24/07/2011 14h43 - Atualizado em 24/07/2011 14h43

Universidade na Alemanha divulga raio-X que mostra como os cães se movimentam

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Martin Fischer e seus colegas na Universidade de Jena, Alemanha, desenvolveram uma técnica de análise de imagens de raio-X capturadas por câmeras em alta velocidade. Eles gravaram centenas de filmes de cães, registrando 32 raças diferentes. Depois, compararam as imagens com dados capturados em formato 3D para criar um perfil exato de como cada raça de cachorro se locomove, analisando caminhadas, trotes e corridas dos animais.

Raio-X de um cachorro. (Foto: Divulgação)Raio-X de um cachorro, tirado do vídeo. (Foto: Divulgação)

Após a análise, a equipe descobriu que durante a maioria dos movimentos, o ombro do cachorro fica praticamente parado. Seus membros dianteiros giram em torno do ombro, que é ligado ao restante do esqueleto por músculos. Graças à gravação por raio-X, eles também descobriram que a escápula do animal se move em sincronia com o antebraço, assim como a coxa e o pé.

O estudo visa auxiliar veterinários no processo de recuperação dos animais. Entendendo sua articulação, o seu processo de fisioterapia pode ser específico, diminuindo o tempo e dando maiores chances ao animal de voltar a caminhar de forma natural.

Abaixo, você pode conferir dois vídeos registrados pela equipe de Martin Fisher. O primeiro mostra como um cachorro caminha e o segundo mostra como o animal consome líquidos.

 

 

Via News Scientist

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Humberto Junior
    2011-07-24T19:34:28

    Muito legal, adorei!!