Sistemas Operacionais

26/08/2011 18h39 - Atualizado em 26/08/2011 18h39

Pesquisa diz que Android e RIM dão mais prejuízos às operadoras

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

De acordo com uma pesquisa feita pela ClickFox, uma empresa de análise de experiência do cliente, os telefones Android e Blackberry exigem muito mais investimentos das operadoras de telefonia móvel do que os iPhones. Os dados foram divulgados pela CenturyLink, que emitiu um relatório com dados para gerenciamento empresarial.

Android e Blackberry são as que representam maior custo de transferência para as operadoras (Foto: Reprodução)Android e Blackberry são as que representam maior custo de transferência para as operadoras (Foto: Reprodução)

O objetivo dessa medida é mostrar para as empresas como elas podem utilizar o poder que o usuário tem na utilização dos sistemas e dos dados dessas operadoras. Com base em uma análise de mais de 250 milhões de usuários de internet móvel nos Estados Unidos, os custos são cerca de US$ 4 anuais a mais por assinante de dispositivos Android e Blackberry.

Apesar do valor parecer insignificante se visto individualmente (é o preço de um café em Nova York), em uma segunda olhada, com uma perspectiva global, você verá que é um valor considerável. A pesquisa estima que os custos de suporte adicional para os dois sistemas operacionais móveis resultam em uma conta adicional de aproximadamente US$ 149 milhões ao ano. Isso ainda é pouco para as grandes operadoras de telefonia, mas é um dinheiro que nem eles querem perder.

A maior fonte de perda das operadoras deve-se a troca que o usuário pode fazer de uma operadora para outra, pelo simples fato dos aparelhos Android e Blackberry não estarem do jeito que o usuário deseja (ou espera) ao sair da loja. Já o iPhone, por ter um menor poder de personalização, e por ser uma interface popularmente conhecida, já sai da loja “pronto para usar”.

A ClickFox recomenda aos fornecedores a disponibilizarem tutoriais práticos dos aparelhos nas lojas, e que os dispositivos devem estar configurados e personalizados ao máximo antes de serem entregues aos usuários.

E para você? Qual dos sistemas é mais fácil de ser usado: Android, iOS ou Blackberry?

Via ReadWriteWeb

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Denilson Carvalho
    2011-08-30T13:19:11

    Quanto mais burro melhor. Como os aplicativos Android requerem investimentos das operadoras por parte de treinamemtos, não vale a pena para elas (operadoras) terem uma plataforma Android que não tem uma configuração basica. É a velha máxima "Só quero lucro não prejuizo".

  • Estevam Alves
    2011-10-25T16:54:19

    Iphone pronto pra usar? Não conheço UM único usuário q elogia o bluetooh da apple! Pesquisa extremamente tendenciosa... Quer um telefone simples? Compra um nokia de lanterninha!