21/12/2011 17h53 - Atualizado em 21/12/2011 18h06

Petrobras inaugura Posto do Futuro no Rio de Janeiro

Gabriel dos Anjos
por
Para o TechTudo

A Petrobras Distribuidora inaugurou na última terça-feira (13) o chamado “Posto do Futuro Petrobras”, que reúne tecnologias de interatividade com o consumidor e iniciativas em eficiência energética e sustentabilidade ambiental.

Posto do Futuro na Barra da Tijuca, RJ (Foto: Gabriel dos Anjos/TechTudo)Posto do Futuro (Foto: Gabriel dos Anjos/TechTudo)

O posto conta com sistemas inteligentes que personalizam o atendimento do cliente, principalmente aqueles já são cadastrados no programa de recompensas da Distribuidora. Assim, ao chegar no posto, câmeras fazem a leitura óptica da placa e informam o nome do cliente, marca e modelo do veículo numa grande tela logo à sua frente no local de abastecimento.

O posto conta ainda com sensores de RFID ligados a painéis de mídia, permitindo fazer ofertas personalizadas e informar se o veículo necessita de algum serviço como troca de óleo ou outra manutenção.

Segurança

Os bicos de abastecimento contam com orifícios que sugam os vapores de combustível para evitar acúmulo de vapores inflamáveis no ar, o que, além do incomodo do cheiro forte (apesar de ter gente que gosta), oferece risco de incêndio ou explosão.

Bicos de abastecimento (Foto: Gabriel dos Anjos/TechTudo)Bicos de abastecimento (Foto: Gabriel dos Anjos/TechTudo)

Calibragem

Para aqueles que precisam calibrar os pneus, o posto oferece seis calibradores, sendo que um sozinho consegue abastecer quatro bicos simultaneamente, transformando o ar em Nitrogênio, que contribui para manter a pressão dos pneus constante em qualquer temperatura, aumentando sua a vida útil.

Conveniência

Os postos não são apenas para abastecer e lavar, os donos dos veículos também precisam de cuidados e tem suas necessidades. Para isso, o posto possui um banheiro autolimpante em suas instalações que até lava as mãos dos clientes com água quente e seca com um jato forte de ar. Na loja de conveniência propriamente dita, mais tecnologia.

Painel interativo (Foto: Gabriel dos Anjos/TechTudo)Painel interativo (Foto: Gabriel dos Anjos/TechTudo)

Agora a serviço do marketing. Um grande totem com display sensível ao toque (pela sensibilidade pareceu resistivo) que tem acoplado uma câmera capaz de distinguir o sexo e faixa etária do cliente, passa anúncios de acordo com o perfil da pessoa que estiver à sua frente. Mas ele também pode ser útil para informar como chegar a determinado destino, já que uma especie de grande google maps. Uma vez escolhido o destino, pode-se enviar a rota para o e-mail e checar no smartphone.

Gestão do posto

Para o gestor do posto também há muita tecnologia. É possível visualizar numa tela a quantidade de combustível de cada tanque assim como sua temperatura, qualidade, tempo estimado do estoque e a receita individual. Uma coisa interessante sobre a aferição da qualidade é o recurso CromaID, que analisa a identificação colorimétrica do marcador presente no produto e o comparado com um padrão de boa qualidade. Assim, em tempo real, tem-se o teste do combustível, minimizando os custos com equipes móveis de análise e verificação de produtos.

Painel para gestão do posto (Foto: Gabriel dos Anjos/TechTudo)Painel para gestão do posto (Foto: Gabriel dos Anjos/TechTudo)

Sustentabilidade

Um dos principais focos no posto é a autossuficiência energética. Não consegue ser plena, mas com diversos painéis solares e iniciativas como aproveitamento da luz solar para iluminação de ambientes, aquecimento da água, uso de lâmpadas de led e lâmpadas de indução magnética, consegue fornecer cerca de 50% de toda a energia consumida pelo posto e ainda oferecer recarga para veículos elétricos.

Além dessa, outras iniciativas estão presentes neste posto modelo, como água captada da chuva; “telhado branco”, que reflete parte da luz solar e energia eólica para alimentar as lâmpadas de led de iluminação de emergência da pista de abastecimento

Sem torcicolo

Ao invés de ficar se contorcendo para conseguir ver o valor a ser pago e a quantidade de litros abastecidos no pequeno visor das bombas, foram colocados grandes monitores à frente das bombas de modo que os motoristas possam visualizar essa e outras informações, como marca e modelo do veículo, manutenção prevista e muita propaganda direcionada ao seu perfil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Donalds
    2011-12-22T11:04:16

    Em Manaus... A ta...

  • Paulo Filho
    2011-12-31T20:42:42

    MUITO BOA ESTA , BOM SERIA SE ELES COMERCIALIZASSEM ESTA TECNOLOGIA PARA OUTROS POSTOS DE GASOLINA QUE NÃO SEJAM DA MESMA BANDEIRA, E ABRISSEM VAGAS PARA VENDEDORES EXTERNOS AUTONÔMOS DESTE PRODUTO,ESTA TECNOLOGIA VAI SER PREDOMINANTE, NO PAÍS NO FUTURO, INTERESSANTE QUE ESTA TECNOLOGIA FOSSE UTILIZADA NA COPA DO MUNDO AQUI NO BRASIL EM 2012, COM A FINALIDADE DE CONTROLAR AS VENDAS NOS POSTOS DE GASOLINA ACABARIA COM A SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS E A FALSIFICAÇÃO DE GASOLINA BATIZADA SUMIRIA DO MERCADO NOS POSTOS DE COMBUSTIVEIS,PRECISAMOS DE MAIS FISCALIZAÇÃO NOS POSTOS.

  • Eduardo Coleoni
    2011-12-22T15:49:15

    Quer ser tecnologia VErde, cade os carros de passeio a diesel de ultima geração que fazem 40km/l, carros eletricos que ja existem no mundo inteiro, etc... isso sim é ser eficiente e não poluente... não essa imposição que temos.. massssss

  • Gabriel Amaral
    2011-12-22T15:48:22

    Belo posto, espero que se espalhe logo por todo o país! Informação extra : Estados brasileiros produtores de Petróleo em barris/dia : 1. Rio de Janeiro com 1.733.982 2. Espírito Santo com 216.003 3. Amazonas com 118.607 . . . #ficaadica

  • Denis Santiago
    2011-12-21T18:23:38

    Nossa bacana mesmo espero que logo chegue aki em Manaus.

  • Eustáquio Silva
    2011-12-22T09:19:28

    essa tecnologia aí, é usada na venezuela....há mais de trinta anos....em país como o brasil que o governo é analfabeto, alcolatra, ladrao.....é que acha isso avanço tecnologico...e a gasolina lá custa dez centavos de real o litro....paizinho vagabundo esse nosso.

  • LUIZ FERREIRA
    2011-12-22T06:08:04

    Tudo muito bonito alta tecnologia, mas nossa gasolina continua sendo uma das mais caras .Com certeza a tecnologia não veio para baratear a gasolina.

  • Walter Almeida
    2011-12-21T21:22:40

    rs Manaus não tem nem combustivel direito

  • Victor
    2011-12-21T20:21:18

    Jaja um bando de marginal quebra tudo! Sociedade de brutos!

  • Daniel Silva
    2011-12-22T10:23:26

    Nossa, quem vê isso acha "grande coisa". No Japão tem vários desses...bom, mais entrando no assunto, quando SÃO PAULO terá um desses?

  • Rafael R.
    2011-12-22T09:37:05

    O Walter Almeida, vc mora em Belo Horizonte, ta achando que tem moral pra falar de Manaus é ?

  • Fabio Araujo
    2011-12-22T09:29:06

    O preço da gasolina poderia ser do PASSADO!