Pessoas

06/10/2011 07h05 - Atualizado em 01/09/2016 15h38

Wozniak, Lasseter, Jonathan Ive: Confira outros gênios que fizeram parte da vida de Steve Jobs

Pedro Cardoso
por
Da redação

Steve Jobs, que morreu nesta quarta-feira (4), aos 56 anos, é consagrado pelo mundo da tecnologia como um gênio criativo, mas ele não esteve sozinho nas suas maiores criações. Steve Wozniak, John Lasseter e Jonathan Ive também estiveram junto no nascimento de produtos que revolucionaram o mercado, como o Apple II e o iPod.

Atualização do Office para iPhone permite desenhar e escrever sem teclado

Steve Wozniak: Seu primeiro grande parceiro foi Steve Wozniak, co-fundador da Apple, e que esteve na Campus Party Brasil no ano passado. Stephen Gary Wozniak ou Woz, como é conhecido, nasceu em São José em 11 de agosto de 1950. Ele é formado em Ciência da Computação e Engenharia Elétrica e, junto com Jobs, fundou aquela que é hoje a empresa de tecnologia com maior capital do mundo.


Steve Wozniak (Foto: Steve Wozniak)Confira outros gênios que fizeram parte da vida de Steve Jobs (Foto: Divulgação/Apple)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Em 1975, Woz desenhou toda a placa de circuitos principal, o hardware e o sistema operacional do Apple I, o primeiro “computador pessoal”, mas foi Steve Jobs que percebeu que isso poderia vender bem. O Apple I foi lançado em abril de 1976. Ao todo, foram comercializados 200 computadores dessa geração, com o preço de US$666.66.

Ainda em 1976, Wozniak fundou a Apple Computer com Steve Jobs, para isso, teve que deixar seu emprego na Hewlett-Packard. Agora em tempo integral, Woz pode aprender com os erros do Apple I, para entregar um computador mais desenvolvido no Apple II, que pela primeria vez apresentava figura, ao invés de apenas textos, como o seu antecessor. Em 1985, Wozniak deixou a Apple para fundar uma pequena empresa CL9, que teve um curto período de vida.

Jonathan Ive e Steve Jobs (Foto: Reprodução)Jonathan Ive e Steve Jobs (Foto: Reprodução)

Jonathan Ive: Como todo bom empreendedor, Steve Jobs sempre se cercou dos melhores profissionais de cada área, para poder apresentar os produtos fantásticos que conhecemos hoje. E quando o assunto é “design”, nenhum outro revolucionou tanto a indústria de computadores pessoais quanto Ive. Ele foi o responsável pelo aspecto de produtos como o iMac, primeiro grande sucesso da segunda Era de Steve Jobs na Apple, PowerBook G4, G4 Cube, MacBook, MacBook Pro (unibody), iPod, iPhone, MacBook Air e o mais recentes xodó: iPad.

Ive nasceu em Londres, Inglaterra em fevereiro de 1967. Ele se formou em Desenho Industrial pela Northumbria University e hoje mora nos arredores de São Francisco. Após ganhar algum destaque na Inglaterra, Johnathan Ive chegou à Apple em 1998, convidado por Steve Jobs, que se encantou pelo seu traço inovador e proposta arrojada de design, algo que Jobs procurava para os lançamentos que estariam por vir.

Ao longo dos anos, Ive recebeu diversas homenagens e prêmios por suas já citadas criações. Hoje, ele tem mais de 300 patentes de design em seu nome.

John Lasseter (Foto: Reprodução)John Lasseter (Foto: Katy Winn/AP)

John Lasseter: Um gênio do ramo da animação, Lasseter nasceu nos EUA em 12 de janeiro de 1957. Quando Steve Jobs comprou a Lucasfilm Computer Graphics, e transformou-a em Pixar, Lasseter saiu da Disney para ser produtor executivo de todos os desenhos animados produzidos pela empresa, e ainda dirigiu Toy Story 1 (primeira animação totalmente computadorizada, reconhecida mundialmente) e Toy Story 2, além de Vida de Inseto e Carros 1 e 2.

Quando a Disney comprou a Pixar, em 2006, Lasseter voltou para a empresa onde teve seu primeiro grande reconhecimento , agora como Chefe Criativo tanto da Pixar, quanto da Walt Disney Animation Studios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eliana Cyriaco
    2011-10-06T09:31:27

    O mundo perde um GÊNIO!!!!! Mas seu legado permanece enriquecendo e melhorando nossas vidas!!!!!!!!!!!!