Sistemas Operacionais

08/11/2011 10h23 - Atualizado em 08/11/2011 10h40

App para iPhone traz o botão "Curtir" do Facebook para a vida real

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O iPhone ganhou mais um aplicativo social, porém, com um foco um pouco diferente dos demais. O Oink se propõe a ser uma espécie de metáfora do botão "curtir", do Facebook, só que para itens e locais do mundo real.

Oink para iPhone (Foto: Reprodução)Oink para iPhone (Foto: Reprodução)

A ideia do Oink é de Kevin Rose, uma das personalidades da web de maior destaque nos Estados Unidos. Rose é criador do site de tecnologia Digg, da rede de podcasts Revision3, e agora lança o primeiro aplicativo fruto de sua nova startup, a Milk.

O objetivo principal do Oink é que você dê nota em coisas de diferentes lugares, e utilize a sua reputação na web para ajudar outras pessoas a descobrirem essas coisas em locais interessantes, de acordo com os seus interesses e afinidades. Essas avaliações geram um ranqueamento, que pode determinar a reputação de restaurantes, parques, supermercados e até mesmo itens de consumo geral.

Telas do aplicativo Oink (Foto: Reprodução)Telas do aplicativo Oink (Foto: Reprodução)

Por exemplo, você vai até o seu restaurante favorito, pede uma macarronada, e dá uma nota para o prato que comeu. Outras pessoas que visitarem esse restaurante poderão ver qual é a nota dada por você e por outros usuários do serviço à macarronada servida naquele restaurante, simplesmente fazendo a busca pela hashtag #macarronada.

O usuário também pode fazer a avaliação das macarronadas servidas pelos restaurantes da região, de acordo com as opções de busca disponíveis no aplicativo. Ou seja, você pode buscar as avaliações dos pratos de macarronada em um raio de 40 quilômetros ou mais. Para isso, o Oink usa o GPS do seu smartphone para determinar de onde virão os resultados exibidos. E quanto mais os usuários votam nas coisas que você avalia, maior é o seu status dentro da comunidade do Oink, tornando você mais relevante.

Rose acredita que, dessa forma, ele pode fazer com que os estabelecimentos agreguem algum valor pelo volume de avaliações dos usuários, o que faria com que o seu serviço se valorizasse. Porém, o Oink pode enfrentar problemas para convencer a maioria dos usuários a desistirem de fazer um check-in no Foursquare para qualificar algum serviço ou produto no Oink.

O app já está disponível na iTunes Store. Caso tenha ficado interessado, acesse o link e baixe o Oink para o seu iPhone, iPad ou iPod Touch.

Abaixo, veja o vídeo de demonstração do aplicativo.


Via InToMobile e TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares