Video game

01/06/2011 10h40 - Atualizado em 14/07/2011 06h44

Cadeira tátil da Disney pode aumentar o realismo de jogos ou filmes

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo

Os pesquisadores do Disney Research têm desenvolvido recentemente uma série de invenções criativas. O mais novo projeto é chamado de Tactile Brush, e ele nada mais é que uma espécie de cadeira tátil para gamers. Essa cadeira pode parecer normal, mas, na verdade, ela faz com que os jogadores sintam sensações semelhantes ao jogo que estiverem jogando.

Cadeira para gamers desenvolvida pela Disney (Foto: Divulgação)Cadeira para gamers desenvolvida pela Disney (Foto: Divulgação)

A Tactile Brush é um dispositivo que foi projetado para dar aos jogadores a ilusão de estarem sendo tocados - desde gotas de chuva até insetos rastejantes. A cadeira funciona melhor quando é usada em conjunto com um jogo envolvente, que pode realmente oferecer uma grande experiência. Embora essa tecnologia já exista há algum tempo, ela nunca havia sido utilizada desta forma antes.

O pessoal da Disney Resarch recentemente fez um estudo sobre essas ilusões com um grupo de voluntários que sentou em uma cadeira apoiada por uma grade de 12 rolos vibratórios. Ao ativar as bobinas em sequências diferentes e em intensidades variadas, foi possível perceber que cada sequência e intensidade pode representar cenários diferentes com os mais diversos efeitos e ilusões.

Embora a tecnologia tenha sido recentemente demonstrada com um videogame de corrida, a Disney pretende implementar essa cadeira em cinemas para ajudar a competir com os DVDs - afinal, muitas pessoas não serão capazes de ter tais cadeiras em suas próprias casas. Nenhuma palavra foi dita sobre quando ela será lançada, nem qual o seu valor.

Você ainda não conhecia o Disney Research? Acesse o site oficial para conhecer mais sobre o projeto.

Via: Technabob

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares