Notebook

05/12/2011 18h30 - Atualizado em 05/12/2011 18h34

Qual a diferença entre laptop e notebook?

Isadora Díaz
por
Da redação

Qual a diferença entre um notebook e um laptop? Absolutamente nenhuma, ao menos para o atual mercado de computadores portáteis. Os termos são sinônimos e designam a mesmíssima coisa. Então, essa não deve ser uma preocupação na hora de pensar em qual eletrônico comprar. Ambos são conhecidos por serem máquinas de médio porte, maiores que os netbooks e menores que os desktops.

Embora os lançamentos das grandes fabricantes não diferenciem laptop de notebook, há quem defenda que são dois produtos. E é inclusive possível achar uma dezena de teorias pela Internet afora. Há ideias que distinguem os dois em relação à duração da bateria, ao tamanho e até à origem. O TechTudo montou um compilado das principais definições defendidas por aí. Se, na prática, essa diferença não existe, este artigo vale ao menos como curiosidade.

MacBook Pro (Foto: Divulgação)Notebook ou Laptop? (Foto: Divulgação)

Origem dos termos

As teorias acerca das origens dos termos são variadas, mas é possível encontrar ao menos uma consonância entre elas. Basicamente, diz-se que “notebook”, que seria algo como “caderno de notas”, em inglês, surgiu para classificar os computadores portáteis que, à época, eram menores que os laptops. A redução de tamanho custou aos notebooks também uma diminuição do seu poderio e, em comparação aos portáteis maiores, eram máquinas para atividades básicas.

Enquanto os laptops, os pioneiros na linha do tempo dos computadores portáteis, tinham drives para leitura de CD-ROMS e até mesmo disquetes, os primeiros notebooks dispensavam tais recursos. O resultado foi a criação de máquinas mais leves, comparativamente. Em linhas gerais, é possível ver, sob esta definição, os laptops como substitutos perfeitos dos desktops, enquanto os notebooks seriam “quebra-galhos” na época do seu lançamento.

Hoje, as fabricantes não adotam mais tais especificações para classificar seus produtos. “Laptop” e “notebook” são usados como sinônimos, independente do tamanho ou da presença de drives óticos ou não.

Configurações

Há quem hoje ainda defenda a diferença entre laptop em relação às suas especificações técnicas. A explicação mais corrente relaciona dados como o tamanho da tela, processador, peso e duração da bateria.

A teoria classifica os notebooks como eletrônicos superleves, com duração da bateria entre 4 e 5 horas, tela de 12 a 14 polegadas e processadores de baixo consumo energético. Já os laptops seriam portáteis maiores, com tela de 14 a 17 polegadas, cerca de 3 horas de duração de bateria, teclado grande e completo, incluindo o numérico.

Além disso, os notebooks, assim como dito anteriormente, não teriam leitores de CDs ou DVDs, e teriam recursos gráficos mais limitados em comparação aos seus irmãos maiores. Outra característica interessante dos laptops seria a capacidade de se fazer um upgrade no sistema. Portanto, computadores que permitem o acréscimo de mais memória RAM, por exemplo, seriam laptops.

Apesar da classificação, mesmo as principais lojas varejistas norte-americanas incluem os produtos em uma categoria única. Vamos tomar como exemplo a Amazon e a BestBuy, dois dos maiores portais de compras americanos. Ambos adotam o termo “laptop” como oficial, classificando nele o que a teoria diferenciaria. Dentro da categoria “laptop” da Amazon, por exemplo, é possível optar por diferentes tamanhos de tela, inclusive menores de 13,9 polegadas, que supostamente seriam os tais notebooks.

Página da Amazon (Foto: Reprodução)Página da Amazon (Foto: Reprodução)

O que dizem os dicionários

Talvez a definição mais curiosa esteja nos dicionários. Analisamos os termos na sexta edição do Mini Aurélio e no dicionário online The Free Dictionary, em inglês.

Definição do Aurélio:

. laptop: microcomputador portátil, dotado de bateria, monitor plano e teclado
. notebook: microcomputador portátil, menor que o laptop

Definição do The Free Dictionary:

The Free Dictionary (Foto: Reprodução)Definição de notebook do The Free Dictionary (Foto: Reprodução)

. laptop: um computador pessoal pequeno e leve o suficiente para ser operado no colo do ususário
. notebook: um computador leve e portátil que geralmente é mais fino que o laptop

Um primeiro ponto a ser destacado é o quanto as definições adotadas pelos dicionários podem ser subjetivas e abrem para uma série de interpretações. Afinal, é complicado dizer que um produto é menor que outro sem estabelecer um tamanho como comparação. Segundo ela, também poderíamos chamar os netbooks de hoje de notebooks.

Fora isso, também é fácil perceber que a implicação prática das definições adotadas pelos dicionários praticamente inexiste. Sob este aspecto, cai-se no mesmo problema já analisado em relação às configurações. “Na prática, a teoria é outra”.

Sony VAIO EG17 (Foto: Divulgação)Sony VAIO EG17 (Foto: Divulgação)

Diferenças regionais

A última das teorias diz respeito ao uso das palavras. Esta classifica ambos os termos como sinônimos, mas fala dos usos mais comuns em países de língua inglesa, especialmente os Estados Unidos e as nações compreendidas no Reino Unido. Teoricamente, a palavra “laptop” seria mais comum na Europa, enquanto os norte-americanos usariam “notebook” com mais frequência.

No Brasil, porém, essa diferença não é tão clara. É comum ver pessoas referindo-se aos computadores portáteis tanto como laptops quanto notebooks. Interessante notar que, enquanto termos como “desktop” até sejam traduzidos como “computadores de mesa” por alguns usuários, “notebook” e “laptop” são ainda usados no original em inglês.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor Silva
    2011-12-08T23:43:35

    o certo eh q podemos chama-los portáteis e.