08/07/2011 08h36 - Atualizado em 18/04/2012 14h23

Como funciona o Wi-Fi

Humberto Oliveira
por
Da Contém Conteúdo

Você sabe como funciona uma conexão Wi-Fi? As redes Wi-Fi utilizam ondas de rádio comuns para transmitir as informações da sua conexão de Internet, da mesma forma como acontece nos telefones celulares, televisões e no rádio, por exemplo.

Aliás, a comunicação nesse tipo de rede se parece muito com as usadas nas transmissões de rádio: uma estação fica responsável por converter e transmitir o áudio (os dados) em sinal elétrico, e, posteriormente, uma estação receptora traduz essas informações. A única diferença é que, agora, ambos os equipamentos transmitem e recebem.

Propagação de sinal Wi-Fi lembra pedra jogada em lado (Foto: Reprodução)Propagação de sinal Wi-Fi lembra o efeito produzido
por uma pedra quando atirada em um lago (Foto:
Reprodução)

Como é feita a transmissão das informações?

Os roteadores são o principal elemento das redes Wi-Fi, uma vez que eles são os responsáveis pela conversão do sinal da sua Internet. Esta, por sua vez, pode chegar via cabo ou linha telefônica, ou em sinais de rádio (a famosa "internet 3G") que poderão ser captados pelos diversos dispositivos que suportam essa tecnologia.

A transmissão dessas informações pode acontecer em uma de duas frequências disponíveis pelos governos: a de 2.4 GHz ou a de 5GHz.

Essas faixas foram escolhidas por estarem bem acima daquelas utilizadas pelos telefones sem fio, rádios comunicadores e televisões, evitando qualquer tipo de interferência. 

Quanto mais alta é a frequência, além disso, maior será a capacidade do sinal carregar uma grande quantidade de informações, um atributo muito importante para permitir a troca de arquivos entre os computadores que fazem parte da rede.

Mas como eles conseguem se comunicar entre si? Por que equipamentos com Bluetooth não 'conversam' no Wi-Fi?

A comunicação entre os diversos dispositivos conectados na sua rede Wi-Fi é feita através de um protocolo, ou seja, uma lingua, que permite a eles reconhecerem as informações uns dos outros (e eliminarem a de outros equipamentos). O padrão utilizado atualmente é o 802.11, que se apresenta em diferentes variações.

É o roteador que transforma o sinal de internet em sinal de rádio a ser captado por aparelhos em sua casa (Foto: Divulgação)É o roteador que transforma o sinal de Internet em sinal de rádio a ser captado por aparelhos em sua casa (Foto: Divulgação)

O 802.11a transmite as informações na faixa de 5GHz, e é capaz de transmitir até 54 megabits de dados por segundo. Por esse motivo, ele é considerado mais eficiente que o 802.11b, que usa um sistema no qual o sinal de rádio é dividido em diferentes sinais menores para reduzir as chances de interferência.

O padrão 802.11b utiliza a frequência de 2.4 GHz, e foi por muito tempo foi o mais usado devido ao seu baixo custo, mas logo ele caiu em desuso por conta de sua baixa capacidade de transmissão, conseguindo enviar no máximo 11 megabits de dados por segundo (quase 5x menos que o 802.11a).

Já o padrão 802.11g consegue ser bem mais rápido, usando a mesma frequência de 2.4GHz. A diferença entre ele e o 802.11a é que ele usa a mesma técnica de divisão do sinal para evitar as interferências, podendo alcançar o mesmo limite teórico de 54 megabits por segundo do padrão 802.11a. Este é o mais comum de encontrarmos no mercado.

Mas padrão mais novo no mercado é o 802.11n. Ele foi criado - e já está em uso - com o objetivo de aumentar tanto o alcance do sinal como a velocidade de transmissão, que possui um limite teórico de 140 megabits por segundo.

Vantagens

As redes Wi-Fi possuem inúmeras vantagens, como por exemplo o fato de permitirem que diversos computadores e dispositivos móveis possam transmitir arquivos e informações entre si sem a necessidade de fios e cabos especiais.

Isso, aliado ao fato de serem completamente invisíveis e confiáveis, tornam a ideia de ter uma rede sem fio em casa um item de primeira necessidade nos dias de hoje.

Gostou? Ainda com dúvidas? Deixe seu comentário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Robson Pereira
    2013-01-04T14:00:04

    É possível descobrir a localização de um computadt que utiliza wifi ?

  • Nicolly Vimercate
    2012-03-06T15:20:17

    Manoel, levante essa dúvida no Fórum. O pessoal tá respondendo rapidinho por lá: http://forum.techtudo.com.br/

  • Manoel Silva
    2012-03-06T11:47:20

    Meu PC é antigo. Como faço para colocar Wi-fi nele?

  • Cauan Calile
    2011-07-09T02:03:31

    Aqui em casa meu ip é fixo, e quando fui usar a internet através de um notebook no Wi-Fi daqui, me parece que foi o meu anti-vírus que para a internet neste computador. Por ser ip fixo eu tenho mesmo algum problema? Posso conectar mais de uma máquina por vez usando um só número de ip?

  • Márcio Tav
    2011-07-08T20:58:10

    Pra quem não conhece, existe um aparelho chamado Access Point, ou AP. Este aparelho tem uma função chamada repetidor, ou seja, ele capta o sinal do roteador e repete este sinal para os locais em que o sinal é fraco. Tenho um em minha casa. O sinal no meu quarto era fraco ou zero. Já no corredor tinha um sinal bom. Instalei esse AP no corredor e ele repete o sinal para o quarto com qualidade ótima ou excelente. Mas lembrem-se, há alguns APs que não repetem o sinal que tenha a segurança WPA e WPA2. Atentem para adquirir um que tenha esta função para este tipo de segurança.

  • Carlos Oliveira
    2011-07-08T19:36:40

    Pra aumentar o ganho, pode ser feito de varias formas, trocando a antena é uma delas, pois a que vem com eles normalmente é de 2db, dependendo da area a ser coberta existem antenas de até 21 db (indicado mais pra projetos corporativos) outra forma e adquirir roteadores com 3 antenas. No caso do Julio Guedes, verifica se do roteador até este lugar existem paredes ou laje, isso costuma fazer com que o sinal fique mais fraco, tenta centralizar o aparelho em sua casa, caso já tenha feito, ou não tem como, vc pode colocar outro aparelho pra repetir o sinal isso pode ser feito sem cabo se preferir.

  • Global Editora
    2011-07-08T18:42:54

    minha duvida é a mesma do Julio Guedes, para melhorar o alcance

  • Osvaldo Filho
    2011-07-08T18:36:10

    Realmenta a matéria é muito boa, mas faltou esclarecer qual a distancia de alcance dessas ondas de rádio, talves esse fato justifique a pergunta do Juilio Guedes. Outro ponto interessante seria dizer a média de custo da instalação desse equipamento.

  • ANGELINO DUARTE
    2011-07-08T14:42:52

    Parabéns, ótimo trabalho. Vocês devem continuar publicado artigos sobre esses assuntos curiosos. Garanto que grande parte da população que tem uma roteador Wi-fi não sabe como ele funciona. Muita legal. Mias uma vez, parabéns.

  • Julio Guedes
    2011-07-08T18:32:46

    Ótima e oportuna publicação. Tenho um roteador idêntico ao mostrado na matéria e tenho uma perguntar a fazer: Em um ponto de minha casa o sinal fica baixo e não consigo acessar a internet neste ponto. Como posso aumentar o sinal neste ponto? Existe um buster? Como faço? Parabéns pela matéria e aguardo esclarecimento quanto as minhas dúvidas. Desde já agradeço a atenção Julio Cesar

  • MARCOS FALCIN
    2011-07-08T15:06:01

    Ótima matéria. Como disse o Angelino... tem muita gente que não faz a mínima ideia de como isso funciona.