08/06/2011 10h23 - Atualizado em 14/07/2011 06h43

Uma música criada com barulhos de uma bicicleta

André Fogaça
por
Para o TechTudo

Sabe aquele barulho clássico que a bicicleta faz quando está rodando a corrente? Ou ainda quando alguém passa com a bicicleta perto de você e utiliza o sino, ou qualquer outro som que te lembra as duas rodas magras? Pois bem, Roger Lima, um designer de sons, resolveu pegar esses barulhos e unir com alguns outros, como o som da troca de marcha e o de uma baqueta tocando um pneu vazio, e transformou isso tudo em música.

A bicicleta vira instrumento musical (Foto: Reprodução)A bicicleta vira instrumento musical (Foto: Reprodução)

A música foi gravada apenas com um microfone e a própria bicicleta do designer, além de um computador que foi utilizado apenas para a edição dos sons e das imagens, gravadas enquanto fazia cada barulho. Outros sons foram concebidos com uma caixa de papelão que raspava as travas do pneu, com um garfo de carnes que Roger bateu contra o disco de freio, apertando a trava para que o ar não saia do pneu ou ainda gravando o som que a bicicleta faz quando desce uma escada em alta velocidade.

Apenas com a descrição da música pode ficar difícil imaginar como vários sons comuns na vida de um ciclista podem se transformar em música, mas a coisa funciona e foi gravada em um vídeo para provar que o designer não está maluco. Eu fico imaginando outros veículos que poderiam ser gravados, como uma moto ou um famoso taxi amarelo do Rio de Janeiro. Agências de publicidade poderiam utilizar esta idéia, não?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares