Internet

05/09/2011 12h42 - Atualizado em 05/09/2011 17h11

Netflix chega ao Brasil; confira o review

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo
Netflix no Brasil (Foto: Reprodução)Netflix no Brasil (Foto: Reprodução)

Após muita expectativa, o serviço de vídeos por streaming na web Netflix finalmente estreou no Brasil. O CEO da empresa norte-americana, Reed Hastings, esteve no país para fazer o anúncio oficial, mas desde a manhã desta segunda-feira, 05, já é possível assistir a filmes e séries de TV pelo PlayStation 3 e pelo computador. O TechTudo já testou a novidade e conta como é a experiência que promete revolucionar o mercado.

Primeiro, é importante saber que é possível testar o Netflix de graça por um mês, mas a mensalidade é de R$ 15 e dá acesso a todo o conteúdo do portal. O cadastro, mesmo para o período de testes, necessita de um cartão de crédito internacional. Mas o formulário é simples e rápido de se preencher, então não deve demorar muito para ter acesso ao catálogo.

Por sinal, esse é um dos pontos no qual os early-adopters podem sofrer um pouco. Há uma variedade de filmes e séries de TV, mas ainda é muito pouco em relação ao oferecido pelo Netflix nos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, o filme De Volta Para O Futuro pode ser encontrado para assistir, mas as continuações sequer aparecem na busca.

Não há também lançamentos. Os títulos mais novos são de, no mínimo, um ano atrás. Segundo Hastings, a oferta vai melhorar com o tempo, incluindo filmes e, principalmente, novelas, uma preferência óbvia do consumidor brasileiro. De qualquer forma, há conteúdo dos estúdios Paramount Pictures, Sony Pictures Television, NBC Universal International Television, ABC Television, CBS Television, MGM, BBC Worlwide e Disney.

Experiência

Netflix no Brasil (Foto: Reprodução)Netflix no Brasil (Foto: Reprodução)

Ignorando ainda o catálogo limitado (afinal, ainda é apenas o primeiro dia do serviço), a utilização do Netflix é bastante satisfatória. Testamos a transmissão em uma conexão de 30 Mb por meio de Wi-Fi, e filmes rodaram bem no computador (pelo navegador, sem a necessidade de instalação de qualquer programa a não ser o plugin da Microsoft Silverlight) e no PlayStation 3, mas ainda não é possível exibi-los pelo iPad ou iPhone (embora o portal do Netflix seja mostrado, incluindo o histórico do usuário).

Houve certa inconstância na qualidade do streaming. Durante o filme Curtindo a Vida Adoidado, o vídeo esteve em HD o tempo todo, enquanto De Volta Para O Futuro primeiro se mostrou em definição baixa, para depois melhorar um pouco após mexer nas configurações pelo site. Para garantir a melhor opção possível (dependendo da conexão), entre na seção Your Account & Help, procure o box Manage Account e escolha a opção Manage Video Quality, na qual é possível escolher entre "Good quality", "Better quality" e "Best quality".

Em quase todos os vídeos testados, a opção de áudio em português do Brasil foi a padrão. Curtindo a Vida Adoidado, inclusive, mostra a clássica dublagem brasileira que marcou época na Sessão da Tarde dos anos 80. Em séries como a britânica Top Gear, no entanto, só havia áudio em espanhol, apesar de ter a opção de canal original em inglês. Já em De Volta Para O Futuro e no seriado The Office, a única opção foi o áudio em português.

Quando ofertado no idioma original ou em espanhol, há opções de legendas em português do Brasil. Os caracteres são de bom tamanho e exibem a cor amarela - por enquanto não há a opção de modificar o layout exibido. Testamos incluir as legendas depois que o filme O Exorcismo de Emily Rose havia começado, e funcionou, embora tenham entrado com algum atraso.

A busca por filmes funciona bem, apesar de os títulos serem sempre exibidos em inglês original. Mesmo se procurar o título em português, você vai conseguir encontrar o filme desejado. Talvez ainda haja um bom trabalho de localização a ser feito pela Netflix.

Posso cancelar minha TV por assinatura?

Melhor não, por enquanto. É um serviço ainda engatinhando no Brasil, embora já seja possível ter uma boa experiência, dependendo da sua conexão. Pelo preço de R$ 15 (ainda mais com a opção de teste gratuito por um mês), é uma ótima opção para quem possui vários gadgets em casa - há a promessa de estrear também no iOS e Android, além de aparelhos como Xbox 360 e TVs com conexão à web.

Provavelmente ainda não vai ameaçar as TVs por assinatura no País, mas há uma boa chance de começarmos a ver uma revolução no modelo de assistir conteúdos como filmes e séries. Por enquanto, o serviço vale para curiosos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Alfredis
    2011-10-22T23:57:19

    Achei quase uma piada quando vi o pequeno numero de filmes e séries, lançados no máximo em 2007, ainda tem que melhorar bastante...Para ser tão aclamado nos EUA eles devem ter muito, mas muito mais títulos por lá...Uma decepção completa!!! Eles precisam de disponibilizar muito mais filmes e séries para me fazer assinar novamente minha conta ( fiz uma e logo depois a apaguei de tao pouco que ela me cativou)

  • Anulador Tatico
    2011-09-08T15:56:41

    Fiz o teste e, em menos de 5min desisti. São poucos e ultrapassados tanto os filmes quanto as séries de TV. Exemplo: Californication já vai iniciar a 5ª temporada enquanto lá só permite ver as 2 primeiras. A qualidade não é muito boa, a não ser em HD que tem ainda menos opções de filmes e séries. As séries não têm legendas, ou você assiste com audio em português um inglês sem legendas. O conteúdo infantil parece ser o maior trunfo deles. Portanto, para quem tem filhos bem pequenos, talvez valha à pena, fora isso, nem perca seu tempo.

  • Paulo Junior
    2011-09-07T20:48:23

    Alguns filmes estão com a legenda muito mal sincronizadas.

  • Tatiana Fontes
    2011-09-07T09:26:01

    So uma correção: Não precisa de cartão de crédito internacional. Eu conseguir cadastrar um CC nacional na minha conta.

  • Fabiano Aguilera
    2011-09-06T08:59:05

    Muito bom! O serviço ainda carece de algumas melhorias mas, como sendo os primeiros dias ainda sim é uma grande novidade para o mercado brasileiro. É normal o filme começar com baixa qualidade e ir se adaptando conforme a banda melhora! Estou usando 10Mb/s e leva uns 10seg até a qualidade atingir HD. Fica muito bom!!!! Esperando liberar para o Apple TV!!!!