Sistemas Operacionais

17/06/2011 14h32 - Atualizado em 18/10/2013 11h20

Otimize seu acesso à informação escolhendo o melhor app de leitura para o Android

Ticiano Sampaio
por
Para o TechTudo

Facilitar o consumo de informação é um dos maiores objetivos das tecnologias móveis. Smartphones, tablets, esses equipamentos são ótimos instrumentos para se manter facilmente informado onde quer que se esteja. Conheça, neste artigo, a melhor maneira de acessar diversas fontes de informação de modo eficiente e organizado, usando smartphones ou tablets com Android.

Confira também como instalar e baixar apps direto no cartão SD e não na memória interna do seu celular!

Requisitos

Para isso, é importante saber usar o Google Reader e escolher o app para Android que melhor se adequa às suas preferências ou ao dispositivo usado para leitura. Existem ótimos aplicativos, e a escolha de um deles pode ser bastante pessoal, dependendo de como cada usuário prefere a interface de acesso à informação.

Google Reader. (Foto: Divulgação)Google Reader. (Foto: Divulgação)

Primeiramente, se você possui um Android, é presumível que possua uma conta no Google e, possivelmente, o Google Reader com as suas fontes de notícias configuradas. Caso não possua, o Techtudo já conta com um ótimo material para orientá-lo na organização da sua conta no sistema. Você deverá organizar tudo, utilizando a mesma conta que está associada ao seu smartphone.

Os aplicativos utilizados no Android obedecerão à forma de organização escolhida para a  fontes de informação no Google Reader, portanto, é essencial que tudo esteja bem ordenado por lá. Realizada essa etapa, basta cuidar da parte do Android e da escolha de um bom app para leitura.

OS APLICATIVOS

Google Reader

No Android, uma ótima opção é o app oficial do Google Reader, que é bastante leve, completo em recursos, apresentando uma boa interface para leitura e é de fácil utilização. Na primeira vez em que for executado, o aplicativo permitirá que você escolha, entre as Google Accounts em uso no aparelho, qual deverá ser usada para sincronização de notícias. Basta escolher a conta desejada tocando-a para ativar a sincronização.

Google Reader. (Foto: Divulgação)Google Reader. (Foto: Divulgação)

Com a sincronização concluída, a interface do app deverá exibir tudo exatamente como foi
configurado na sua conta pela web, com acesso às notícias separadas por categorias, bem como a possibilidade de acessar facilmente conteúdos que você tenha destacado (com a estrela amarela), além de matérias compartilhadas por você e pelas pessoas que você segue, via Google Buzz.

O aplicativo permite, ainda, criar widgets na home screen do Android, que podem ser do tipo “news ticker” ou “unread count”. O primeiro se apresenta como uma barra horizontal na tela e pode exibir notícias de uma dada categoria, dando destaque a uma manchete de cada vez. O segundo tem um ícone no formato de uma pasta, lembrando quantas matérias não lidas você possui numa determinada categoria.

Pulse

Outro app interessante, com uma belíssima interface e com a possibilidade de criação de bem apresentados widgets, é o Pulse, que também pode se alimentar dos seus feeds do Google Reader, colocando as notícias ordenadas lado a lado numa interface cheia de imagens, que pode ser navegada através do "deslizamento" lateral dos blocos que representam as matérias.

Pulse. (Foto: Divulgação)Pulse. (Foto: Divulgação)

Com raras exceções, interfaces bonitas pertencem a apps mais pesados, e esse é justamente o ponto fraco do Pulse. O aplicativo apresenta tempos de carregamento e de acesso ao conteúdo maiores do que as outras soluções, o que pode tornar o seu uso um tanto frustrante.

NewsRob

Outro aplicativo bem cotado como cliente para Google Reader é o NewsRob, que figurava como o mais bem-sucedido app da categoria até o surgimento do oficial. Alguns ainda o tomam como preferido mesmo com o app da Google disponível.

NewsRob. (Foto: Divulgação)NewsRob. (Foto: Divulgação)

A forma de configuração e de utilização do NewsRob é muito semelhante às do app da Google. Não duvido que ele tenha inspirado os desenvolvedores do aplicativo oficial. Dessa forma, ele continua sendo uma boa opção, tendo como ponto fraco o widget, que consiste apenas num ícone com o número de notícias não lidas.

Quando o dispositivo utilizado é um tablet, há ainda a opção do Reader HD, que possui uma interface melhor adaptada para telas maiores e com maior resolução, com uma ótima disposição de conteúdo para o formato.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares