Internet

27/09/2011 18h35 - Atualizado em 27/09/2011 18h35

Você sabe por que o Nexus e o Nexus S demoram tanto para chegar ao Brasil?

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A razão é bastante curiosa e se explica pelo seguinte: há uma liminar em vigor que impede o uso do nome Nexus no Brasil. Esta marca pertence a uma empresa brasileira, a Nexus Telecomunicações, que garantiu via liminar judicial a exclusividade do nome "Nexus". A liminar prevê multa de mil reais por dia em caso de infração. Ao que tudo indica, é este o principal motivo pelo qual o celular Android do Google não chegou ao mercado brasileiro.

Até que o imbróglio judicial se resolva, a linha Nexus fica longe do Brasil (Foto: Divulgação)Até que o imbróglio judicial se resolva, a linha Nexus
fica longe do Brasil (Foto: Divulgação)

Google e Samsung trabalham para derrubar a liminar e, assim, terem livre acesso para o lançamento do aparelho com o nome original em solo brasileiro. Contudo, tentativas anteriores de derrubar a liminar falharam. A Nexus Telecomunicações, uma operadora de telefonia VoIP, alega que detém os direitos de exploração da marca Nexus no Brasil para serviços e produtos. Mas o Google contesta.

Em declaração via e-mail ao Link, a empresa afirma que embora não exista interesse de lançar o Nexus S no Brasil no momento, a contestação da liminar se explica pela estratégia da empresa:

“Entretanto, por Nexus ser uma marca que pertence ao Google globalmente, faz sentido dentro da sua estratégia preservá-la em todos os países”.

O impasse começou em maio. Em abril, o Nexus One chegou a ser homologado pela Anatel a pedido da Samsung. Em maio, a operadora divulgou informações que em virtude de não conseguir atender uma exigência da Anatel, não lançaria o aparelho no Brasil.

Enquanto isso, Nexus Prime vem aí

A próxima versão do Nexus, substituto do Nexus S (e antes conhecido como Nexus 4G) também será produzido pela Samsung. O Nexus Prime será o primeiro smartphone a rodar a versão 4.0 do sistema Android (conhecido pelo nome de “Ice Cream Sandwich”). E para cerrar ainda mais a competição com o iOS e o iPhone, o Google Nexus Prime deverá ser lançado em outubro, mesmo mês que se espera o iPhone 5.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Alves
    2011-09-27T20:51:34

    Logo logo o google ganha o direito de usar o nome Nexus