02/08/2011 18h57 - Atualizado em 02/08/2011 18h57

Novo scanner de aeroporto detecta até suor debaixo do braço

Rebecca Porphírio
por
Da redação
Novo scanner de aeroportos (Foto: Reprodução)Novo scanner de aeroportos (Foto: Reprodução)

Um novo sistema de escaneamento causou certo rebuliço no aeroporto de Sydney, na Austrália, ao soar o alarme para passageiros que estavam com manchas de suor na roupa.

A máquina, parte de um projeto de $6 milhões, soou o falso alarme três vezes. Os seguranças responsáveis explicaram que as manchas de suor nas roupas é que estavam ativando o sensor.

O detector utiliza um sistema de leitura de ondas de rádio de baixa frequência para rastrear itens escondidos debaixo de roupas. Anthony Albanese, Ministro de Infraestrutura e Transportes na Austrália, disse que os scanners são “a tecnologia mais avançada para triagem de pessoas disponível no mundo”.

Só que o dispositivo, que usa um software avançado de computador para detectar minúsculas nuances nas ondas de rádio refletidas pelo corpo, acabou sendo criticado na Europa por ser lento, impreciso e ineficaz.

A polícia alemã também recusou os scanners por serem muito sensíveis, dizendo que em mais de dois terços dos casos o alarme soou errado. A máquina se confundiu com muitas camadas de roupa, com zippers e até com posturas dos passageiros.

Via News.com.au

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Virgilio Junior
    2011-08-05T14:19:32

    Tem que ser hipersensivel mesmo.Assim nao passa nada e nem bombas!