Internet

03/06/2011 18h44 - Atualizado em 14/07/2011 06h44

Comunicadores Instantâneos: Do início aos tempos atuais

Daniele Monteiro
por
Para o TechTudo

Os comunicadores instantâneos transformaram a internet na década de 90, trazendo aos usuários a possibilidade de se comunicarem instantaneamente, sem a demora de enviar e receber um e-mail ou esperar a ligação de alguém.

Na curta história da internet há muitos comunicadores, mas nenhum deles foi tão marcante quanto o ICQ, e, posteriormente, o Windows Live Messenger. Neste artigo vamos relembrar de alguns dos principais comunicadores e como eles evoluíram e mudaram o jeito de se comunicar pela internet.

IRC - O início do bate-papo

mIRC (Foto: Divulgação)mIRC (Foto: Divulgação)

Antes dos comunicares instantâneos os usuários não tinham um meio comum para conversar. Com isso, surgiu o protocolo IRC. Havia outros métodos de comunicação entre usuários, porém o IRC foi um dos precursores dos comunicadores atuais.

O IRC vem de Instante Relay Chat, que é um protocolo que implementa a troca de mensagens e que pode ser feita em salas de bate-papo ou em salas privadas. Esse protocolo foi inventado pelo finlândes Jarkko Oikarinen em 1988.

Sua fama chegou na década de 90 com as principais redes de IRC surgindo no mundo e no Brasil, conectando pessoas em salas de bate-papo com os mais variados temas. O principal cliente de IRC era o mIRC, e sua versão para o Windows pode ser baixada aqui.

O mIRC começou a cair em desuso em meados do ano 2000, quando surgiram os comunicadores instantâneos. Mesmo assim o mIRC ainda é muito usado em grupos específicos, como a comunidade de gamers e a comunidade de software-livre, que têm canais da rede Freenode.

ICQ

ICQ (Foto: Divulgação)ICQ (Foto: Divulgação)

O pessoal que começou a navegar na internet no final do século passado (não faz tanto tempo, só uns 15 anos atrás), com certeza já conversou bastante com os seus amigos em um mensageiro cujo ícone da flor e os muitos “oh-ow”s, de quando se recebia uma mensagem.

O ICQ foi inventado pelos israelenses da Mirabilis em 1996 e conquistou a internet até metade da década de 2000. O nome ICQ é uma brincadeira com a frase “I seek you” (“eu procuro você” em tradução livre), que tem o mesmo som de "ICQ" quando falado em inglês.

O ICQ foi a principal porta de entrada dos iniciantes em internet para a comunicação instantânea e permitia o envio de mensagens e arquivos.

A empresa Mirabilis, dona do ICQ, foi comprada em 1998 pela America Online (com certeza você já recebeu o CD desse provedor) por 407 milhões de dólares. Infelizmente, o ICQ caiu em desuso, perdendo terreno gradativamente para o Windows Live Messeger. Mas ele não foi desativado: você pode baixar a versão 7.0, lançada em 2010, clicando aqui.

Windows Live Messenger

Windows Live Messenger (Foto: Divulgação)Windows Live Messenger (Foto: Divulgação)

O Windows Live Messenger - mais conhecido como MSN - é o software de mensagens instantâneas da Microsoft mais popular do mundo.

A versão inicial, chamada de MSN Messenger, foi lançada em julho de 1999, com funções muito simples como a lista de contatos e envio de mensagens.

Em 2005, a Microsoft mudou o nome para "Windows Live Messenger" para alinhar o software com a plataforma Live, da empresa, focada em internet.

Yahoo! Messenger (Foto: Divulgação)Yahoo! Messenger (Foto: Divulgação)

A versão mais atual é o Windows Live Messenger 2011, que além das funções de troca de mensagens, também dão uma atenção especial a integração com as redes sociais, principalmente o Facebook. Assim, podemos conversar tanto com os amigos no Messenger quanto os do Facebook.

A história do Windows Live Messenger pode ser vista em "MSN Messenger. 12 anos de história". Mas se você deseja baixá-lo, basta clicar aqui.

Yahoo! Messenger

Sendo um portal de sucesso na Internet, o Yahoo! não podia deixar de ter o seu comunicador, o Yahoo! Messenger.

Sua primeira aparição foi em 1998, no auge do sucesso do Yahoo! como portal de Internet. Mas apesar de ter lançamentos até hoje, o Yahoo! Messenger não decolou como um dos principais comunicadores - ainda mais depois do surgimento dos chats do Gmail e do Facebook.

O Yahoo! Messanger pode ser baixado clicando aqui.

Skype

Skype (Foto: Divulgação)Skype (Foto: Divulgação)

O Skype domina a comunicação por voz e vídeo assim como o Windows Live Messenger domina as mensagens de bate-papo.

Atualmente o Skype é muito forte no setor corporativo, onde as pessoas precisam fazer teleconferências com outros usuários ao redor do mundo.

O Skype pode ser usado para telefonia ao redor do mundo, e você pode pagar tarifas muito baixas de ligações daqui do Brasil para qualquer lugar do mundo.

A empresa Skype foi fundada em 2003, mesmo ano do lançamento de sua primeira versão. A empresa foi comprada pelo eBay em 2005 e recentemente comprada pela Microsoft por 8,5 bilhões de dólares. Um dos objetivos é o Skype é fortalecer as soluções para empresas.

Há uma grande incerteza sobre o futuro do Skype, especialmente se a Microsoft continuará as versões para sistemas operacionais que não são da Microsoft, como o Mac OS e Linux. Em todo caso, a versão mais atual do Skype para Windows pode ser baixada aqui.

Google Talk

GTalk (Foto: Divulgação)GTalk (Foto: Divulgação)

A Google, sabendo que domina grande parte do mercado de internet e que seus usuários passam horas olhando o GMail, lançou um comunicador chamado Google Talk.

O comunicador do Google é mais focado para uso na internet, ou seja, não precisamos tê-lo instalado no computador: basta acessar o GMail que podemos conversar com seus contatos que também usam o GMail. Além disso, ele também tem integração com o Orkut

Apesar da simplicidade, o Google Talk traz as principais funções dos comunicadores modernos, como a videoconferência. E um dos seus maiores atrativos é que as conversas são armazenadas no GMail como se fosse e-mails. Se você quiser usar a versão de desktop do Google Talk, você pode baixá-lo aqui.

Facebook Chat

Facebook Chat (Foto: Reprodução)Facebook Chat (Foto: Reprodução)

Hoje a moda é se comunicar nas redes sociais, principalmente no Facebook. Além da comunicação nos murais, o Facebook também disponibiliza um chat no formato de comunicador instantâneo, assim como o Google Talk.

O Facebook não fornece nenhuma aplicação oficial para desktops; só suporta a comunicação dentro do seu site. Mas para alegria de todos, eles implementaram o protocolo aberto XMPP, o que permite que vários comunicadores instantâneos pudessem se comunicar ao Facebook e se integrar ao seu chat, sendo o principal deles o Windows Live Messenger.

E então? Quantos desses comunicadores você usa diariamente? Deixe seu comentário.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thulio Senechal
    2011-06-04T15:53:33

    O melhor mesmo era o IRC + Internet Discada... hehehe... Tínhamos que esperar até o fim de semana para conectar... baixávamos no máximo 10 músicas por fim de semana hehehe... bons tempos... Não cheguei a utilizar o ICQ... Hoje utilizo o MSN mesmo...

  • Erik Bengtson
    2011-06-05T06:09:35

    Esqueceram de mencionar o facetime e ichat da apple.

  • Amanda Pacheco
    2011-06-04T17:38:57

    Nossa q saudades do mIRC adoravaa foi o primeiro q eu usei não sabia nem o q era MSN qnd entrei na internet

  • Andrey
    2011-06-04T15:27:51

    Estou no IRC desde 1997, hoje acesso a RedeNorte, para mim não tem bate-papo igual, você tem total liberdade, vários modos de acesso, inclusive sem instalação alguma, pode trocar arquivos, conhecer pessoas novas sem restrição em grupos ou cadastros. Infelizmente o brasileiro gosta de "frufrus", coisinhas coloridas que deixam tudo mais devagar e difícil de conectar. Se alguma empresa investisse 1% no IRC o que é investido no MSN e afins, com certeza seria um dos mais usados nos dias de hoje, um exemplo disso é o fraco bate papo da UOL, é horrível, mas a publicidade o mantém sempre lotado.

  • Cesar Radtke
    2011-06-04T14:57:02

    Exelente artigo. Gostaria apenas de contribuir com uma informação histórica, Antes mesmo do protocolo IRC, ainda na década de 1970, usuários de sistemas UNIX já utilizavam um recurso de comunicação muito parecido, embora muito rudimentar: o comando TALK, em linha de comando. É bem verdade que naquela época a internet não passava do que uma pequena rede entre universidades americanas, mas mesmo assim esse importante o registro, pois o pequeno utilitário ainda existe nos *NIX atuais.

  • Esdras Souza
    2011-06-04T13:08:17

    Usava muito o ICQ e o mIRC e era muuito dahora! ICQ tinhas uns sonzinhos irados e o mIRC era legal pra ficar dando kick nos outros que ficavam enchendo a paicencia... já tive o do Yahoo e Skype só uso no trabalho, apesar de tbm ter uma conta pessoal. Mas atualmente o que mais uso mesmo é o MSN e o Gtalk. E bem lembrado por um cara aí, cade o AIM da AOL?! esse tbm foi febre por um tempo...

  • Diogo Bessa
    2011-06-04T13:49:21

    Hehehe, impressionante como tem pessoas 'politicamente chatas' que deixam de lado o verdadeiro conteúdo de uma reportagem excelente pra falar de um erro comum de português! Se é pra comentar sobre o erro de gramática, melhor nem comentar, né? É cada uma!

  • Wendel Silveira
    2011-06-04T12:32:02

    Um comunicador interessante que encontrei esses dias que acho legal vocês inserirem na matéria, é o comunicador empresarial Mais: http://www.maiscomunicador.com.br É um comunicador voltado para empresas, onde os administradores podem gerenciar os relacionamentos de conversa dos funcionários e colaboradores, entre muitas outras funcionalidades. Instalei e gostei

  • Luiz Pinto
    2011-06-04T11:49:10

    Desculpe, mas logo no início uma cosia me c hamou a atenção: vc escreveu HOUVERAM, em vez de houve....Está errado, o verbo haver é invariável, quando quando tem o significado de existência.Exemplo, há uma pessoa na sala,HÁ dez pessoaS na sala; havia uma moeda de um real nesta bolsa, HAVIA cinco moedaS de um real nesta bolsa...SORRY!

  • Bruno Gomes
    2011-06-04T11:34:57

    Claro que ficaram faltando muitos comunicadores até porque a questão não é envolver todos, mas sim os mais famosos, porém chega a ser de mal gosto ignorar um o qual comandou por anos o cenário INTERNACIONAL e NACIONAL que é o AIM (America Online Instant Messenger), que foi praticamente uma praga que contaminou todos OS PCS DE TODAS AS CASAS, oferecendo 30 dias de internet de graça com o clássico browser/pacote da AOL e foi a febre total em sua época e por sinal o inicio do declínio do ICQ e nessa época o mIRC já estava quase morto. Resumo, essa matéria poderia ser muuuuuito mais informativa!

  • EDUARDO SILVEIRA
    2011-06-04T11:24:56

    "Na curta história da internet, HOUVERAM muitos comunicadores..." O Globo.com tá ficando cada dia pior... Isso que dá não exigirem diploma de jornalista.

  • Vinicius Mello
    2011-06-04T11:06:10

    mIRC era irado, mas ICQ foi o melhor de todos, lembro que zuava meus amigos pq o numero do meu ICQ tinha um numero a menos que de todos que conhecia, heheh, agora MSN, orkut, facebook, windows live, essas coisas só tenho pra dizer que tenho, entro neles no máximo uma vez por mes, não sei se eles que são ruins ou eu que fiquei velho mesmo, hehehe.... "OOU"

  • Paulo Teixeira
    2011-06-04T10:44:59

    nossa que saudade que deu da minha adolescência e infância! mirc era maravilhosooooooooooo! a única coisa irritante era quando dava log nas conversas e ficava demorando a vida pra trocar msgs. era maneirissimo montar gráficos usando digitos de teclado. icq lembro de ter feito pq meus amigos torraram meu saco pra isso, não curtia muito não. msn tenho desde a 1a versão, adoro. só que atualmente vem dando problema em notebooks e muitos estão usando o site ebuddy para se logar. skype odiei. yahoo messenger idem! no facebook tem até grupo de amigos do mirc, é tanto saudosismo que até dá deprê.

  • Mauricio Silva
    2011-06-04T10:22:10

    mIRC minha alegria, ICQ minha maior paixão, MSN dificuldade em aceitar sua supremacia em relação ao ICQ, Yahoo Messenger não me agradou, Skype bonzinho pro bolso, Google Talk apenas mais alternativa em relação ao MSN, Facebook Chat: A alegria de volta, tudo o que tm de bom nas outras ferramentas encontra-se no face.

  • Diogo Bessa
    2011-06-04T10:20:52

    De todos esses mensageiros aí eu só sinto saudades do ICQ, que foi o comunicador que marcou minha adolescência, horas e horas de bate-papo. Só lamento por ele ter surgido em época errada, quando a internet ainda não estava tão forte no país. Com certeza ele teria batido o Messenger, que surgiu quando a Banda Larga começou a se espalhar pelo país.

  • Jose Junior
    2011-06-04T10:05:21

    Eu uso o linux, através do programa Kopete e acesso ao mesmo tempo minhas contas do Windows Live Messenger, Facebook, Google Talk ...

  • Rodrigo Sardinha
    2011-06-04T08:23:38

    Atualmente uso o GoogleTalk e até hoje uso o IRC. Na verdade prefiro usar chat via web, como o http://plus.im com isso você pode se conectar em Gtalk, MSN, ICQ, Facebook, YahooTalk, MySpace, etc...