01/10/2011 08h02 - Atualizado em 01/10/2011 08h02

Cientistas criam tapete voador

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo
O pequeno e promissor tapete voador da equipe de Princeton. (Foto: Reprodução/TechTudo)Tapete voador da Princeton. (Foto: Reprodução)

Cientistas da Universidade de Princeton desenvolveram o que Alladin e histórias das 1001 Noites possuem há muito tempo: tapetes voadores. Os pesquisadores produziram um tapete com plástico que é capaz de voar.

O princípio do pequeno pedaço de tapete de  10 centímetros são correntes elétricas que conduzem pequenas massas de ar por baixo do tapete, da porção frontal do tapete para trás. Com isso, ele além de flutuar, se move, como se estivesse planando pelo ar. Nada de mágica, portanto.

Ele se move na velocidade de 1 centímetro por segundo e seu criador Noah Jafferis disse que se inspirou em um trabalho de matemática que leu logo no começo de seu curso de PhD. O simples processo de incorporar sensores a cada pedaço do material levou dois anos. Era necessário empregar essa sintonia toda para predizer o comportamento do material e evitar que, com altas frequências de energia, ele deformasse.

Depois disso, com a capacidade de predizer perfeitamente o comportamento do tapete, as coisas começaram a ficar mais fáceis. Apesar de toda a alegoria em torno da noção de tapete voador, Jafferis e seus colegas preferem categorizá-lo como um tipo de hovercraft.

“O tapete tem que ser mantido perto do chão”, lembra Jafferis. É o fluxo de ar que ele forma que garante o movimento e por isso ele se assemelha mais a um hovercraft do que a um aeroplano. Entre as limitações do protótipo, estão o fato de que ele precisa ser ligado a baterias e por conta disso, seu deslocamento fica limitado a até onde permitem os fios. Jafferis e seu time em Princeton já trabalham numa versão alimentada por energia solar, que poderia planar por distâncias bem maiores.

Via BBC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares