Computadores

09/12/2011 18h47 - Atualizado em 12/12/2011 16h06

O que é backup?

Isadora Díaz
por
Da redação

O que é backup? Fazer backup de um computador significa, basicamente, realizar uma cópia de segurança. Este é um processo para salvar documentos importantes e manter arquivos pessoais protegidos, em caso de eventuais problemas. É possível fazer um backup no Windows, Mac e Linux, por exemplo, em pen divres, DVDs, online, entre outros meios.

Pen drive e CD (Foto: Reprodução/Stock.XCHNG)Mantenha sempre uma cópia de segurança dos seus arquivos (Foto: Reprodução/Stock.XCHNG)

Somente o ato de copiar seus arquivos para um pen drive, CD, DVD ou mesmo um HD externo já pode ser chamado de backup, em certa medida. É indicado que você faça essa cópia periodicamente, de forma a ter sempre tudo o que é importante no seu computador a salvo em caso de emergência. Essa é uma maneira de ter a certeza de que nada será efetivamente perdido caso sua máquina seja contaminada por um vírus, por exemplo, e seja necessário formatar o PC.

Existem várias maneiras de realizar um backup. Você pode espetar um pen drive no computador e arrastar para ele os seus arquivos ou simplesmente selecionar o que deseja e queimar um DVD usando alguma das dezenas opções de software de gravação disponíveis no mercado. Há, no entanto, formas mais "automáticas" de fazê-lo.

A Microsoft, por exemplo, apresenta um recurso bastante interessante, que deve poupar vários minutos do processo. O TechTudo tem tutoriais ensinando como fazê-lo para o Windows 7 e para o Windows Vista. Também temos um passo a passo para realizar o backup no Mac e no iOS, o sistema operacional do iPhone.

Lembre-se sempre de salvar arquivos como fotos digitais, documentos e vídeos pessoais. Assim, todos eles ficarão protegidos e você não precisará mais se preocupar em perder aquilo que considera essencial de uma hora para outra.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares