Internet

21/07/2011 13h21 - Atualizado em 19/08/2013 13h31

Orkut vs. Facebook

Raphael Crespo
por
Da Contém Conteúdo
Quem vai vencer a guerra das redes sociais? (Foto: Reprodução)Redes lutando por espaço (Foto: Reprodução)

Orkut ou Facebook: qual sua rede social favorita? Com qual delas você interage mais com os seu amigos? Por se tratarem de redes, as pessoas com as quais você interage vão exercer uma grande influência na hora da sua escolha entre Facebook e Orkut.

Cada vez mais, o Facebook vem ganhando mais adeptos no Brasil e a migração de muitos que estão no Orkut para a maior rede social do mundo tem se demonstrado uma tendência.
 

Será esse o vencedor da grande batalha? (Foto: Reprodução)O vencedor da batalha? (Foto: Reprodução)

Ou seja, se a maioria dos seus amigos forem para lá, de nada adianta você achar o Orkut lindo e maravilhoso. Mas, por outro lado, não adianta muito você se apaixonar pelo Facebook se a maioria da sua galera segue interagindo lá no rival.

E é fato: as duas redes sociais travam uma guerra relativamente silenciosa, porém muito franca, pela audiência dos usuários de internet no país. Especialmente desde agosto de 2009, quando o criador e diretor do Facebook, Mark Zuckerberg, esteve no Brasil pessoalmente e afirmou que o país é essencial em seu objetivo de “conectar o mundo inteiro”.

Números

Na época, o Facebook já era a maior do planeta, com 250 milhões de usuários, mas tinha apenas 1,3 milhão no Brasil. Atualmente, já são mais de 750 milhões no total e mais de 21 milhões de brasileiros (Fonte: SocialBakers.com).

O Brasil entrou no mapa e se tornou um fenômeno das redes sociais em 2004, ao adotar o Orkut como nenhum outro país. E apesar de todo o crescimento do Facebook por aqui, a rede social do Google continua comandando. Para se ter uma ideia, os brasileiros representam nada menos que 50,6% (Fonte: Orkut) dos cerca de 60 milhões de usuários no mundo e é o único país no qual a maior rede social do planeta ainda não é líder.

Confira mais alguns números:

- O Brasil é apenas o nono país no ranking de usuários do Facebook, atrás de lugares com populações bem menores, como Reino Unido (4º), Turquia (5º) e França (8º);

- Já no Orkut, os brasileiros lideram com quase o dobro de usuários da Índia
 

- Uma em cada 9 pessoas no mundo está no Facebook. A relação do Orkut é de uma para cada 116 pessoas;

- Na proporção feita no Brasil, a coisa muda de figura. Um em cada 6 brasileiros está no Orkut. No caso do Facebook, a média é a mesma mundial: uma para cada 9 pessoas;

- No caso de brasileiros conectados à internet (cerca de 73,9 milhões, de acordo com pesquisa recente do Ibope/Nielsen), 40,5% estão no Orkut, enquanto o Facebook está representado com 28,9%;

- Usuários do Facebook compartilham 30 bilhões de posts com conteúdo (links, notas, fotos ou mesmo posts normais, no qual o usuário responde à pergunta “no que você está pensando agora?”);

- Mas a atividade de brasileiros no Orkut está longe de fazer feio. Por exemplo, na véspera de Natal do ano passado, 93 milhões de scraps foram escritos. Já no dia 1º de janeiro de 2011, mais de 63 milhões de fotos foram postadas. Tudo isso em 24 horas!;

- A comunidade “Eu odeio acordar cedo”, uma das maiores do Orkut, tem algo em torno de 6,5 milhões de membros. Pouco mais de 5 milhões a mais que as páginas oficiais de Corinthians e Flamengo, as duas mais populares do Brasil no Facebook, somadas.

Perfil dos usuários

Por se tratar da rede social dos mais jovens e das classes C, D e E, justamente o público que começa a entrar na internet, o Orkut acaba mantendo uma boa vantagem na liderança, mesmo com todo o crescimento e com a migração natural para o Facebook.

Os brasileiros que se iniciam na internet, muitos deles em lan houses, já começam por uma trinca consagrada nos últimos anos: uma conta de e-mail, um perfil no MSN e outro no Orkut. Com isso, por mais que o Facebook cresça, o Orkut acaba se mantendo como o mais popular. Na rede de Mark Zuckerberg, o perfil dos usuários é de pessoas de maior poder aquisitivo, mais idade e, consequentemente, de maior escolaridade.

Divisão por faixa etária no Brasil:

Orkut (Fonte: Orkut)

Idade Porcentagem
Até 25 anos 53,48%
26-30 anos 14,99%
31-35 anos 6,68%
36-40 anos 4,15%
41-50 anos 4,14%
Mais de 50 anos 3,47%

Facebook (Fonte: SocialBakers.com)

Idade Porcentagem
Até 24 anos 42%
25-34 anos 30%
35-44 anos 14%
45-54 anos 8%
Mais de 55 anos 4%

Funcionalidades

O Facebook apresenta um visual extremamente mais limpo. Livre, por exemplo, daqueles incômodos spams que aparecem nos scraps, com gifs animadas piscantes, orações e propagandas indesejadas. No líder mundial das redes sociais, a grande atração está na timeline das pessoas ou das páginas que nós curtimos. É onde a interação acontece, com posts e verdadeiros debates dentro deles, justamente pela apresentação com opções bem mais amigáveis e de fácil visualização do que o Orkut.

Fakes no Orkut (Foto: Reprodução)O rei das comunidades (Foto: Reprodução)

Já o líder das redes sociais no Brasil tem seu grande trunfo nas comunidades, algo que o Facebook e seus usuários ainda não aproveitaram satisfatoriamente. Apesar de uma parte significativa das comunidades ser um grande repositório de bobagens, outra parte tão importante quanto guarda preciosos tópicos com trocas de informações entre usuários e podem ser considerados, sim, excelentes locais de informação.

Não que não seja possível fazer, no Facebook, algo como as comunidades do Orkut. Na verdade, a função de grupos pode servir de uma forma parecida. Mas a consagrada organização das comunidades do Orkut, curiosamente bem mais limpas do que todo o resto do site, ainda atrai muitos dos milhões de usuários que a rede ainda tem no país.

A sua rede social

As estratégias e artimanhas de ambos para atrair mais usuários vão continuar e a sede de Mark Zuckerberg por dominar o mundo, eventualmente, devem fazer o Facebook ultrapassar o Orkut no Brasil, como aconteceu em todos os últimos redutos “orkutianos”. Mas, como já foi dito lá no início, a sua rede social favorita sempre tende a ser aquela na qual estão os seus amigos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adelia Cassol
    2012-02-01T10:50:41

    Fernando santos,eu acho que você se inquívocou-se quando disse que somente pobre usa ORKUT,pois temos gente do grande escalão que usa ORKUT ao invés de dizer asneiras temos que pensar ou melhor temos que observar oque iremos dizer para não sair pura i dizendo coisas sem sentido ou que ao menos não temos cultura para pesquisar ou lermos

  • Renan Lopes
    2011-07-26T22:15:31

    O orkut é tão fraco que nem o google quer mais, uma prova é o google+, parecidíssimo com o facebook na minha opinião, mudando besteira para chamar o publico com os "circulos", coisa que ja tinha no facebook a muito tempo, mais não é usado por falta de interesse.Os grupos. não sabe usar, procura na área do facebook no techtudo.Abraço.

  • Crison
    2011-07-22T16:54:59

    P/ TIAGO SILVA destes 1500 contatos, quantos você conhece pessoalmente??? Não compreendo essa corrida por popularidade!? Sinceramente redes sociais são quase 99% inutilidades e modinhas!

  • TIAGO SILVA
    2011-07-22T12:02:03

    ei prefiro o facebook pois o orkut limita seus usiários.... ou seja, cada conta tem um limite de contatos que sempre varia em torno dos 990 contatos passou disso vc tem que criar outra conta e fica uma bagunça ja no facebook o limite de contatos é extremamente grande ouvi rumores que chega a 100.000 contatos por lista de amigos vc pode por 1.000 contatos sendo que vocÊ pode criar até 100 listas de contato resultando a 100.000 contatos mas eu nunca vi alguem com ese tanto de contatos... no orkut eu tinha uma conta com 943 pessoas e tava lotado nao dava pra add no facebook tenho 1500 contatos+/-

  • Fernando Santos
    2011-07-22T11:07:23

    Ou, seja, só Pobre usa Orkut. Eu já sabia. Que continue assim por um bom tempo.

  • Alan Loyola
    2011-07-22T10:52:04

    É só usar os dois.

  • Laura Cristina
    2011-07-22T10:35:57

    ""Crison"" >>> exatamente, é isso!! Penso a mesma coisa!

  • Crison
    2011-07-22T10:26:33

    Quando comentam: -No Orkut tem muitas bobagens! -No Orkut isso... -No Orkut aquilo... Ninguém para pra pensar e verificar que o problema não á a rede social e sim as pessoas! As redes sociais são um espelho da sociedade real, e se esta sociedade está doente, naturalmente as redes sociais vão retratar isto! E para os "elitistas" bestas que ficam dizendo: -No Facebook não tem isso... -No Facebook aquilo... Se o Facebook continur neste rítmo, já já vocês vão ter que procurar outra rede social! E o ciclo se repete, no Facebook isso, no Facebook aquilo, blá blá blá...

  • Cassandra Levi
    2011-07-22T10:18:20

    Para mim , nenhum dos dois me agrada, Facebook parece que cada um está no seu quadrado, onde para ter amigos tem que bater no porta do outro, se abrirem bom, senão fica sozinho hehe. Orkut será coisa pra museu com o novo Google +, que todos esperam! Agora estou indo de Twitter e twitando tudo que é interessante pra mim e para os seguidores...

  • Roberta Silva
    2011-07-22T10:16:19

    Prefiro o Orkut

  • Gisele Costa
    2011-07-22T09:48:00

    Adoro o Orkut por causa das comunidades! Qdo me casei, entrei numa comunidade de noivas e nos fóruns discutíamos várias ideias pra cerimônia e festa...depois qdo fui pra lua de mel entrei numa comunidade de pessoas q já tinham ido a Paris e vi detalhes/dicas de gente q tinha ido...e foi super útil...o mesmo pra qdo fui pra Disney...agora, qdo engravidei, entrei numa comunidade pra gestantes e foi ótimo pra conversar com outras grávidas sobre esse novo mundo! Gosto do Face e estou lá tb....mas o orkut é uma ferramenta tb de pesquisa e discussão!

  • Matheus Santos
    2011-07-22T08:30:01

    Então axo que o Orkut sempre foi e sempre vai ser o meu preferido sou um usuário fiel, essa coisa chamada Facebook pra mim é modinha sim... é quase a mesma coisa do Orkut só muda os names =LOL. entao na minha opiniao ter Facebook e Orkut eh a mesma merd... por isso prefiro o Orkut Vlw Galera... :P :))) Orkut FTW....

  • Anderson Francelino
    2011-07-22T07:48:25

    O Orkut foi bacana. Até virar uma favela... Face rules a lot!!!!!!

  • Eduardo Santos
    2011-07-22T06:12:52

    Concordo plenamente e tambem o orkut ele émuito facil para ser haqueado, seria muito simples se a GOOGLE fazesse um acordo com o facabook!!!!

  • Otavio Barros
    2011-07-22T01:47:49

    Desculpa dizer isso, mas muitos brasileiros estão começando a preferir o Facebook, no Orkut rola muita bobagem. Antigamente, há 6 anos atrás quando entrei no Orkut não via tanta bobagem, era mais divertido e a pessoa já entrava na internet pensando no Orkut, hoje como só tem besteira, eu já entro logo pensando no Facebook, principalmente pq o Facebook você encontra pessoas do mundo todo e no Orkut você fica limitado... Chamada de Chat agora o Facebook também tem, e com qualidade Skype. Modinha para mim é o Orkut, pois só se cria por causa dos amigos da escola, por que de resto, nada mais..

  • Gilberto Mello
    2011-07-21T23:19:15

    O Orkut perdeu espaço porque no Brasil, os brasileiros são sempre submissos aos seus "amigos gringos".. Todos que eu soube de mudança foi pelo seguinte motivo. "meus amigos do exterior tem Facebook e eu tenho Orkut. Convidei para virem para meu grupo de amigos do ORKUT mas eles não querem. Então eu fui para o FaceBook para ficar perto deles.".. Ou seja.. vc pode ser submisso ao desejo deles.. E criando ainda mais o poder dos gringos frente a qualquer nação latina.

  • Ananda Kimaya
    2011-07-21T23:15:18

    O Orkut é sem dúvida o predileto dos brasileiros, de todas as idades. Mas isso nao impede que possamos curtir tambem o Facebook, que tem os seus encantos e utilidades próprias, como demonstraram as manifestações populares em diversos paises árabes. Viva ambos, eu tenho os dois.

  • Paulo Rosa
    2011-07-21T18:25:02

    Acho que o google deveria respeitar mais seus usuários pois eles não estão nem ai com as pessoas que usam o orkut ,ja avisei eles varias vezes das dificuldades que encontro em acessar minha conta , meu perfil em varias oportunidades passo dias tentando sem conseguir acesso e ninguem me responde. Para mim o povo que esta no google tem que sair tudo e ir pro facebook que acho respeita mais seus usuarios. o google ja deu o que tinha que dar, se não valorizam seus usuarios no google não farão isso no google+ como falam.

  • ALEXANDRE BICUDO
    2011-07-21T17:52:09

    Nem a google aposta mais no ORKUT. Ela ja criou uma nova rede social que se chama "google+" que promete mais recursos que o FACEBOOK, incluindo um video chat com até 10 usuários simultaneos ! procure alguem já logado para le enviar um convite !

  • Marcos Oliveira
    2011-07-21T17:43:29

    O orkut pra mim, continua e continuará sendo muito melhor do q o Facebook. O Facebook é apenas modinha. O q acontece é q se pagou uma fortuna para se fazer propagandas e marketing do Facebook, algo q não aconteceu com o Orkut. O orkut é muito mais útil do q o Facebook. O orkut pra mim, tem sido como uma verdadeira ferramenta de informação, pois quando quero obter alguma grande informação a respeito de algo, é só eu entrar na comunidade referente aquele assunto, procurar o tópico especifico e encontrar minhas respostas e caso não encontre é só fazer uma pergunta q com certeza alguem responderá.

  • Mario Brito
    2011-07-21T15:33:42

    caro orkut , vai que vc consegue, mais tem que melhora muitas coisa .

  • Luis Moreno
    2011-07-21T15:18:20

    Meu amigo Orkut... Passamos muito tempo juntos. Vc registrou vários momentos felizes em minha vida. Inúmeras vezes participou de minha conversas mais empolgantes. Vc me viu amadurecer, amar, criar expectativas e até me consolou em momentos de tristeza. Resistir até onde pude, mas não da pra continuar só nos dois... “a grama do vizinho é mais verde...” rsrsrsr