21/09/2011 18h56 - Atualizado em 21/09/2011 18h56

Conheça exemplos de sites em HTML5

Claudia Bozza
por
Da redação

O HTML5, abreviação para Hypertext Markup Language versão 5, é um novo padrão de sites que entrou no mercado em 2010 e chegou fazendo frente ao Flash da Adobe. Com o padrão HTML5 não haverá necessidade do uso de plug-ins para a execução de muitos recursos, como reprodução de áudio e vídeo, por exemplo.

Para o novo Windows 8, a Microsoft anunciou que pretende focar no padrão HTML5. Twitter, Facebook e Dropbox são outros exemplos de sites possuem projetos visando o uso do padrão HTML5 (Leia mais nas notícias relacionadas).

O que o padrão HTML5 traz de novo? O HTML5 chegou com a proposta de facilitar o trabalho de desenvolvedores. A linguagem do HTML5 possui tags objetivas, de utilidade para os usuários. Neste artigo, veja alguns resultados interessantes alcançados por sites que estão experimentando o uso do padrão HTML5.

Thewildernessdowntown: Filme interativo de Chris Milk feito em HTML5. Digite o nome de uma cidade (o site sugere a do seu nascimento) e veja um vídeo, que se divide em abas e é personalizado com imagens do local escolhido por você. Ainda é possível interagir com as aves, em alguns abas que mostram trechos do vídeo. Entenda mais vendo uma foto do site. O local escolhido foi o Maracanã.

Site Thewildernessdowntown: um filme interativo (Foto: Reprodução)Site Thewildernessdowntown: um filme interativo (Foto: Reprodução)

CanvasPaint:: Ferramenta semelhate ao Paint da Microsoft, o Canvas foi desenvolvido por Christopher Clay, a partir da tag <canvas>, do HTML5.  Veja a aplicação.

CanvasPaint (Foto: Reprodução)CanvasPaint (Foto: Reprodução)

Aviary: Com ele é possível editar imagens e gerar músicas on-line. Como? Utilizando o HTML5. Veja uma imagem.

Aviary: editor de áudio, imagem, fotos, música (Foto: Reprodução)Aviary: editor de áudio, imagem, fotos e músicas, entre outros (Foto: Reprodução)

Efeitos especiais em imagens e interação com o site também são alguns recursos do site Mr.Doob, criado pelo designer e desenvolvedor Ricardo Cabello. O designer consegue dar um diferencial às imagens e obtém resultados interessantes. Veja alguns exemplos:

Multiuser Sketchpad: Aqui, os usuários desenham juntos, complementando desenhos de outras pessoas, tudo instantaneamente. Legal? Veja um exemplo...

Site MrDoob: imagem Multiuser Sketchpad (Foto: Reprodução)Site MrDoob: imagem Multiuser Sketchpad (Foto: Reprodução)

Voxels: É possível inserir cubos em um um dos cenários. Basta posicionar o cubo em um local com o mouse e clicar. Quase um jogo de Lego. Confira o resultado:

Site MrDoob: imagem Voxels (Foto: Reprodução)Site MrDoob: imagem Voxels (Foto: Reprodução)

Google Sphere: Faça uma busca no Google e obtenha o resultado de uma forma incomum. Um exemplo para você...

Site MrDoob: imagem Google Sphere (Foto: Reprodução)Site MrDoob: imagem Google Sphere (Foto: Reprodução)

O que achou dos recursos gerados pelo HTML5? Comente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares