Sistemas Operacionais

16/12/2011 17h01 - Atualizado em 16/12/2011 17h02

Carrier IQ: Entenda como e porque seu telefone está te monitorando

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Cuidado! Seu celular pode estar monitorando você neste momento. Se você usa o celular constantemente para enviar mensagens SMS, atualizar o seu perfil no Facebook, enviar mensagens no Twitter ou navegar na web, saiba que tudo pode estar sendo registrado, sem o seu consentimento. O culpado disso é um software que você nem deve saber que está instalado em seu dispositivo: o Carrier IQ.

carrier-iq-trevorCarrier IQ, descoberto por Trevor Eckhart (Foto: Reprodução)

Tudo começou com uma descoberta por acaso. Trevor Eckhart, um administrador de rede de 25 anos de idade do estado norte-americano de Connecticut, descobriu todas as suas atividades registradas durante um teste feito com seu smartphone Android. Depois de investigar um tempo, descobriu-se que o código tinha a função de coletar dados do telefone para melhorias nas redes de telefonia móvel das operadoras. E a empresa que desenvolveu esse software foi justamente a Carrier IQ.

O sistema, na verdade, tem como principal objetivo registrar os sites que você visita pelo seu smartphone, e a partir daí promover melhorias na rede da respectiva operadora. Porém, no meio do caminho, o software comete varias falhas com o usuário, principalmente nos aspectos ligados à privacidade dos dados produzidos no dispositivo móvel.

Para começar, a grande maioria dos usuários sequer sabiam quem ou o que era o Carrier IQ no começo de dezembro. Entretanto, essas informações são coletadas sem o conhecimento (e o consentimento) da maioria dos usuários de smartphones há muito tempo. E não se sabe ao certo quando o registro desses dados começou a ser feito.

Segundo as diversas matérias publicadas sobre o assunto, o software não se limite a coletar apenas os dados registrados pelo usuário no navegador do smartphone. O Carrier IQ registra todos os dados relacionados a sua atividade no celular. Qualquer coisa que você venha a digitar ou acessar na tela ou teclado do seu smartphone é registrado pelo aplicativo: de números de telefones, mensagens SMS, senhas de banco, mensagens do Twitter,... qualquer coisa que você fizer no telefone é registrada lá. E o mais grave dessa história é que ninguém sabe o que a empresa realmente faz com esses dados.

Carrier IQ se defende das acusações, mas não convence

A empresa afirma que apenas captura as informações dos smartphones, mantendo esses dados em um “local seguro” e garantindo que não vai revender esses dados para ninguém. A questão é: qual é a garantia de que esses dados estão realmente seguros? Afinal, a Carrier IQ, que existe desde 2005, jamais se preocupou em deixar claro para a maioria dos usuários que os seus dados eram coletados.

Algumas das principais operadoras de telefonia móvel dos Estados Unidos (Sprint, AT&T e T-Mobile) já confirmaram o uso do Carrier IQ para promover melhorias em suas redes. A Verizon é a única que admite que não usa o recurso. No Brasil, ainda não temos uma posição oficial das operadoras sobre o assunto, mas para os usuários que já estão preocupados se o seu aparelho pode ou não conter o software instalado, os principais fabricantes já informaram como procedem sobre a questão.

A Apple abandonou o Carrier IQ no iOS 5. Além disso, é possível desabilitar a função de envio de dados anônimos no seu dispositivo. Já a HTC alega que as operadoras obrigam que a empresa instale o recurso em seus aparelhos. A Samsung informou que pré-instala o Carrier IQ em seus aparelhos, e as empresas Nokia e RIM (fabricante do BlackBerry) informaram que não permitem a instalação do recurso em seus dispositivos, mas não possui nenhum meio de impedir que a instalação do software espião seja instalado no processo de personalização dos aparelhos.

Por outro lado, alguns especialistas de mercado e usuários apoiam a adoção do Carrier IQ, justamente pelas melhorias que esses dados podem revelar para as operadoras. A discussão, no entanto, é que praticamente todos os consumidores discordam da forma “camuflada” que o processo é feito, já que o software é instalado em seu smartphone sem que o usuário saiba, e nem mesmo com a opção de aceitar ou recusar essa instalação.

Hoje, a Carrier IQ está com a imagem seriamente abalada. Fabricantes e operadoras começam a se afastar da empresa, que já recebe as primeiras ações judiciais de alguns usuários ao redor do mundo, irritados por terem sua privacidade violada.

A polêmica levanta diversas e importantes questões: até que ponto as empresas podem deter os dados dos usuários? Essas mesmas empresas podem ficar com esses dados sem o consentimento dos usuários? E mais: sem que os mesmos fiquem sabendo disso?

O que você pode fazer para evitar o Carrier IQ?

Se você tem um dispositivo Apple com iOS 5, já pode ficar mais tranquilo. A Apple já afirmou que não utiliza mais o Carrier IQ nessa versão do sistema. Se ainda assim você quer ter certeza de que o sistema não está enviando seus dados para nenhum lugar (ou se você ainda usa o iOS 4), você pode verificar o status do “Diagnóstico e Uso” do seu dispositivo (acessando a área de Ajustes, tocando na aba Geral, depois o item Sobre, e finalmente, Diagnóstico e Uso). Então, é só selecionar a opção “Não enviar”, e os dados passam a ser reservados.

Aos dispositivos Android, existem pelo menos três soluções para detectar a presença do Carrier IQ em seu dispositivo. O Logging Test App, oferecido pelo fórum XDA-Developers, permite que o usuário identifique a presença do software espião e oferece a opção de removê-lo do smartphone. O Voodoo Carrier IQ Detector e o Carrier IQ Detector apenas fazem a detecção do software no aparelho, sem removê-lo, mas ambos estão disponíveis na Android Market.

Por fim, um vídeo que mostra a descoberta de Eckhart, que mostra o funcionamento do Carrier IQ em detalhes.

.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Radames Silva
    2011-12-16T21:51:35

    Que safadeza! Instalei um desses app detector no caso Carrier IQ Detector e mesmo mostrou que não há esse esse incherido instalado no meu celular