Fabricantes

02/12/2011 14h06 - Atualizado em 06/12/2011 11h09

A "aplicatização da internet" está em seu melhor momento, diz Michel Lent

Bernard De Luna
por
Para o TechTudo

Na última semana de Novembro, aconteceu o II Fórum de TV Digital, evento realizado em São Paulo pela LG Eletronics, para debater sobre a evolução tecnológica e abordagem comercial nas novas mídias e nos aplicativos para a TV conectada.

Michel Lent (VP de Estratégia do Grupo Pontomobi) no II Fórum Digital (Foto: Divulgação)Michel Lent (VP de Estratégia do Grupo Pontomobi) no II Fórum Digital (Foto: Divulgação)

Após um café da manhã com vários mostruários da Smart TV da LG, o fórum começou com a palestra de Michel Lent, vice-presidente de estratégia do grupo Pontomobi, onde Lent contou um pouco sobre o efeito do que ele chama de "Aplicatização" da internet. Dentro de uma análise bastante otimista sobre os novos dispositivos e da reação do mercado, Michel Lent apontou o tablet como elo entre o que conhecemos como web (pcs e laptops) e o mobile, além de citar que passamos por uma competição durante anos entre a plataforma Windows e Mac OS, e hoje temos uma nova competição de ecossistemas, dessa vez entre Android e iOS.

Graças ao avanço do mercado e da tecnologia, entramos em uma era onde a preocupação não é mais a plataforma e sim a criação e monetização de apps (aplicativos). Essa nova mentalidade, chamada por Lent de "eupreendedorismo" foi graças a visão das fabricantes em permitir ferramentas de produção de aplicativos de forma acessível, permitindo empresas pequenas de 1 a 3 funcionários atingir um Hit de vendas, ultrapassando médias e grandes empresas do mercado.

Com o crescimento abundante de apps, a atenção fica voltada para a disputa pelo tempo do usuário, que cada vez é mais raro e valioso. Segundo Lent, os americanos passam em torno de um trilhão de horas assistindo televisão, se apenas 1% desse tempo fosse empregado em outra coisa, seria possível construir em torno de 100 wikipédias por ano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares