Internet

15/07/2011 17h37 - Atualizado em 15/07/2011 17h37

Saiba como funcionam os serviços de vídeo sob demanda, como Netflix e Boxee

Humberto Oliveira
por
Para o TechTudo

A Netflix anunciou em seu blog que até o final do ano iniciará as operações em toda a América Latina e Caribe. Com isso, nós brasileiros finalmente entraremos no futuro e teremos acesso a um serviço de vídeo sob demanda com conteúdo de qualidade, com os principais filmes de Hollywood e as séries mais famosas da TV americana.

Netflix chegou ao Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)Consoles como o PlayStation, XBox e Nintendo
3DS são compatíveis com o serviço oferecido pelo
Netflix (Foto: Divulgação)

Se você nunca ouviu falar nos serviços de vídeo sob demanda, saiba que por eles é possível realizar um desejo antigo de muita gente: o de montar o seu próprio canal de televisão, somente com seus programas preferidos e sem comerciais para atrapalhar a experiência de assistir TV no horário mais apropriado para a sua rotina.

Para você entender, esse 'milagre' só é possível pois esses serviços utilizam o conceito de streaming de dados para enviar a programação para o usuário na medida em que eles desejam assisti-la. Em outras palavras, ele funciona de uma forma bastante similar ao YouTube, por exemplo, onde todo o conteúdo disponível fica armazenado em um servidor central, na forma de arquivos digitais, à espera de serem escolhidos.

A principal vantagem do streaming é o de não precisar esperar o download do conteúdo terminar para que ele comece a tocar. Normalmente apenas alguns segundos são necessários para o carregamento inicial de uma quantidade adequada a sua velocidade da internet. Depois desse ponto, o restante do conteúdo será carregado na medida em que ele vai sendo assistido por você.

Além disso, os serviços de vídeo sobre demanda não se restringem aos computadores. A própria Netflix suporta diferentes plataformas onde você poderá assistir ao seu conteúdo. Nessa lista estão inclusos os principais smartphones e tablets do mercado, algumas televisões de LCD com aplicativos instalados e também os consoles de videogames, como o PlayStation e o XBox. Com isso você terá total liberdade para assistir os seus programas preferidos no ambiente que desejar.

Boxee Box é um centro multimídia integrado com diversos serviços de streaming de vídeo, como o Globo Digital, Submarino, dentre outros (Foto: Divulgação)Boxee Box é um centro multimídia integrado com diversos serviços de streaming de vídeo, como o Globo Digital, Submarino, dentre outros (Foto: Divulgação)

Outra forma interessante de criar a sua própria programação de televisão é utilizando um programa para gerenciamento da sua coleção de filmes e séries, como o Boxee Box, por exemplo. A função dele é o de basicamente organizar todos os seus arquivos e permitir que você assista-os em um monitor ou televisão de LCD conectado ao seu computador.

Mas existe uma diferença fundamental entre o Boxee e um serviço de streaming de vídeos: nela você precisará se preocupar em baixar manualmente todos os programas que desejar assistir, o que pode não ser muito conveniente para acompanhar os novos lançamentos. Além disso, você não contará com o buffer no carregamento - ou seja: precisará esperar que todo o arquivo seja baixado antes de poder assisti-lo.

Esse tipo de ferramenta só se torna adequada para aqueles que possuem uma grande coleção de DVDs e que podem converte-los em arquivos. Do contrário, o streaming oferece uma lista muito maior de facilidades que tornam toda a experiência muito mais simples.

De uma forma ou de outra, uma coisa é certa: você nunca mais assistirá televisão como antigamente. Pode dar adeus ao hábito de se organizar para estar em frente à televisão em determinado horário e, com isso, passar a ter liberdade total para assistir aquilo que realmente te interessa na hora que você desejar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares