25/07/2011 14h28 - Atualizado em 25/07/2011 14h29

Carros de Fórmula 1 podem começar a ser elétricos

Dorly Neto
por
Para o TechTudo

Segundo o chefe da equipe Mercedes, Nick Fry, A Fórmula 1 poderá em futuro breve começar a usar carros elétricos em suas corridas. A afirmação se deve ao fato do novo sistema de recuperação de energia KERS, que usa o movimento das rodas para recuperar a energia e carregar a bateria do carro, já estar sendo apoiado por pilotos e escuderias.

A nova tecnologia ainda está no seu primeiro ano de testes na Fórmula 1. (Foto: Divulgação)A nova tecnologia ainda está no seu primeiro ano de testes na Fórmula 1. (Foto: Reprodução)

A proposta do chefe da Mercedes é usar a mesma técnica das corridas de motocicletas. Para a  categoria TT foi criada uma paralela, onde as motos são apenas elétricas. No começo a nova categoria foi desvalorizada, mas hoje já está sendo usada como alternativa para o futuro.

As corridas automobilísticas são usadas como laboratório para grandes montadoras. Um exemplo disso é a tecnologia KERS, que depois de ter sido aprovada pela maioria dos pilotos começou a ser testada em carros de passeio, principalmente em híbridos, aqueles que dividem a potência do motor com uma bateria elétrica. Assim, quando um carro da Fórmula 1 for inteiramente elétrico, é mais que certo que a tecnologia ajude a reduzir drasticamente a emissão de combustíveis fósseis presente nos veículos populares.

Na temporada atual da Fórmula 1, o piloto que usar a tecnologia KERS poderá fazê-lo por até 6,6 segundos, o que proporciona um impulso a mais de 60 kw (ou 80HP), otimização do motor de combustão, maior potência e economia do combustível. Alguns pilotos relataram problemas na tecnologia, que ainda está no seu primeiro ano de testes na Fórmula 1.

Via: New Scientist

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • LEONARDO NEVES
    2011-08-11T17:38:00

    Não teria graça, pois a potência e o ronco dos motores é o que de melhor tem na F1.