Sistemas Operacionais

03/11/2011 13h00 - Atualizado em 04/11/2011 18h09

Profissionais de TI já se preparam para a chegada do Windows 8

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Ainda há chão para o lançamento do Windows 8. Coisa de um ano, mais ou menos, dependendo do rumor que você leve em consideração, mas mesmo assim, profissionais de TI já se preparam para o novo sistema que, aproveitando a larga base de usuários da Microsoft, deverá atingir um grande número de computadores em pouco tempo. Segundo uma pesquisa da Information Week feita em outubro nos Estados Unidos, 52% deles afirmam que suas companhias irão adotar o novo sistema operacional.

Estilo Metro no Windows 8 (Foto: Reprodução/TechTudo)Estilo Metro no Windows 8 (Foto: Reprodução/TechTudo)

A pesquisa foi feita com 973 profissionais de TI e identificou que mesmo agora, a bastante tempo do lançamento, o sistema, seus impactos e o planejamento para o lançamento já fazem parte das demandas destes profissionais.

Além dos 52% que manifestaram a intenção de suas empresas eventualmente adotarem o sistema, 28% dizem que não há ainda uma definição de cronograma para a adoção do sistema. Outros 19% foram mais diretos e afirmam que os planos são de fazer o upgrade em até 24 meses após o lançamento do Windows 8. E 13% são mais rápidos: em questão de 12 meses, estimam que suas empresas estarão operando com o Windows 8 em desktops, notebooks e talvez tablets e smartphones. Os 5% restantes disseram que o Windows 8 será adotado assim que disponível.

A pesquisa mostra que, na pior das hipóteses para a Microsoft, uma maioria pequena das empresas de TI deverão adotar seu sistema operacional, mas que a grande maioria ainda prefere esperar o lançamento e avaliar o desenvolvimento do produto.

Vale lembrar que o novo Windows ainda não teve contato com o mundo real e não há data para a liberação das primeiras versões RTM e beta do produto. O que pode estar segurando a empolgação da maioria dos profissionais é a assombração do fiasco do Vista e a relativa insegurança que há em torno de qualquer grande lançamento muito aguardado, como é o caso do Windows 8.

Com uma concepção de sistema operacional multiplataforma, o sistema “abandonará” a interface clássica do Windows, baseada em ícones e navegação por pastas (não de maneira unilateral, o uso das interfaces será decidido pelo usuário) e adotará a interface Metro, desenvolvida como proposta eficiente para PCs, tablets e smartphones.

Via: Neowin

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andrey Luiz
    2011-11-03T21:05:13

    De certo porque é uma versão BETA! Claro que eles vão melhorar. Estão testando. As versões finais vão ficar muito boas, assim como aconteceu com o windows 7.

  • Matheus Reis
    2011-11-03T20:06:08

    eu testei uma versao BETA do win 8. e vi que a Microsoft tem que melhorar muito win 8 eu prefiro 7

  • Jorge Junior
    2011-11-03T15:54:14

    Que legal! Só espero que não seja um 2° Windows Vista

  • Duda Weyll
    2011-11-03T21:11:09

    A única coisa boa é q o Windows quase sempre vem pra sacramentar um modelo, não inventa muito, só aprimora pro usuário leigo, e o modelo é o touchscreen 2D... Depois q o Windows migra de vez pra algo, todo mundo corre pra fazer algo diferente, e o q eu tou esperando é o diferente. =p