Sistemas Operacionais

09/12/2011 08h39 - Atualizado em 09/12/2011 08h39

Motorola e Sony Ericsson explicam como acontece a atualização do Android

André Fogaça
por
Para o TechTudo

Se você, como muita gente, reclama da demora para a atualização do Android chegar em seu smartphone, é bom ler este artigo. A Motorola e Sony Ericsson resolveram explicar o motivo para que a atualização leve um determinado tempo até chegar nos celulares ao redor do mundo.

1Mascote do Android (Foto: Reprodução)

Antes de mais nada, é bom lembrar de uma coisa: se saiu uma atualização do Android lá do forno do Google, não significa que seu smartphone está apto para recebê-lo com todas as novidades que foram anunciadas. Agora, vamos para o que interessa: o processo de atualização do sistema operacional e seu lançamento para o público.

Primeiro, o Google libera a versão mais recente do Android para o público. Depois disso, as empresas baixam o SDK (pacote com o sistema operacional) e começam a fuçar nele para ver o que mudou. O passo seguinte está na adaptação de todo o hardware, ou seja, se a placa mãe aceita o novo Android, se a antena Wi-Fi continua funcionando, ou até se a bateria é identificada pelo OS.

O passo seguinte consiste na atualização de seus próprios aplicativos dentro do Android mais recente, como a interface que está acima do OS e outros programas instalados e exclusivos de cada fabricante. Esse processo pode levar bastante tempo.

As duas últimas etapas estão nos testes feitos com todo o hardware e software instalados, ou seja, testar se o Wi-Fi, redes 3G (ou 4G), GPS, tela, sensores e tudo mais que está no celular funciona perfeitamente. O último a olhar o produto, já acabado pela marca, é a operadora de telefonia móvel. Essa etapa pode ser pulada se a empresa vende o aparelho no varejo, fora da operadora.

Enfim, só nos ajustes e verificações já foram uns três meses entre o lançamento do Android e a disponibilidade da atualização para o seu smartphone ou tablet.

Essas questões foram levantadas em função do Android Ice Cream Sandwich (Android 4.0), já quem muitos souberam das novidades e estão ansiosos em poder tocar e sentir o que isso muda na vida dos seus aparelhos. Porém, a explicação dada pelas empresas vale para qualquer versão do sistema operacional móvel do Google.

Via Ubergizmo e Android Central

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcio Campos
    2012-09-13T20:59:54

    Virou uma obsessão esse negocio de atualizar todo dia essa desgraça de android.O infeliz do usuario só pensa em atualizar o dispositivo que perde o sua real função e vira um dispositivo de atualização,,jogo de atualizar...atualizar...atualizar...o cara já compra pensando em atualizar...

  • Jefferson Alves
    2011-12-22T13:00:16

    eles poderiam atualizar vários dos aparelhos que estão no mercado mas não vão, meu Defy está com 2.3 e já estão portando o 4.0.3 pra ele, parabéns motorola, pela primeira vez vejo terceiros ser melhor que os fabricantes!

  • Ikehara Jorge
    2011-12-13T23:51:16

    Quanta bobagem...a realidade é: querem que a gente use os aparelhos anteriores como um luxuoso peso de papel e compremos os novos lançamentos com o novo OS.

  • Sylvio Pascolato
    2011-12-12T15:14:31

    Entendi, mas nao compreendi! Meu quench (motorola) ja tenho a 1 ano e meio. Vc disse mais ou menos 3 meses!?!?!? e o resto do tempo o que aconteceu... ou melhor o que nao aconteceu??? a justificativa da motorola é que o quench nao tem hardware potente, porem estou rodando vs. 2.1 tranquila e ja tem gente com 2.3. Me desculpa, mas na sua explicação tem peças faltando no meio do quebra cabeça. Moto#fail nunca mais.

  • Almir Amorim
    2011-12-10T05:34:42

    Carlos.....alem do nome, olhando a foto percebi q vcs são muito parecidos tbem......com certeza é um clone....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Carlos Demostenes
    2011-12-09T22:25:28

    Comprei há um mês um GALAXY S II e em razão da demora para as atualizações da Samsung (a Samsung só liberou a versão 2.3.4, enquanto já existe a 2.3.7) e o horrível software de atualização que devemos usar (O KIES) decidi que esse será meu ÚLTIMO ANDROID! Por não gostar da Apple (sou um Windowsista convicto) irei adquirir um NOKIA LUMIA 800 (Windows Phone 7.5, Mango). O Android está muito bangunçado (igual as distribuições Linux) então irei para o Windows Phone! Confesso que admiro a facilidade de ATUALIZAÇÃO do iOS, pelo iTunes, do mesmo jeito que admiro o ZUNE do Windows Phone! Abraço!

  • Michael Matheus
    2011-12-10T11:27:38

    Cara adorei essa materia,afinal tenho um android 2.2 e não vejo a hora de atualiza-lo !!!