Internet

20/12/2011 14h27 - Atualizado em 02/01/2012 18h46

O que é um blog?

Calebe Aires
por
Para o TechTudo

Por meio de blogs, pessoas de todos os lugares começaram a escrever o cotidiano do mundo dentro da web. Mas afinal, o que é um blog? A palavra blog teve sua origem nos termos “Web” e “Log” que juntas formam Weblog até atingir sua variação final blog. Os blogs foram assim chamados porque possuíam um formato peculiar de atualizações periódicas de conteúdo pessoal.

Ferramentas de Blog na Internet. (Foto: Reprodução)Ferramentas e Blog na Internet. (Foto: Reprodução)

Devido às roupagens que os blogs ganharam desde que surgiram, a definição do que são pode não ser exata, mas voltando ao início da internet, quando ela ganhou popularidade, os blogs nasceram como uma proposta para diários com publicações de pensamentos, poesias, fotos e textos pessoais.

Um blog é diversão, conversa, devaneio, vida, entretenimento, mas também é informação, utilidade e denúncia. Enquanto um turista europeu conta sua inesquecível viagem ao Tibet e um brasileiro narra o último gol do seu time, um japonês denuncia as matança indiscriminada de baleias em seu país.

Como são os blogs de hoje?

Talvez você ainda não saiba o que é um blog, mas é bem provável que já tenha entrado em um deles. O formato de atualização periódica com conteúdo pessoal já é uma realidade na vida de muitos usuários web e com a popularidade deles em seu poder informativo, já é parte integrante de sites de empresas, gigantes da impressa e pessoas geradoras de opinião que usam o blog como meio para divulgar notícias, informar e opinar.

Ao passo que lemos o Zeca Camargo contar uma cultura pop e acompanhamos com humor um Jacaré narrar a paródia da vida, olhamos com seriedade o movimento do GreenPeace contra o desmatamento.

Como diferenciar um blog de um site de notícias?

Muito embora o formato visual possa parecer o mesmo, as diferenças entre o que é um blog e um site de notícias são grandes. A começar pela natureza do conteúdo, o blog possui um caráter pessoal. Mesmo que carregado de informação, o seu teor é basicamente opinativo e tende a apresentar uma parcialidade do que é escrito. É por isso que o autor do texto recebe uma atenção especial no corpo do site.

É muito comum em blogs a possibilidade de comentar o assunto tratado no texto. O leitor dos blogs pode opinar, acrescer informação, parabenizar e até mesmo contradizer, (quando feito com intenções de gerar uma discussão saudável sobre o assunto). A possibilidade de comentar é um fator especial para gerar opinião visto que daí nasce uma conversa direta entre quem escreve e quem lê. Por isso, dizemos que o grande autor de um blog é tanto quem escreve quanto quem lê e participa.

Ao autor de um blog damos o nome de blogueiro. É aqui que encontramos outra grande diferença: qualquer pessoa pode ser um blogueiro. Não há necessidade de formação acadêmica ou técnica.

Também não há limites para um blog, qualquer assunto pode ser tratado. Apenas porque um blog trata de assuntos relacionados a jardins, não significa que todos os textos dele devem ser obrigatoriamente sobre plantas. O seu autor, por exemplo, poderá publicar sobre o seu novo smartphone que ganhou de presente, uma festa em família ou uma viagem. Como blogueiro, você é livre para publicar o que quiser, mas há certos cuidados, veja abaixo.

A responsabilidade em ser um blogueiro.

Não vá criando um blog e publicando qualquer texto em seu diário pessoal. Estamos sobre os cuidados de uma legislação que preza por direitos seus, mas também guarda o direito daqueles que estão a sua volta. Você é livre para publicar o que deseja, mas sua liberdade existirá até o momento que não ferir a direito de outro. Calúnia e difamação devem estar longe do seus textos, mesmo que a sua vontade seja publicá-las. Ademais, sobre o âmbito íntimo, o cuidado com publicação de fotos e textos pessoais também deve estar sobre os limites do bom senso. Caso o seu blog esteja aberto ao público, pessoas com má intenções podem utilizar do seu conteúdo para tomar vantagem sobre você.

Por onde começar?

Com o avanço das ferramentas de blogs na internet, montar um diário pessoal não leva mais do que alguns segundos. Embora haja muitos meios e recursos para ter seus textos publicados, alguns ganharam notoriedade devido à sua facilidade de cadastro, variedade de ferramentas e gratuidade de uso, veja os principais: WordPressBloggerTumblrPosterious e Twitter.

Através das ferramentas informadas acima, você poderá criar o seu blog depois de um cadastro simples e rápido. Os recursos para subir fotos, editar texto e modificar o visual do blog também são bem simples de serem aprendidos. Em pouco tempo você terá um espaço na internet para o que a sua criatividade desejar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Henrique
    2017-02-13T20:54:21

    Nossa que bem simples montar um blog,agradeço pela explicação.