Sistemas Operacionais

22/11/2011 17h54 - Atualizado em 22/11/2011 17h54

Adidas Adizero F50, as chuteiras que se comunicam com o computador

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Adidas anunciou o lançamento das chuteiras Adizero F50 que podem analisar o comportamento do jogador durante uma partida de futebol, coletando dados que podem ser transferidos para o computador. Dessa forma, as características do atleta poderão ser reveladas, melhorando assim a sua performance.

Chuteira Adidas Adizero F50 (Foto: Divulgação)Chuteira Adidas Adizero F50 (Foto: Divulgação)

As chuteiras trabalham em conjunto com um sistema chamado miCoach, que é composto de um sensor integrado dentro da sola da chuteira, bem no estilo Nike +. O sensor é capaz de coletar dados como velocidade média, distância percorrida durante o treino ou jogo, frequência de sprints, entre outras informações. O que diferencia esse sistema dos demais é que ele foi desenvolvido especificamente para atletas de futebol, coletando informações, ações e reações que são comuns nesse esporte.

O salto tecnológico que as chuteiras Adidas Adizero F50 oferecem é enorme. Existem sensores que dispensam o uso dos sensores de clip, proibidos em jogos oficiais pelo fato de poderem se desprender do jogador.

Com um sensor na sola da chuteira, esse problema desaparece, já que é um elemento integrado a um item obrigatório do jogo. Além disso, a memória flash do sensor é capaz de armazenar até 7 horas de dados, permitindo que estes sejam coletados mesmo que o jogo vá para uma prorrogação ou eventual decisão por pênaltis.

Chuteira Adidas Adizero F50 (Foto: Divulgalção)Chuteira Adidas Adizero F50 (Foto: Divulgalção)

As chuteiras são compatíveis com os sistemas Windows e Mac OS X, e até mesmo com smartphones, através de um adaptador sem fio. O próprio jogador pode visualizar e armazenar os dados coletados em seu iPhone ou iPod touch, através de um aplicativo específico.

Chuteira Adidas Adizero F50 (Foto: Divulgação)Adaptador sem fio para as chuteiras Adidas Adizero F50 (Foto: Divulgação)

As novas chuteiras Adidas Adizero F50 já estão disponíveis no mercado europeu, com preço de 245 euros, quase R$ 600, para o modelo com o adaptador sem fio (no formato USB para PVC/Mac ou para dispositivos iOS). Uma versão mais barata, feita de material sintético, tem preço sugerido de 205 euros, aproximadamente R$500.

Via Gizmologia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Donizetti
    2011-11-23T01:54:51

    será que esse compartimento no futuro não seria utilizado p/ escoder explosivos, e com isso a prática do terrorismo!!, COPA DE 2014!!

  • Leandro Hauschildt
    2011-11-22T22:30:18

    Essa tecnologia vai longe!!!!!!

  • Elder Batista
    2011-11-22T20:03:28

    Agora falta só colocar um sensor na bola e nas traves pra ter certeza se foi gol ou não. E digo mais: quando todos os jogadores usarem isso, é o fim da dúvida no impedimento!

  • Rodolfo Borges
    2011-11-22T19:20:14

    Repetàculari, essa chuteira!!!! serà que ela tbm ensina perna de pau a jogar bola?? kkkkkk, dai compro uma amanha................