De acordo com uma pesquisa feita pela ClickFox, uma empresa de análise de experiência do cliente, os telefones Android e Blackberry exigem muito mais investimentos das operadoras de telefonia móvel do que os iPhones. Os dados foram divulgados pela CenturyLink, que emitiu um relatório com dados para gerenciamento empresarial.

O objetivo dessa medida é mostrar para as empresas como elas podem utilizar o poder que o usuário tem na utilização dos sistemas e dos dados dessas operadoras. Com base em uma análise de mais de 250 milhões de usuários de internet móvel nos Estados Unidos, os custos são cerca de US$ 4 anuais a mais por assinante de dispositivos Android e Blackberry.
Apesar do valor parecer insignificante se visto individualmente (é o preço de um café em Nova York), em uma segunda olhada, com uma perspectiva global, você verá que é um valor considerável. A pesquisa estima que os custos de suporte adicional para os dois sistemas operacionais móveis resultam em uma conta adicional de aproximadamente US$ 149 milhões ao ano. Isso ainda é pouco para as grandes operadoras de telefonia, mas é um dinheiro que nem eles querem perder.
A maior fonte de perda das operadoras deve-se a troca que o usuário pode fazer de uma operadora para outra, pelo simples fato dos aparelhos Android e Blackberry não estarem do jeito que o usuário deseja (ou espera) ao sair da loja. Já o iPhone, por ter um menor poder de personalização, e por ser uma interface popularmente conhecida, já sai da loja “pronto para usar”.
A ClickFox recomenda aos fornecedores a disponibilizarem tutoriais práticos dos aparelhos nas lojas, e que os dispositivos devem estar configurados e personalizados ao máximo antes de serem entregues aos usuários.
E para você? Qual dos sistemas é mais fácil de ser usado: Android, iOS ou Blackberry?
Via ReadWriteWeb