Sistemas Operacionais

27/10/2011 17h44 - Atualizado em 27/10/2011 17h44

Nexus One (e outros) não receberão o Ice Cream Sandwich

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo

Toda grande atualização do Android é um processo agonizante para seus usuários, que tentam a todo custo descobrir se seu telefone realmente receberá o upgrade. Com o anúncio do Android Ice Cream Sandwich, obviamente, não foi diferente. Alguns fabricantes, como a Motorola, já deram respostas firmes sobre qual os aparelhos com Android receberão o Ice Cream Sandwich. No entanto, a própria Google, dona do sistema operacional Android, já afirmou que o Nexus One não receberá a versão 4.0 do Android.

Nexus One não receberá o Android 4.0 (Foto: Divulgação)Nexus One não receberá o Android 4.0 (Foto:
Divulgação)

O Nexus One foi lançado em janeiro de 2010 como um dos primeiros smartphones a rodar o Android puro - ou seja, uma versão do Android que não apresentava nenhuma modificação do fabricante do hardware. O Google também teve um grau de influência sobre o hardware do dispositivo para ter certeza de que ele seria poderoso o suficiente para executar, inclusive, novas versões do sistema operacional.

Quem confirmou essa informação foi o brasileiro Hugo Barra, gerente de produtos do Android. Ele informou que o hardware do Nexus One é velho demais para suportar a mais nova versão do Android. No entanto, ao que se sabe, o hardware do Nexus One não é tão ruim assim: ele usa um processador dual-core Snapdragon de 1GHz.

De qualquer forma, a Google deve ter optado por não atualizá-lo, tratando-o como um modelo mais antigo que os atuais, apesar de ter uma boa frequência. Apesar de o Nexus One não receber a atualização, Hugo Barra afirmou que o Nexus S, que foi fabricado pela Samsung, receberá o Android 4.0.

A decisão de bloquear a atualização do Android em smartphones deve ter algum sentido para quem é da Google, afinal, eles provavelmente não querem fazer com que a experiência do usuário seja prejudicada. Após uma série de testes, é provável que tenham constatado que o Nexus One não funcione bem no Ice Cream Sandwich. O problema é que, se o dual core em oficial do Google não recebeu, imagine os outros que estão hoje no mercado?

Muitos usuários do Android estão assustados com essa atitude do Google, já que isso condenaria a maioria dos smartphones vendidos no mercado atualmente. Até agora a Samsung e a LG não disseram nada sobre aparelhos com o Ice Cream Sandwich. Nenhuma das empresas tem um grande histórico de atualizar seus smartphones, e esse silêncio não é nem um pouco encorajador. Por causa disso, já surgiram uma série de especulações que até o Galaxy S, que foi lançado no início desse ano, pode ficar sem o novo Android.

Já a HTC diz que seu objetivo é atualizar todos os dispositivos possíveis, e a empresa está avaliando isso atualmente. Por outro lado, a Motorola já confirmou que o Droid RAZR receberá o Android 4.0 no início de 2012, assim como o Droid Bionic e o Xoom, esses dois últimos ainda sem previsão.

Via Venture Beat.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares