13/06/2011 13h26 - Atualizado em 14/07/2011 06h42

Sapatos Xsens contam com sensores para analisar a forma como você pisa no chão

André Fogaça
por
Para o TechTudo
Sensores medem andar (Foto: Divulgação)Sensores medem andar (Foto: Divulgação)

O nosso andar pode revelar informações importantes. Um problema de coluna, por exemplo, pode se refletir na maneira como nos locomovemos. Podemos perceber que tem alguma coisa errada quando um solado do sapato gasta mais que o outro. Mas existe um equipamento, que pode não parecer o mais belo acessório para os seus pés, que vai analisar muito bem como é o seu passo.

A engenhoca se chama Xsens ForceShoe e utiliza quatro sensores (dois na parte da frente do calçado e outros dois na parte de trás) na sola do sapato para medir algumas informações do seu passo. Ele mede a orientação, aceleração, velocidade angular, força e torque enquanto você simplesmente caminha de um lugar para o outro.

Todas as informações são enviadas por um fio para um controlador que fica na cintura da pessoa. Depois, os dados são enviados para um computador por meio de uma rede sem fios. Infelizmente, este acessório não está à venda para o público em geral. Ele é destinado apenas a fisioterapeutas, que podem querer descobrir o andar dos pacientes.

Talvez por isso o Xsens ForceShoe, desenvolvido na Universidade de Twente, não seja o mais belo que você já viu por aí. Mas ele que pode salvar a sua coluna ou descobrir algum problema que você ainda não percebeu.

Os desenvolvedores deste acessório já pensam em uma versão reduzida dos sensores, para não incomodar tanto o usuário e passar uma sensação de andar natural.

Xsens ForceShoe descobre problemas no andar (Foto: Divulgação)Xsens ForceShoe descobre problemas no andar (Foto: Divulgação)

Via: Engadget
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares