Sistemas Operacionais

09/09/2011 14h26 - Atualizado em 09/09/2011 14h26

Veja este índice de satisfação do consumidor antes de comprar seu próximo smartphone

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Essa é uma dica que vale para usuários que estão entrando no mundo mobile, e também para os mais experientes, que pretendem trocar de smartphone em breve. De tempos em tempos a empresa de pesquisa e estatística JD Power and Associates mede o índice de satisfação do cliente em relação às marcas de smartphones e suas características.

Pontuação de satisfação dos consumidores (Foto: Divulgação)Pontuação de satisfação dos consumidores (Foto: Divulgação)

Na última pesquisa, a Apple liderou o ranking de satisfação do usuário com uma pontuação de 838 pontos. É a sexta vez consecutiva que a empresa de Cupertino lidera a pesquisa, sendo o melhor em todos os quesitos avaliados, principalmente naqueles que se referem à facilidade de uso dos seus dispositivos e às suas características físicas.

A HTC ficou em segundo lugar, seguida pela Samsung, Motorola e Research In Motion. Com apenas 721 pontos registrados, o desempenho da Nokia foi notadamente fraco, terminando atrás da até já extinta Palm, mostrando que a renovação da fabricante finlandesa precisa acontecer com urgência, para reconquistar a confiança do consumidor.

Gráfico comparativo entre as empresas (Foto: Divulgação)Gráfico comparativo entre as empresas (Foto: Divulgação)

O relatório também revela o que os clientes mais desejam em seus dispositivos móveis, e quais são as características consideradas ideias, nos quesitos peso, dimensões, tamanho de tela, velocidade de processamento e vida útil da bateria.

Alguns dados interessantes:

- para a maioria dos usuários, quanto mais fino, melhor. Os smartphones com menos de 0.45 centímetros de espessura tiveram pontuação maior que os dispositivos com 0.65 centímetros ou mais.
- as telas sensíveis ao toque são as favoritas. Smartphones com essa característica obtiveram uma pontuação consideravelmente maior do que telefones com teclado QWERTY físico e/ou aparelhos com QWERTY e touchscreen combinados.
- processadores mais rápidos e com telas Super AMOLED são fundamentais para os usuários atuais.
- um dado interessante: aparelhos com câmeras de 5 megapixels ou menos tiveram uma pontuação tão alta quanto smartphones com câmeras de 8 megapixels ou mais.

Para realizar o estudo, o instituto estabelece uma pontuação que vai até 1000 pontos, avaliando os principais fatores que determinam a satisfação do usuário com seus dispositivos móveis. Em ordem de importância, para os celulares, os critérios são: desempenho (31%), facilidade de uso (24%), projeto físico (24%) e recursos (20%). Para os smartphones, os principais fatores são: desempenho (35%), facilidade de uso (24%), recursos (21%) e projeto físico (20%).

Via Mashable.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Velozo
    2011-10-25T22:41:18

    Apple está no topo pelo simples reflexo de sua tecnologia, ela não é perfeita, mas é impecável em vários sentidos, "porque será que todos se baseiam nos seus produtos ?" os outros CONCORRENTES COPIAM DESCARADAMENTE ! :-) Blackberry sempre há problemas, um ótimo exemplo é o SERVIÇO BIS oferecido pelas operadoras, um absurdo !!! BIS vc conecta no seu e-mail porém NÃO SINCRONIZA CONTATOS, CALENDÁRIO, ANOTAÇÕES nem LEMBRETES, mesmo tendo o pacote de DADOS. Para poder usufruir disso é preciso assinar BES que custa R$ 229,00 ao mês.

  • Estevam Alves
    2011-10-25T16:44:03

    Nokia atrás da "extinta Palm" ??? kkkkkkkkkkkk Nokia tá indo pra concordata!!!

  • Kaiser Barreto
    2011-09-16T23:34:09

    nossa como a apple é perfeita, mas mesmo assim eu ainda compraria um htc ou samsung .