Celular

25/11/2011 20h22 - Atualizado em 25/11/2011 20h22

Um a cada cinco donos de iPhone acha mais difícil trocar de celular que trocar de banco

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O quanto você é fiel ao seu iPhone? Uma pesquisa realizada pelo grupo GfK responde essa pergunta e mostra o comportamento de usuários de diferentes regiões do planeta - incluindo o Brasil - sobre a possibilidade de trocar seus dispositivos iOS por produtos de outros sistemas. O resultado? A lealdade dos usuários Apple é tanta que um em cada cinco proprietários de iPhone ou iPad consideram mais difícil mudar de smartphone ou o tablet do que trocar de banco.

É evidente que trocamos muito mais de smartphones do que de bancos, mas esse tipo de análise ajuda a detectar as principais barreiras dos usuários na hora de trocar seus dispositivos, além do impacto de sua decisão de troca em relação a sua experiência com o produto. A pesquisa foi feita em nove países: Brasil, China, França, Alemanha, Japão, Itália, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

iPad e iPhone (Foto: Divulgação)iPad e iPhone (Foto: Divulgação)

O estudo também mostra que outros bens de consumo e serviços de primeira necessidade também são considerados mais "substituíveis" do que o dispositivo Apple. 19% dos entrevistados afirmam que é mais fácil trocar suas empresas de fornecimento de gás e eletricidade do que trocar o seu iPhone ou iPad.

Outro importante aspecto detectado pela pesquisa da GfK é que a lealdade do usuário, em relação ao seu smartphone, aumenta com o número de aplicativos instalados no dispositivo. Segundo o estudo, quando são utilizados sete ou mais aplicativos ou recursos em seu dispositivo, o usuário não se sente mais motivado a trocá-lo, por entender que o produto é essencial para suas atividades cotidianas.

"Os consumidores norte-americanos são os mais propensos a serem leais ao produto quando atingem essa marca de sete ou mais aplicativos, com 61% dos entrevistados. Na sequência estão a China e o Brasil, com 56 e 53%, respectivamente. Os europeus estão propensos a utilizar menos o valor limite para a troca: França e Itália ficam com 46%, seguidos de Alemanha (45%), Espanha (43%) e Reino Unido (42%)", diz o relatório.

saiba mais
  •  

A pesquisa também mostra que a simplicidade de uso dos gadgets da Apple é o elemento chave na experiência do uso: 72% dos entrevistados apontam a simplicidade como motivo principal para continuar com os seus iPhones e iPads, e as principais barreiras citadas pelos entrevistados estão ligadas à experiência de uso, como a perda das configurações do seu dispositivo (33%), o tempo perdido para aprender o uso de outro smartphone (29%), e a transferência de todas as suas músicas, vídeos, livros e aplicativos de um tipo de smartphone para outro (28%).

E você? Se você trocou o seu iPhone, compartilhe conosco o motivo nos comentários.

Via SlashGear.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Igor Silva
    2012-03-11T11:30:06

    eu tenho um Blackberry 9700 e um iphone4! nao trocaria nenhum dos dois! so pra um melhor das mesmas empresas! a unica coisa que eu acho chata no iphone é o empecilho de colocar qualquer formato de musica, e de poder usa-lo mais livremente, como por exemplo trocar dados de bluetooth com outros aparelhos sem ser apple. no mais não troco nenhum dos dois!

  • Marcelo Oliveira
    2012-02-25T14:51:01

    Estou no meu primeiro iphone e tenho ele pouco mais de um més! e jamais irei querer saber de outro aparelho! Iphone 4 e o cara!

  • Roberto Mattar
    2011-11-29T14:04:30

    Na sexta feira passada, estava andando de moto quando meu iPhone caiu. Vários carros passaram por cima, quebrou a tela traseira. Resumindo, ligou mas não conseguiu fazer contato com o iTunes, fiquei me sentindo completamente nú, perdido. Comprei um sansung até o meu iPhone ficar pronto. Após 15 minutos, fui obrigado a comprar outro iPhone, após ajoelhar aos pés do gerente. O iPhone 4 não existe, virou lenda. Realmente eu não consigo viver sem meu iPhone e iPad. Através dos dois, eu acesso meu computador do trabalho, com isso meu escritório é na praia. Obrigado Apple.

  • Romulo Nascimento
    2011-11-28T12:36:43

    Eu não troco mesmo.. mas nem é necessário ler isso numa matéria fraca como essa! rs

  • Leandro Oliveira
    2011-11-28T10:47:48

    PESQUISA: 9 em cada 10 usuários de android acham pesquisas relacionadas a Apple Besteira ou ridículas! Porque será?!

  • Ewerton Silva
    2011-11-27T05:19:53

    Realmente ridicula essa pesquisa, mais eu concordo, não troco meu iphone por outro, comprei da samsung e outros com androidy, mais nenhum chego ser tão bom quanto os iphone que tenho.

  • Michael Bechior
    2011-11-26T15:57:58

    Adoro estatística de botequim...

  • Everton Martins
    2011-11-26T09:53:55

    Que materia ridicula!!!