Fabricantes

21/07/2011 16h33 - Atualizado em 21/07/2011 16h46

Gravação em discos holográficos atinge mesma velocidade de Blu-ray

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog
Discos holográficos (Foto: Divulgação)Discos holográficos (Foto: Divulgação)

Em meados de 2009 o braço de pesquisas da General Electric anunciou um avanço numa tecnologia que já estava sendo conceituada e prototipada desde 2007, os discos holográficos. Eles guardam dados em formato de holografia graças ao material de que são feitos e o método usado para gravá-los. Na ocasião a GE disse que conseguiu criar discos com capacidade para até 500 GB, mas ele ainda pecava na velocidade de gravação.

Essa semana a empresa anunciou um novo desenvolvimento da tecnologia que acerta na mosca justamente esse problema da gravação de dados. A empresa disse que conseguiu gravar discos de 500 GB de micro holografia na mesma velocidade que levaria para gravar um disco de Blu-ray. Eles fizeram isso ao estudar e aperfeiçoar a sensibilidade do material dos discos holográficos, que é o que estabelece a velocidade da gravação.

Além desse importante avanço, a GE também disse que o segundo item de performance que já está sendo melhorado é a reflectividade do holograma, que determina qual a quantidade de dados que poderá ser gravada em cada disco.

Depois de cumprido esses dois requisitos, a empresa deve criar protótipos de discos e gravadores para demonstrar a empresas interessadas em adotar a tecnologia e trazê-la para o mercado. Mas a estimativa da empresa é que essa demonstração só acontecerá em meados de 2012.

Via: GE Global Research

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares