Internet

12/09/2011 19h23 - Atualizado em 19/08/2013 13h40

Ibope divulga que Facebook ultrapassou Orkut no Brasil

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Não restam dúvidas. Em agosto, o Facebook se tornou a rede social mais utilizada no Brasil. Desta vez, os dados são do Ibope Nielsen.

Logo do Orkut versus logo do Facebook (Foto: Divulgação) Facebook ultrapassa Orkut no Brasil. (Foto: Divulgação)

Em agosto, nada menos que 30,9 milhões de usuários únicos acessaram o Facebook para publicar atualizações, postar fotos e saber basicamente tudo o que os amigos atualizam na rede social. Pela primeira vez, o Facebook foi o site de relacionamento mais acessado em um mês.

Logo em seguida aparece o Orkut. A rede social do Google atraiu 29 milhões de usuários únicos no mês passado. Na média, o Orkut não perdeu usuários — por outro lado, deixou de ganhá-los por conta de seu principal concorrente. Cabe lembrar que o mesmo usuário pode ter acessado ambas as redes sociais concomitantemente.

Ao observar os números do Ibope, uma característica dos estudos realizados pelo instituto não pode ficar despercebida: os números dizem respeito somente aos acessos feitos de casa ou do trabalho. Isso significa que as lan-houses, um fenômeno de países emergentes como o Brasil, não são contabilizadas. O ranking poderia ser diferente se esse tipo de acesso fosse devidamente considerado.

Até o Twitter aparece no comunicado do Ibope. O microblog foi utilizado por 14,2 milhões de internautas no período.

Na semana passada, o Ibope Nielsen tinha sido alvo de uma polêmica após a revista ISTOÉ Dinheiro ter divulgado, sem confirmação oficial, números do órgão tidos como confidenciais.

Via Ibope

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares