Internet

22/09/2011 20h40 - Atualizado em 19/08/2013 13h41

Orkut Desafios e atualizações do Facebook: a batalha continua

Patrícia Moura
por
Para o TechTudo

Na briga para ser a maior rede de relacionamentos do Brasil, Orkut e Facebook protagonizam uma emocionante disputa que se arrasta há alguns meses. Os fãs do Facebook quase hastearam a bandeira de vitória no início do mês de setembro, quando foi divulgada uma pesquisa do IBOPE que afirma que o Facebook ultrapassou o número de usuários do Orkut no Brasil. No entanto, o Instituto desmentiu a notícia logo depois, e os usuários seguem sem uma resposta definitiva sobre quem possui a maior base de usuários ativa em ambas as redes.

Orkut e Facebook (Foto: Arte/TechTudo)Orkut e Facebook (Foto: Arte/TechTudo)

O grande pulo do gato em pesquisas como essa está na amostragem. Dizem as más línguas que a pesquisa divulgada não mensurou acessos via lan house, e isso muda completamente a dinâmica das coisas. Não considerar o acesso via lan houses é deixar para traz mais de 40% dos usuários de internet brasileiros, segundo o Comitê Gestor de Internet no Brasil:

"Trinta e dois milhões de brasileiros acessam a internet em 107 mil lan houses espalhadas pelo Brasil, segundo o Comitê Gestor de Internet no Brasil. O que significa dizer que 45% dos acessos à rede no país são realizados por meio desses locais."

Enquanto os dados não se confirmam, a "torcida organizada" não está a ver navios na espera. O Facebook acaba de anunciar uma série de atualizações que incluem, além do botão curtir/like, botões de sinalização como Read, Listened, Watched (lido, ouvido, assistido). Há também a possibilidade de o botão "Want" ser implementado nesta mesma linha. Isso sem falar da possibilidade de assinar perfis como feed de notícias.

As mudanças anunciadas até o momento influenciarão diretamente nas métricas de engajamento entre marcas e clientes no Facebook. Até agora, a briga entre as marcas neste ambiente era apenas por número de acessos às páginas, curtir, interatividade e compartilhamento. Agora, os profissionais de mídias sociais vão precisar estar atentos a todos os inputs que os usuários derem em relação ao conteúdo de seus clientes. Nascerão novos especialistas em Facebook? Se as mudanças continuarem nesse ritmo, eu não duvido. Mas isso já é assunto para um outro post.

Correndo atrás de um "possível prejuízo" a passos um tanto quanto lentos, o Orkut divulgou nesta quinta-feira, 22, mais uma ação que parece ir no mesmo caminho do #Orkutaovivo: o Orkut Desafios. A comunidade patrocinada leva os principais personagens do programa Pânico na TV a convidar usuários a se cadastrarem como membros em busca de prêmios de diversão. Uma abordagem mais leve e descontraída direcionada não só para o target do programa, quanto para os novos entrantes da rede, que suponho ter entre 12 e 18 anos.

Aos que não se recordam, a comunidade #Orkutaovivo foi sucesso de público, de críticas e de venda de espaços publicitários. Atualmente, conta com mais de 7 milhões e 500 mil membros. Então, já sabemos o que podemos esperar, não é mesmo? Se você ficou curioso com mais essa novidade do Orkut, não deixe de assistir o vídeo teaser de divulgação do Orkut Desafios e os desafios do Gluglu:


Enquanto o Facebook se torna o celeiro dos early adopters, geeks e tribos afins, o Orkut fala o português de maneira clara, bem humorada e passa a oferecer benefícios reais (não só virtuais, como sementes da fazenda) almejando retenção. Alguns leitores devem se perguntar, "mas porque esse tema se tornou tão importante nos últimos meses? Só pela torcida?" . E eu vos respondo: a rede que se estabelecer como a maior rede de relacionamentos do Brasil também levará boa parte dos investimentos em internet, além de ser foco das ações de mídias sociais.

O maior nem sempre é o melhor, mas é o que atrai mais atenção. E atenção é moeda cara nos dias de hoje.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Margarete Machado
    2011-12-12T09:11:04

    Bom dia, eu estou tentando acessar o meu Orkut, e não estou conseguindo, será qua alguém ou o próprio Orkut deletou-me? Quero resposta, pois tenho fotos nele e vários amigos e familiares,e quero sabver como eu faço para ter o meu ORKUT?

  • Leandro Ramos
    2011-11-16T12:51:43

    concordo com o pierre, o orkut ta ultrapassado. nao se tem criatividade la. as pessoas soh sabem mandar recados coletivos e prontos, sem emoção.

  • Hector Lopez
    2011-09-24T20:49:14

    O Orkut está prometendo habilitar imagens e HTML na descrição de comunidades há uns 7 meses, e nada até agora... Eu, que era um fãzaço do Orkut, fiquei decepcionado ao ter minha conta deletada sem aviso nem explicação. Entrei em contato com eles, e não fui respondido. Resultado: tive que criar uma conta nova, sendo que a outra eu usava desde 2006, todos os meus amigos estavam nela, tinha vários depoimentos, comunidades que eu era proprietário, etc... FACEBOOK, AÍ VAMOS NÓS!

  • Suelen Domingos
    2011-09-24T16:27:18

    a hora que vier uma outra rede social que seja modinha, vc vai falar que o "facebook" ta ultrapassado tambem, mesmo sendo praticamente a mesma coisa.

  • Suelen Domingos
    2011-09-24T16:25:07

    orkut ultrapassado em que sentifo amigo? o que ocorre é que o facebook é "novidade" pra vc e pra maioria. pra ver comunidades e providenciar papos entre comunidades que vc tem pessoas que gostam de coisas parecidas o orkut é infinitamente melhor.

  • Pierre Fernandes
    2011-09-24T15:54:57

    Gosto dos dois, mais o orkut ja está ultrapassado...