Internet

22/11/2011 16h22 - Atualizado em 22/11/2011 17h04

Como o Facebook rastreia seus usuários pela web

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O Facebook se envolveu em mais uma polêmica relacionada à privacidade de seus usuários. Funcionários da rede social de Mark Zuckerberg reconheceram que o site é capaz de rastrear os conteúdos visitados pelos membros da rede na web.

Gráfico mostra como o Facebook rastreia a navegação dos usuários (Foto: Divulgação)Gráfico mostra como o Facebook rastreia a navegação de seus usuários. (Foto: Divulgação)

Segundo declarações recentes, o Facebook é capaz de criar um log de execução das páginas na web de cada um dos seus mais de 800 milhões de usuários, registrando todo o histórico de navegação dos últimos 90 dias. Além disso, sobretudo, registra as atividades daqueles que não são usuários do serviço, desde o momento em que o internauta visita uma página da rede.

Para rastrear o histórico de navegação de seus membros cadastrados, o Facebook utiliza uma tecnologia de rastreamento de cookies semelhante ao sistema utilizado por outras grandes empresas, como Google, Adobe, Microsoft e Yahoo. A informação é do diretor de engenharia da rede, Arturo Bejar.

Nas últimas semanas, o Facebook esteve envolvido em uma disputa judicial com a Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos. Na ocasião, se defendeu das acusações de violação de privacidade dos seus usuários.

Vale destacar que para empresas com negócios online e sites de mídias sociais, os dados coletados pelo Facebook são valiosos. São usados como fontes para medir o potencial de anúncios para grupos específicos de internautas. Por outro lado, fica a dúvida se essas informações podem ser usadas de forma maliciosa, ou até mesmo se esses dados podem ser vendidos para terceiros.

Enquanto a discussão sobre o rastreamento do histórico de navegação continua, novas diretrizes sobre a privacidade online são discutidas no congresso norte-americano e na World Wide Web Consortium, que estabelece padrões e regras para Internet.

Dependendo das mudanças aplicadas, em breve, os internautas poderão limitar o acesso das empresas sobre suas atividades online, que há mais de 10 anos utilizam o rastreamento para ajudar os anunciantes a serem mais relevantes junto ao seu público.

Via USA Today

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Liliancordeiro
    2011-11-22T23:55:34

    por isso que rico que ganha nas costas dos pobres ,as vezes vao em uma lanrause e ganha isso essa merda de raker vao trabalhar

  • Binho
    2011-11-22T23:40:27

    Podem xeretar o meu facebook.

  • Anderson Bem
    2011-11-22T22:04:07

    muitas vezes eu nem preciso acessar o face ele abra sem me pedir senha alguma e eu sempre fecho tudo certinho antes de desligar, e sempre desconfiei que essas redes sociais acumulam o histórico de seus usuários mas podem fuçar a vontade

  • Maria Gan
    2011-11-22T21:54:27

    Cesar, chorei de rir com o seu comentário

  • Maria Gan
    2011-11-22T21:52:48

    Shimizu...chorei de tanto rir com o seu comnetário...kkk

  • Iza
    2011-11-22T20:55:00

    não é novidade. ou vcs acham que a internet foi criada pra que?? puramente bode espiatório. os governos têm controle de tudo o que acessamos,infelizmente não há mais privacidade.

  • Cesar Shimizu
    2011-11-22T19:53:37

    Esses dias acordei de madrugada para ir banheiro, quando me deparei com o meu Facebook suçando na geladeira.

  • Deiverson Almeida
    2011-11-22T19:41:48

    Tambem achei um absurdo adicionar pessoas sem o nosso concentimento, o ser humano não pode mais pensar o facebook pensar por si só. Se vc parar para pensar o facebook nao tem utilidade nenhuma. Já estava querendo deletar meu facebook por um motivo não tem o botão não curtir, isso tira seu direito a manifestar uma opnião contraria. Leva o usuario indiretamente a aceitar o que esta sendo proposto. Se "se concorda= curti se não concorda = ??? engole sapo. Trabalho com informatica a muitos anos e acho muito estranho isso. Registrar log do usuario, não acho ético e respeitoso com um ser humano.

  • Lindomar Gonçalves
    2011-11-22T18:54:30

    esse facebook tá virando um vilão heim, o que mais ele é capaz....to ficando com saudades do orkut, nunca tivemos boatos do mesmo....

  • Margareth Lima
    2011-11-22T17:40:29

    Realmente é muito suspeito. Não fiz convite para os meus amigos no facebook, mas mesmo assim eles receberam o convite sem eu o ter feito. Se é assim, vou sair do face, pois não quero ninguém bisbilhotando as minhas coisas.