MP3 Player

14/06/2011 11h49 - Atualizado em 14/07/2011 06h42

Ponha para fora a música que há em você com o Beatoven

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo
Beatoven (Foto: Divulgação)Beatoven (Foto: Divulgação)

Quanto você gosta de música? Dentre os entusiastas, quem já não pensou em um dia estar em cima de um palco, fazendo música e agitando a plateia? Claro que, para muitas delas, existe um pequeno (e vital) empecilho: “mas como farei isso se não tenho nem ideia de como segurar um instrumento musical?”. Para essas pessoas e músicos, o Beatoven irá ao resgate.

O nome do simpático projeto em questão é mesmo Beatoven, e, por sinal, o nome diz bastante a respeito dele, um local para se 'bater" (beat) em formato de forno (oven). Beatoven foi desenvolvido por sete estudantes de mídia digital da instituição de ensino sueca Hyper Island, especializada nesse segmento. O projeto foi apresentado no Exploring Technology.

Beatoven (Foto: Divulgação)Beatoven (Foto: Divulgação)

A intenção dos alunos era levar ao público uma ferramenta capaz de possibitar a qualquer um expor o que há de musical em suas cabeças, sem a necessidade de saber teoria musical ou a técnica de algum instrumento. Por meio de reconhecimento de movimentos via sensores, samples e loops musicais, visitantes do evento puderam exteriorizar suas músicas e, se quisessem, gravá-las e compartilhá-las.

Tecnologia

Para chegar ao resultado satisfatório, a equipe pesquisou quais programas e recursos utilizaria em seu Beatoven, e chegaram ao Xcode, InDesign, Photoshop, Arduino, além de reconhecimento de símbolos via webcam. A interatividade ficou por conta de uma tela com partículas multicoloridas que representam diferentes parâmetros, como frequência e volume sonoro. O estilo musical e o instrumento são escolhidos por meio de pequenos blocos nomeados com suas respectivas funções e timbres.

Beatoven (Foto: Divulgação)Beatoven (Foto: Divulgação)

A exposição ficará até 30 de outubro no evento HI10, sediado em Estocolmo. Mas não fique triste por não ter a oportunidade de dar notas musicais à sua imaginação. Graças à sua popularidade e repercussão, o Beatoven deverá seguir em turnê por mais algum tempo em outros eventos e feiras de tecnologia europeias.

Via: Behance

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares