Internet

04/07/2011 12h56 - Atualizado em 14/07/2011 06h38

20 anos da primeira chamada telefônica via GSM

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo
Nokia E72 (Foto: Pedro Cardoso/Techtudo)Nokia pioneira no GSM (Foto: Pedro Cardoso)

Há exatos 20 anos, o ex-primeiro ministro da Finlândia, Harri Holkeri, e o vice- prefeito da cidade de Tampere (Finlândia), Kaarina Suonio, foram os protagonistas da primeira chamada telefônica por redes GSM da história. A chamada foi realizada através da rede comercial das finadas empresas Telenokia e Siemens, que hoje recebem o nome de Nokia Siemens Networks, e a primeira operadora a utilizar a tal rede foi a finlandesa Radiolinja, que hoje funciona com o nome de Elisa.

Mudanças de nome à parte, vale registrar o começo da interessante jornada que a rede GSM fez para se tornar um sistema global de comunicação móvel que foi adotado pelo mundo inteiro, se tornando referência para as novas tecnologias que temos hoje.

Em 1987, o padrão GSM foi adotado como o padrão europeu para a tecnologia móvel digital. Essa tecnologia, que é de segunda geração, era capaz de transferir em uma mesma rede sem fio o tráfego de voz e de dados, permitindo assim uma melhor qualidade nas ligações, um roaming mais fácil e o envio de mensagens de texto (SMS), algo que fez com que os telefones móveis se popularizassem, e praticamente eliminassem os “bips” (ou pagers) do mapa.

A Nokia Siemens Networks teve um papel fundamental para o sucesso das redes GSM, que hoje conta com nada menos que 2.9 bilhões de assinantes ao redor do mundo. Esse número é quase a metade da população mundial. Através das redes GSM, foi possível a evolução para as redes EDGE, 3G e LTE. Logo, hoje é um bom dia para relembrar o quão longe as redes GSM alcançaram, indo dos serviços de envio e recebimento de mensagens de texto, até a possibilidade de navegação na internet da mesma forma que fazemos nos computadores domésticos.

Via NewLaunches

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares