Celular

09/11/2011 18h06 - Atualizado em 09/11/2011 18h06

Para Nokia, nanotecnologia pode viabilizar criação de telefones flexíveis e translúcidos

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

As seções de pesquisa e design da Nokia - o Nokia Design e o Nokia Research Center -, divulgaram uma prévia de um dos projetos desses setores. Capitaneado pelo uso de nanotecnologia, o HumanForm seria um telefone totalmente maleável e capaz de reagir a interações dinâmicas e emocionais do usuário.

Nokia HumanForm (Foto: Divulgação)Nokia HumanForm (Foto: Divulgação)

Olhando o HumanForm pela primeira vez, já é possível ter a sensação de estarmos à frente de um modelo de telefone bastante futurista, deixando o design dos atuais smartphones bastante antiquados. Prestando mais atenção ao corpo, nota-se a propriedade translúcida empregada no telefone, na qual é possível enxergar por dentro do aparelho, sem notar onde fica o hardware que compõe sua estrutura interna.

Como se esses recursos já não fossem suficientemente grandiosos (no sentido de inventividade), os designers envolvidos neste conceito, Tapani Jokinen e Jarkko Saunamaki, expuseram em um vídeo promocional todos os demais usos que o HumanForm poderá ter. Em uma delas, o telefone mostra a capacidade de informar o humor da pessoa com quem se fala ao telefone. Há também uma superfície sensível ao toque presente em todo o aparelho, e ferramentas que utilizam a flexibilidade do HumanForm, como o recurso de zoom.

O Nokia HumanForm é um projeto bastante impressionante, e que deixaria até mesmo os autores de ficção científica maravilhados com suas possibilidades. Sendo um modelo futurista, ainda não há previsão de quando este conceito poderá vir à público, e se o mesmo será integralmente como exibido ou em pequenas porções, como melhorias em outros lançamentos da Nokia. Se você gostou deste projeto, pode acompanhar seu desenvolvimento e o de demais produtos da marca no site research.nokia.com.

Confira as possibilidades do Nokia HumanForm neste vídeo promocional:


Via Yanko Design.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Duda Weyll
    2011-11-11T11:37:58

    O eletro tátil é espetacular, mas gasta uma energia dos infernos (estímulos elétricos pra simular texturas às pontas dos dedos), o restante todas as demais já possuem um projeto de nanotec flexível; se não me engano, o do Samsung sai em 2012.

  • Michel Silva
    2011-11-11T10:18:17

    Amei

  • Alexandre Ribeiro
    2011-11-11T08:43:26

    sera q vou viver o bastante pra usar um desses?

  • Alexandre Ribeiro
    2011-11-11T08:42:40

    será q vou viver o bastante pra usar um desses?

  • Johnny França
    2011-11-10T13:28:38

    e rose rodrigues e voce e da onde da apple nao nao voce e microsoft ? ou sera do futuro? ????