23/11/2011 13h18 - Atualizado em 23/11/2011 13h20

Máquina 3D de inteligência háptica permite sentir objetos virtuais e transformá-los em físicos

Thiago Barros
por
Para o TechTudo
Haptic Intelligentsia. (Foto: Divulgação)Haptic Intelligentsia. (Foto: Divulgação)

O designer holandês Joong Han Lee criou uma máquina que chamou muito a atenção dos visitantes de uma exposição de mestrados na Academia de Design de Endhoven, na Holanda. Seu projeto, o Haptic Intelligentsia, é um módulo eletrônico que permite que os usuários não só tenham a opção de sentir e tocar objetos virtalmente criados em 3D, como também de, posteriormente, transformá-los em itens físicos.

Haptic Intelligentsia. (Foto: Divulgação)Haptic Intelligentsia. (Foto: Divulgação)

A máquina é uma impressora em três dimensões modificada e funciona da seguinte forma: há duas luvas pretas, em que o usuário coloca as mãos. Com elas, é possível tatear e perceber que há um objeto em frente a você, mesmo ele sendo apenas uma versão digital. Suas mãos tocarão e sentirão o objeto como se ele fosse de verdade.

Haptic Intelligentsia. (Foto: Haptic Intelligentsia)Haptic Intelligentsia. (Foto: Haptic Intelligentsia)

E o mais legal de tudo é que, poucos segundos depois, você pode transformá-lo, de fato, em algo sólido. Basta movimentar as suas mãos para uma arma que está na parte interna do produto e deslizá-la pela região onde o objeto virtual estava localizado. Assim, uma espécie de força que vem da parte inferior do computador permite que a pessoa aperte o gatilho para extrair o material.

Haptic Intelligentsia. (Foto: Divulgação)Haptic Intelligentsia. (Foto: Divulgação)

Os resultados são sempre diferentes um dos outros, já que para cada usuário a máquina cria um objeto virtual diferente, e para a resposta das próprias pessoas aos comandos enviados por meio do programa. A invenção é, de fato, uma grande inovação e a expectativa é enorme por ver este tipo de trabalho aplicado a serviços úteis à humanidade.

Via Designboom

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luana Neres
    2011-11-24T00:57:19

    ñ entendi

  • Emerson Jesus
    2011-11-23T15:22:35

    a tha agora entendi! são as coisa que ela fas. Ex: Um pintor usa o pincel por que sairia ruin sem o pincel , so ki ai ele uza a mão de alguem para pega a``pistola de cola quente´´ para faser objetos rsrsrsrsr realmente parece uma pistola de cola qunte

  • Emerson Jesus
    2011-11-23T15:18:47

    ñ entendi