17/06/2011 12h33 - Atualizado em 14/07/2011 06h41

Um smartphone retrô com discagem mecânica

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Todos nós temos os nossos olhos voltados para o futuro, mas não deixamos de relembrar o passado. E isso é algo positivo, pois esse sentimento saudosista acaba se transformando em produtos com propostas bem diferenciadas. Além de dar um ar retrô, que sempre cai bem.

Celular com disco mecânico (Foto: Reprodução)Celular com disco mecânico (Foto: Reprodução)

Os mais velhos certamente já viveram a experiência de usar um telefone de disco. Os aparelhos faziam a discagem por um sinal analógico, onde o usuário tinha que discar o número do telefone em um sistema que identificava o número discado pela distância que o disco percorria para chegar até o tal número. É um modo charmoso de discar para alguém, mas nada eficiente para aqueles que precisam discar com rapidez.

De fato, sentimos um pouco de saudades desse tempo, onde tudo o que o telefone fazia era fazer e receber ligações. O designer Richard Clarkson aposta neste sentimento saudosista, e resolveu criar um smartphone com esse sistema de discagem por rotação mecânica, para fazer a alegria dos nostálgicos tecnológicos.

Apesar de ser um telefone inspirado no passado, o telefone tem um toque de tecnologia do presente, pois conta com uma pequena tela para exibir informações como contatos e compromissos. Mas aqui, o objetivo não é necessariamente ter tecnologia, e sim despertar um sentimento mais íntimo com o dispositivo. Com o disco de rotação, o telefone possui um elemento mais tangível, ou “algo mais vivo”, como diz o próprio Richard. Afinal, você vai ter que efetivamente “discar” no aparelho para fazer as chamadas.

Além disso, Richard conta com um argumento bem interessante para apresentar o seu protótipo: “nos dias de hoje, produtos como os smartphones chegam para ajudar a nos definir como usuários, mas não nos lembramos mais quais produtos definiram os produtos que usamos hoje”. Ou seja, olhar para o passado, para compreender o presente.

Via BoingBoing

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Valdez Gomes
    2011-06-18T20:41:12

    Ontem minha esposa enfim comprou um desses aparelhos "muderninhos"... Achei que foi um gasto desnecessário, mas vendo essa novidade fiquei bastante tentado a compra-lo. Seria uma chance de mostrar, pra minha filha, como as coisas funcionavam num passado não muito remoto. Eu também quero informação sobre compra.

  • Amanda Monroe
    2011-06-17T17:44:15

    Já está a venda? se estiver... onde posso encontrar? e uma base de preços?