Tablet

10/10/2011 13h51 - Atualizado em 11/10/2011 11h37

Por que smartphones da Samsung crescem em tamanho de tela e o iPhone não?

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Você sabe qual é o tamanho ideal para um celular touch? A tela precisa ser grande o suficiente para oferecer boa resolução (importante para exibir vídeos, jogos e fotos), permitir que os comandos pelos dedos sejam acessíveis e garantir boa visibilidade, tanto para quem navega na internet, como para quem se limita a ler e-mails. Entretanto, é interessante entender como as duas grandes rivais no mercado de smartphones, Apple e Samsung, adotam conceitos diferentes para chegar ao tamanho ideal da tela. Entenda cada uma delas:

Comparação entre as telas (Foto: Reprodução)Comparação entre as telas (Foto: Reprodução)

Samsung

Telas com uma densidade de pixels cada vez maior parece ser esse o norte da Samsung, que constantemente vem dilatando seus aparelhos. O Galaxy SII possui uma tela de 4.2 polegadas, e quem já o segurou percebe que ele é realmente grande e pesado. Já o Nexus Prime, a ser produzido pela empresa sul-coreana, terá 4.6 polegadas. Além deles, também existe o Samsung Galaxy Note, um tipo de híbrido entre smartphone e tablets, com tela de 5.3 polegadas.

Mas seu principal concorrente, o iPhone, 'parou' em 3.5 polegadas. O que explicaria essa opção da Apple?

Apple

Além da portabilidade, há um conceito de design e ergonomia sensível envolvido. Se você pegar um Galaxy SII com a mão direita e tentar acessar a tela com o polegar, verá que não terá como tocar botões e recursos que estejam no lado esquerdo da tela. Há um arco limite de até onde você pode ir com o seu dedo, usando apenas uma mão para operar o celular.

Agora observe o iPhone, com tela de 3.5: no mesmo exemplo, com apenas uma mão e um dedo você consegue acessar cada canto da tela com facilidade. Isso torna o aparelho mais prático e mostra que o valorizado design dos produtos da Apple não são apenas fruto da forma, mas também da usabilidade. Não é algo apenas desenvolvido para ser bonito e ter organicidade, mas também com foco na praticidade.

É interessante observar que dificilmente uma mão espalmada vá superar 9 polegadas. Na média, portanto, um celular com mais de 4 polegadas tende a ser desconfortável de manusear com apenas uma mão. Para encaixar-se na média, a Apple vem limitando o tamanho do iPhone em 3.5 polegadas, o que, além de facilitar o uso, favorece a portabilidade – o iPhone entra em qualquer bolso – e contribui para diminuir seu peso.

Obviamente isso não significa que um iPhone no futuro não possa crescer em tamanho, se o mercado e a exigência dos consumidores o empurrarem para isso. Mas o fato é que, para não depor contra o conceituado nível estético e ergonômico dos seus produtos, dificilmente a Apple quebrará a regra das 3.5 polegadas e o dedo que, soberano, controla toda a tela.

Via TNW

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sandro Marino
    2011-10-11T14:14:05

    Até um tempo atrás vcs estavam utilizando aqueles celulares pesados e analógicos, agora ficam disputando qual cel é mais leve, mais rápido, mais bonito, mais isso e mais aquilo... Para né, são 2 excelentes marcas. Conheço os dois e posso dizer que a Samsung está passando sem freio pela Apple, se o titio Jobs deixou alguns produtos e a anos avançado na frente das concorrentes está mais que na hora de lança-los. Acredito muito no potêncial da Apple.

  • Filipe Garrett
    2011-10-11T14:41:58

    Paulo Junior. Mas eu nunca disse que ele é mais ou menos pesado que o iPhone.

  • Daniel Castro
    2011-10-11T14:38:11

    A apple nao vende smartphone, ela vende status. O que a apple construiu nesse tempo foi um bom nome relacionado a status e poder aquisitivo. Inovo sim, porem se não continuar inovando vai ficar para tras.

  • Daniel Castro
    2011-10-11T14:32:33

    As versões antigas do Android travavam muito, porem instalei a rom 2.3.5 no GSII recentemente e afirmo que esta bem mais instável e sem problemas. Com certeza com relação ao sistema operacional a apple consegue manter sua versão bem mais estável, seu iOS é totalmente travado enquanto que o Android e free. Com relação ao Hardware ainda afirmo que mesmo com o Iphone 4s a apple não conseguiu ganhar da samsung, visto que, apesar de terem a mesma quantidade de memoria e um processador dual core, a apple alcança 1.0 Ghz enquanto a samsung esta em 1.2 e 1.5.

  • Sandro Marino
    2011-10-11T14:26:46

    V...BOMBA...3 da Motorola sempre foi e sempre será a melhor...rsrs S2 e IPhone estão ano luz atras dessa relíquia... Melhor ainda Samsung Twist CDMA, lembram do visor giratório, isso sim é tecnologia???rsrs

  • Gleciano
    2011-10-11T14:26:25

    não sou um applefan nem androidfan........ mas trabalho com celulares e o fato é que o galaxy SII nem de longe se compara ao IPhone não há o9 que discutir

  • Paulo Junior
    2011-10-11T14:25:49

    Filipe, realmente é questão de gosto pessoal e todos tem direito a expressá-los como achar conveniente. Porém, seria prudente evitar frases como: "O Galaxy SII possui uma tela de 4.2 polegadas, e quem já o segurou percebe que ele é realmente grande e pesado." Isso porque, conforme muitos já disseram, ele é o mais leve do mercado nesse nível.

  • Antonio Legario
    2011-10-11T14:25:13

    Apple é Apple... essas marcas não param de copiar a melhor marca que existe! como o Hector disse em seu comentário "Na vida so os inteligentes que criam o resto todo so copia" e sim! eu prefiro muito mais o original! hahahaha sejam felizes com as suas cópias!

  • FABRICIODF PACKNESS
    2011-10-11T14:22:32

    É p/ isso q existe o mercado. P/ agradar gregos e troianos. A reportagem acima é tendenciosa. Eu pessoalmente prefiro 1 tela maior já q gosto de navegar e ler emails quando estou a toa e longe do PC. Inclusive "aqueles" q ñ quero q os colegas de trabalho vejam.... Meu android travava, mas depois q parei de usar o papel de parede animado, e troquei por 1 foto do meu fillho, nunca + travou, funciona fuído. Tenho apenas o q uso instalado, controlador de 3g, senha p/ apps, zip, anti-virus, lembrete de aniversários, e-buddy, lanterna, protetor de fotos, player, syngic, weatherbug e where's

  • Filipe Garrett
    2011-10-11T14:14:58

    Galera, é apenas uma observação sobre os aparelhos líderes de mercado. Não é uma lei da física que não admite contestação. Se para seu uso, 4,27 polegadas está ótimo e ele cabe na sua mão, você não tem dificuldade em operá-lo com o polegar e não é desconfortável, perfeito. É sinal de que a Samsung não está errando ao criar aparelhos maiores. É ruim? É bom? Depende de você. Particularmente, prefiro a liberdade de uso que os Androids oferecem. Mas prefiro um celular mais compacto, como o Motorola Defy. Pronto. Isso não me proíbe de admirar e elogiar o design e o conceito do iPhone.

  • Daniel Castro
    2011-10-11T14:14:58

    Vamos mudar o nome do caderno de Techtudo para techapple.... a imprensa esta no ar para informar, ser imparcial. Levantar pros e contras.

  • Toshio Sato
    2011-10-11T14:14:20

    Eu tenho um S2 e já tive um iphone. Primeiro, o S2 é o telefone mais leve do mercado. Segundo - consigo segura-lo e toca-lo com apenas uma mão, de uma ponta da tela à outra.Terceiro - Dê um tempo em lamber a maça!

  • Rogerio Buzelli
    2011-10-11T18:52:06

    Li o texto do Filipe Garrett e não pude deixar de comentar sobre o que considero uma matéria direcionada e mal fundamentada. Em resumo: fonte de desinformação. A comparação entre o iPhone com o Samsung Galaxy S2, começa dizendo que o aparelho da Samsung é pesado, "quem já o segurou percebe que ele é realmente grande e pesado". Curioso, uma vez que o aparelho é 21gr mais leve que o Apple (pesa 116gr contra 137gr do iPhone). Daí por diante vem várias opiniões - que são como bunda, cada um tem a sua - onde pouco se tira da matéria, muito mal clonada do site TNW, fonte do texto. Umas lástima!

  • Rhanner Silva
    2011-10-11T17:47:01

    A moderação já censurou mais de 5 mensagens minhas descobrir umas coisinhas aqui....hhahahahah

  • Camila Alves
    2011-10-11T17:13:09

    Discordo totalmente!! Tenho um Galaxy SII e não troco por nenhum Iphone!! Não é grande e pesado e eu consigo tocar o canto esquerdo com o dedão!! Essa apple! Gosto deles, tenho um Ipad e gasto muito menos no Android porque os aplicativos custam mais barato!!!

  • Camila Alves
    2011-10-11T17:12:40

    Discordo totalmente!! Tenho um Galaxy SII e não troco por nenhum Iphone!! Não é grande e pesado e eu consigo tocar o canto esquerdo com o dedão!! Essa apple! Gosto deles, tenho um Ipad e gasto muito menos no Android porque os aplicativos custam mais barato!!!

  • Felipe Raimann
    2011-10-11T15:43:27

    É realmente esta matéria foi muito infeliz! Falar que o Galaxy S2 é pesado, mesmo sendo 21 gramas mais LEVE do que o Iphone 4, não deu para entender. E outra coisa a Apple ainda não trocou o tamanho da tela, pq eles investiram muito no maquinário da foxconn (fabricante do Apple) e claro! precisam vender um pouco mais para valer a pena o investimento. Simples!!!

  • William Godois
    2011-10-11T15:42:36

    Gente, gosto é que nem bunda, cada um tem a sua. Ambos aparelhos são muito bons, os preguiçosos optam pela interface do OS, os geeks de plantão ficam babando flasheando roms a cada semana. Enfim, discussão e matéria inócuas. Acho apenas que o autor do artigo deveria ter escrito sobre outro assunto no qual tivesse mais domínio.

  • Rafael Frederico
    2011-10-11T15:36:25

    Filipe Garrett vc tah sendo bem parcial em cara, se vocÇe acha que o galaxy S II é mais pesado, bom acho legal vc pesquisar antes de sair postando qualquer informação, se você tem um Iphone e que achar que o Iphone é o melhor celular, tudo bem eu respeito, mais a sua opnião não é um fato e se não é fato não passa de achismo. Só quero falar mais uma cois, não tem nenhum editor ai não, pra checar o seu trabalho antes de vc colocarisso na rede, dizer que só pelo fato do Iphone entrar em qualquer bolso ajuda a diminuir o peso .... na boa...essa foi de matar!

  • Marcio Sales
    2011-10-11T15:34:10

    Essa materia eh ridicula!!! Esse cara nao sabe o que ta falando, certamente nao conhece os aparelhos, ou ta recebendo uma VERBA pra puxar o saco da apple!!!!!!

  • Claudio Damaso
    2011-10-11T15:19:34

    O colega tem razão, comparar Galaxy S2 com Iphone é sacanagem, poderiam comparar o Iphone com Startac da motorola de 1999 ai sim o iphone perde e feio....kkkkk

  • Claudio Damaso
    2011-10-11T15:13:33

    Ter um Iphone 4 com cara de 3, para que reinventar a roda então ? Falta de criatividade da Apple é tão grande, será que eles se preocupam com visual que é fundamental além da funcionalidade ? Pelo menos os concorrentes são bem melhores, estão a anos luz na frente da maçazinha mordida, que ainda esta verde.

  • Jean Goya
    2011-10-11T15:11:14

    Galaxy = iPhone de Pobre Galera, não venha comparar um Galaxy com um iPhone, paciência né, a única vantagem real é que para baixar aplicativos não precisa pagar no galaxy. Tenham um iPhone e verão QUANTA diferença tem! Daqui a pouco vão falar que MacBook é ruim também...

  • Igo Quaresma
    2011-10-11T15:10:49

    Caçarola!!! Galaxy SII é pesado? 116 gramas contra os 137 gramas do IPhone 4.Desconfortável? Realmente, se você for um anão, aí sim fica complicado devido as limitações de tamanho. O Galaxy SII bate o IPhone 4 em todos os quesitos, Hardware, S.O. O único contra que vejo e posso afirmar pois possuo um, é a bateria, aparentemente a bateria do Iphone 4 dura muito mais. No entanto levando em consideração os 8 MP, e a filmagem em Full HD 1080P, realmente querer que a bateria dure horrores seria um sonho. A matéria só não puxa mais pro lado da Apple porque aí embaixo consta uma nota 9 pro SII.

  • Rodrigo Santos
    2011-10-11T14:52:50

    pesado!!! kkkkkkkk galaxy s2 = 116g iphone 4s = 140g acho que vc tem rever isso