08/11/2011 13h56 - Atualizado em 08/11/2011 13h56

Cientistas britânicos querem recriar "ancestral do computador" pensado em 1830

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

De onde surgiu a ideia do computador? Quem é o verdadeiro pai desta invenção que se tornou fundamental no mundo atual? É possível que o conceito do PC tenha nascido há quase dois séculos? Cientistas britânicos estão prestes a embarcar em um projeto bem longo e caro para tentar descobrir essas respostas.

Charles Babbage. (Foto: Divulgação)Charles Babbage. (Foto: Divulgação)

Há algumas décadas, questiona-se a possibilidade de um excêntrico matemático chamado Charles Babbage ter criado o primeiro projeto conceitual de um computador programável em 1830, mais de cem anos antes de Alan Turing, outro matemático britânico, ter dado o pontapé inicial na produção dos computadores como se conhece atualmente.

Impulsionados por esta teoria, engenheiros do Museu da Ciência de Londres querem transformar os sonhos de Babbage em realidade. Tirar os rascunhos do papel, colocá-los em prática e testar se seu projeto resultaria, de fato, em uma espécie de PC. O programador John Graham-Cumming e Doron Swade, ex-curador do museu, lideram a pesquisa e já até digitalizaram algumas plantas originais de Babbage.

Realizar tudo isso, no entanto, não é fácil. As estimativas são de que a construção do computador, que ocuparia uma sala inteira, pode durar até 10 anos e custar alguns milhões de dólares. Apesar disso, Cumming e companhia acreditam que é possível obter sucesso com a pesquisa, como aconteceu em 1991, quando eles reconstruíram outro projeto de Babbage, a Difference Engine, uma calculadora com mais de oito mil componentes mecânicos.

Desta vez, porém, os engenheiros ainda não sabem como iniciar a construção do projeto, já que Babbage modificava demasiadamente os rascunhos, e vão pedir ajuda dos internautas para isso. Espera-se que, até o ano que vem, as plantas sejam disponibilizadas online para que o público interessado dê sugestões.

O pai da computação

Charles Babbage é considerado por muitos o “pai da computação” pelo fato de ter projetado este conceito ainda nos anos 1800. No entanto, o consenso é de que seu trabalho acabou sendo esquecido e todo o crédito pela criação do PC acabou sendo dado a Alan Turing, que recriou o conceito um século depois. Há quem diga até que Turing conhecia o trabalho de Babbage e o copiou.

Augusta Ada King, a Condessa de Lovelace, é outra personagem importante nesta história. Enquanto Babbage foi o primeiro a pensar no conceito do computador, ela é considerada a primeira programadora da história, que passou a pensar em transformar a máquina em um dispositivo criativo e inteligente.

Independentemente de opiniões sobre cada integrante desta longa saga na criação do computador, não há dúvidas de que, caso o projeto dos britânicos realmente saia do papel, será uma descoberta e tanto.

Via: NYTimes

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares