16/09/2011 18h22 - Atualizado em 16/09/2011 20h58

Lançamentos da China na IFA 2011: Tablets, smartphones e acessórios

Allan Melo
por
Da IFA 2011

Vimos vários lançamentos de marcas famosas e consagradas do mercado de eletrônicos na IFA 2011, em Berlim. O evento rolou por lá no início do mês, e até hoje repercute por seus lançamentos. Entretanto, havia ao menos 5 pavilhões recheados de empresas chinesas e de Hong Kong com seus diversificados produtos, que em breve estarão nas 'barraquinhas' da rua 25 de março, Santa Efigênia, Uruguaiana e equivalentes Brasil à fora.

Pois bem. Como o TechTudo teve a oportunidade de visitar a feira, selecionamos alguns dos achados que mais nos chamaram atenção e trouxemos para vocês. Algumas marcas ainda dependem de conseguir fechar contratos com distribuidores aqui no Brasil, mas vários estarão em breve à venda. Você compraria algum deles? Compartilhe conosco nos comentários.

InTouch, da Ultmost Technology

Este tablet literalmente cala os críticos que acham o Galaxy Tab de 7 polegadas um "celular grandão". Sua tela capacitiva de 7 polegadas exibe em 16:9, sem muito brilho, um Android 2.2 Froyo suportado por um processador de 1Ghz, 512 Mb de memória RAM, e 4Gb de memória interna (expansível até 32Gb por cartões microSD). Câmera de 2 megapixel para fotos, Bluetooth e Wi-Fi b/g/n vem por padrão; GPS, 3G e câmera frontal são opcionais.

InTouch, da Ultmost Technology Group (Foto: Allan Melo/TechTudo)InTouch, da Ultmost Technology Group (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Segundo seu flyer de apresentação, o "esplendoroso media tablet" vem com o Google Chrome, o iRead, o Google Market e o Gtalk; e sua bateria de 3000mAh aguenta 14 horas contínuas de reprodução de áudio, ou 9 horas de vídeo. Segurem suas carteiras quando ele sair!

Media tablet, também da Ultmost Technology

Media tablet da Ultmost Technology (Foto: Allan Melo/TechTudo)Media tablet da Ultmost Technology (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Parece que eu já vi este tablet em algum lugar. Enfim,... essa versão aí é o Media Tablet TP-10D9, e tem as mesmas configurações do InTouch (logo acima). A única excessão é a sua tela resistiva de 10 polegadas, com 1024 x 768 pixels de resolução. Combinado a mesma bateria de 3000mAh, ele é capaz de rodar 11 horas de música ininterruptas, ou 5 horas de vídeo.

Touch Pointer

A HuinTech até que produziu um bom acessório (perdão pelo infame trocadilho). Este pequeno 'pointer' touchscreen funciona como mouse, como auxiliar para apresentações de PowerPoint, e também como controle multimídia.

TouchPointer, da HuinTech (Foto: Allan Melo/TechTudo)TouchPointer, da HuinTech (Foto: Allan Melo/TechTudo)

No geral, em todos os seus vários modos de operação o TouchPointer apresentou um bom desempenho, e ao habituado vendedor no estande sua apresentação era capaz de deixar qualquer mouse do mercado no chinelo, tamanha familiaridade com o produto. Há também um modo para habilitar o teclado virtual do Windows, tornando-o um ótimo produto para palestrantes e donos de media center improvisados com PC na sala de estar.

Sua conexão sem fio é feita por um pequeno dongle USB que fica acoplado à entrada na parte inferior do controle, quando fora de operação. Com alcance de 15 metros, ele é compatível com Windows e Mac.

M280 Pad, da Hisense (Foto: Allan Melo/TechTudo)M280 Pad, da Hisense (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Tablet M280 Pad, da Hisense

"Famosa" por seus televisores de baixo custo, a Hisense lançou este tablet com Android e display capacitivo de alta-resolução em 15:9 (1280x768). Não tive como descobrir exatamente suas configurações internas, mas ele possui uma saída HDMI para reprodução de vídeos em Full HD (1080p) e tem suporte a "Hisense App Store" e a "My TV Apps", seja lá o que for isso.

U2 Knight, da HiSense

Pelo preço que ele chegaria no Brasil, este modelo poderia se tornar um sucesso nos mercados populares; até porque sua configuração é bem interessante: um smartphone Quad-Band com tela de 4 polegadas WVGA capacitiva, Android 2.3 Gingerbread, processador Qualcomm de 800Mhz, câmera de 5 megapixels e 0.3M para videochamadas, além de 4Gb de memória interna. Destaque também para o giroscópio, GPS, compasso, Bluetooth, Wi-Fi e (rufando tambores) rádio FM. Com bateria de 1630mAh, o U2 Knight da HiSense é um modelo promissor.

U2-Knight, da HiSense (Foto: Allan Melo/TechTudo)U2-Knight, da HiSense (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Dock da HKF

Esses docks da HKF chamaram atenção por seu conceito de portabilidade, com essas pequenas caixas de som removíveis. Apesar de não conseguir testá-los com todos os seus 3W de potência, este curioso dock suporta cartões SD e MMC, tem rádio FM e até entrada USB. Longe da tomada, ele é alimentado por uma bateria de Nokia de 600mA. Com botões para as operações básicas multimidia e controle remoto (igual aos de som automotivo), o dock da HKF pesa apenas 240 gramas.

Dock portátil para iPhone (Foto: Allan Melo/TechTudo)Dock portátil para iPhone? Funciona com tudo! (Foto: Allan Melo/TechTudo)

i-Flash Drive

A proposta do PhotoFast i-FlashDrive é promissora: de um lado, a entrada padrão para dispositivos Apple; do outro, USB. Com 8Gb de memória interna, tudo o que você precisa fazer é espetar o gadget no seu computador, passar músicas, fotos e vídeos para dentro do pendrive e espetá-lo no iPhone. Assim, o aparelho é praticamente um extensor de memória do iPhone.

i-FlashDrive (Foto: Allan Melo/TechTudo)i-FlashDrive (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Obviamente os arquivos não são lidos de forma nativa, e é necessário baixar um app próprio na AppStore (não é necessário jailbreak!) para conseguir lê-los. A reprodução de áudio e vídeo é ótima, e funcionou surpreendentemente bem durante os testes. Mas surpresa mesmo foi descobrir 5 minutos depois do teste, já em outros estandes, que o meu iPhone estava desligado. Coisa boa não é...

Air Racer, da Cideko

Air Racer, da Cideko (Foto: Allan Melo/TechTudo)Air Racer, da Cideko (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O "Air Racer", este dock-volante da Cideko aí em cima, é compatível com todos os tablets de 7 a 10.1 polegadas do mercado. Ele possui dois modelos: um com speaker e entrada de áudio via plug P2; e outro melhor, com entrada HDMI para transmitir o vídeo do tablet em FullHD para uma TV via Wi-Fi (receptor proprietário). Achei curioso.

CAMPEÃO: Illuminus T9

Illuminus T9, da Ubivelox (Foto: Allan Melo/TechTudo)Illuminus T9, da Ubivelox (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Eis aí um tablet que levei à sério durante minhas andanças na feira. Seu design lembra um pouco o BlackBerry Playbook. Durante o teste, assumo fiquei impressionando com o seu desempenho (apesar de não ter testado nenhum jogo), e ouso dizer que à primeira vista gostei mais dele que do Samsung Galaxy Tab de 7 polegadas.

Sua tela de 8.9 polegadas capacitiva reconhece 10 pontos de toque e entrega uma boa interface, com boa visualização, em resolução de 1280x768. O Android 2.3 Gingerbread será, segundo eles, atualizado para o Ice Cream Sandwich (4.0) assim que a versão final do sistema da Google for lançada.

Internamente ele tem um processador Cortex A8 de 1Ghz, 512Mb de memória RAM, capacidade interna de 16Gb ou 32Gb e uma bateria de 7000mAh, que promete até 7 horas de reprodução de vídeo. Ainda vem também com GPS, Wi-Fi b/g/n, Bluetooth, HDMI, USB, acelerômetro, giroscópio, sensor de luminosidade, NFC, caixa de som estéreo de 1W, microfone com cancelamento de ruído e até uma câmera para videochamadas de 1.3 megapixels. Palmas para eles pelo trabalho.

Conversando com o diretor de vendas da Ubivelox, Kong Miae, ele declarou estar procurando parceiros para importar o seu tablet para outros países, incluindo o Brasil. Certamente é uma opção muito melhor que esses tablets com tela resistiva vendidos por aí.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares