como um filtro na parte superior da capsula do passageiro, e retorna como um ar limpo e respirável.

Vieria (Foto: Divulgação)Vieria (Foto: Divulgação)

Outro detalhe interessante do Vieria é que ele possui um sistema de eixos suspensos em forma de tesoura, que pode ser expandido ou contraído de acordo com o tipo de estrada. Se você estiver em uma rua mais estreita, ele pode contrair seus eixos, permitindo assim que ele passe em locais que um carro mais largo não passa.

Tudo isso que vimos até aqui é apenas um conceito que, se der tudo certo, deve estar nas ruas apenas em 2021. E a ideia de purificação coletiva parece ser bem mais eficiente do que deixar o problema para os governos mundiais resolverem.

Via: DVICE

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares