Celular

26/07/2011 12h48 - Atualizado em 26/07/2011 12h48

Operadora japonesa KDDI testa um aplicativo para celular que mede ondas cerebrais

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo
Medição da atividade cerebral através de aplicativo. (Foto: Divulgação)Medição da atividade cerebral através de aplicativo. (Foto: Divulgação)

A operadora japonesa de telefonia móvel KDDI apresentou uma demonstração de um aplicativo em desenvolvimento nos seus laboratórios que conta com a peculiaridade de combinar jogos e neurologia. O aplicativo é capaz de medir a quantidade de ondas cerebrais do usuário durante o uso do celular.

O aplicativo da KDDI exibe gráficos com ondas cerebrais. (Foto: Divulgação)O aplicativo da KDDI exibe gráficos com ondas cerebrais. (Foto: Divulgação)

O aplicativo faz o monitoramento das ondas cerebrais, analisando sua quantidade e intensidade enquanto o usuário manipula um smartphone executando tarefas simples, como jogar, rodar um vídeo, navegar na internet e acessar redes sociais. O objetivo do aplicativo é quantificar a concentração do usuário para descobrir o quanto a atenção do usuário está voltada para uma atividade (ou várias atividades).

Para que o aplicativo funcione, o participante precisa usar uma espécie de headset, com sensores com microchips integrados, que detectará a atividade neural no cérebro. Um dispositivo parecido com um clips de papel é anexado ao ouvido. Esse dispositivo funciona como detector e estabilizador de pulsos. Os dois recursos combinados fazem a análise das atividades cerebrais e os resultados são exibidos na tela do smartphone.

Um smartphone com sistema operacional Android foi utilizado para os testes, que aconteceram durante a International Modern Hospital Show, um evento voltado para a tecnologia hospitalar que acontece nessa semana no Japão. O recurso pode ser usado também para analisar a atividade cerebral do usuário quando ele se concentra em uma emoção em particular. Por exemplo, se você pensar durante 30 segundos na pessoa amada, o aplicativo exibe um gráfico da atividade cerebral do usuário relacionado à quantidade de atenção que o mesmo deu ao sentimento analisado.


Via: New Launches

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares