Internet

18/10/2011 18h09 - Atualizado em 19/10/2011 09h32

Google anuncia nova ferramenta para criar apresentações

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Novidades no Google Docs. A gigante da web apresentou nessa terça-feira (18) uma nova versão da ferramenta para criar apresentações no melhor estilo PowerPoint, sem ser necessário sair do navegador. Utilizando recursos do HTML5, finalmente os usuários têm uma maneira mais completa de criar slideshows sem recorrer ao concorrente da Microsoft ou ao Keynote da Apple.

Logo do Google Docs. (Foto: Divulgação)Nova ferramenta no Google Docs. (Foto: Divulgação)

Numa primeira olhada, o internauta percebe que o visual da ferramenta de apresentações do Docs segue o padrão estabelecido dos outros produtos do Google. No entanto, ficou mais limpo e agradável de usar. Fora o visual, o Google aposta principalmente na colaboração como recurso matador da ferramenta.

Assim como acontece na criação de textos e planilhas, os usuários podem trabalhar numa mesma apresentação simultaneamente, realizando alterações e adicionando novos itens. Cada internauta ganha um marcador individual baseado em cores para determinar que, naquele momento, ele está mexendo em certo trecho do documento.

Transições e animações compõem a ferramenta renovada. Dá para definir animações específicas para cada item adicionado ao slideshow, inclusive as formas criadas a partir do recurso de desenho livre. O mesmo vale para as transições entre slides, que seguem as diretrizes definidas pelo HTML5.

Justamente por depender do HTML5, a ferramenta de apresentações mostrada hoje só funciona em navegadores mais modernos. Se for o Chrome, criação do Google para concorrer com Firefox, Opera e outros browsers, - a compatibilidade é garantida.

Os usuários vão perceber um aviso informando sobre a nova versão da ferramenta na próxima vez que entrarem no Docs. Basta confirmar que querem ver as novidades para terem a ferramenta devidamente habilitada.

Via The Official Google Blog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares