Internet

19/01/2012 18h33 - Atualizado em 26/01/2012 17h49

Brasil sem Vírus: entenda essa cruzada

Gabriela Viana
por
Da redação

O Brasil é um dos países que retém uma das maiores taxas de computadores infectados do mundo. Segundo ranking divulgado pela Microsoft no ano passado, cerca de 44% dos equipamentos do país estão contaminados. Para auxiliar os usuários a erradicarem de vez os malwares disponíveis na Internet, o site TechTudo deu início ao movimento Brasil sem Vírus.

O movimento Brasil sem Vírus: uma cruzada nacional para acabar com as altas taxas de computadores infectados do mundo. (Foto: Reprodução/Brasil sem Vírus)O movimento Brasil sem Vírus: uma cruzada nacional para acabar com as altas taxas de computadores infectados no país (Foto: Reprodução/Brasil sem Vírus)

O que é o Brasil sem Vírus?

Por meio da conscientização dos usuários a respeito dos danos que os vírus podem causar aos equipamentos, a iniciativa visa mudar a realidade do Brasil no ranking. No site da campanha e no TechTudo, você pode encontrar uma gama de informações, além do download gratuito de uma “vacina” para proteger o seu computador.

  •  
Conforme são feitos os downloads de vacina, os números vão crescendo no mapa  (Foto: Reprodução/Brasil sem Vírus)Conforme são feitos os downloads de vacina, os
números vão crescendo no mapa (Foto: Reprodução
/Brasil sem Vírus)

A vacina

Existem três opções gratuitas disponíveis da vacina no site Brasil sem Vírus, e você pode escolher a de sua preferência. Ao clicar em “Vacine já o seu computador”, aparecerão como alternativas o AVG, o Avast, e a Superproteção do McAfee. O último é uma suíte gratuita por três meses composta por antivírus, antispyware e firewall. Para fazer o download, basta fazer um cadastro na Globo.com. Em nenhum momento será solicitada algum tipo de informação financeira.

O Dia D

O movimento não para por aí. No dia 4 de fevereiro acontecerá o Dia D. A ação inédita contará com voluntários que distribuirão gratuitamente um antivírus para todos os moradores do Copan – o maior edifício residencial da América Latina –, localizado na Grande São Paulo. A ideia é vacinar todos os computadores do prédio e convidar os participantes a divulgarem a iniciativa.

Torne-se um voluntário!

No site do movimento estão disponíveis mais informações sobre a iniciativa, além do link para se tornar um voluntário da campanha. Ao fazer parte do movimento, você criará um perfil. Quanto mais compartilhamentos da sua página de voluntário forem feitos, mais você sobe no ranking do site, mobilizando mais pessoas a se juntarem à causa!

Além da página do Brasil sem Vírus, no site do TechTudo você encontra inúmeras matérias com dicas, downloads e tutoriais para combater as ameaças da web e garantir a segurança do seu computador e do seu celular. Participe, informe-se, faça o download da vacina, torne-se um voluntário e divulgue. O país só tem a ganhar com a sua participação!

Para mais informações, acesse o site Brasil sem Vírus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wemeson Carvalho
    2012-01-20T09:31:18

    OI não estou conseguindo acessar o site, esta dando erro na pagina. Como podemos ajudar o site sem conseguir acessa-lo. Aguardo a resposta

  • Caíque Feu
    2012-01-20T11:13:08

    Concordo... Acho que deveríamos testar outros Sistemas No caso do Mac e um pouco salgado ainda no Brasil... Mais no caso do linux e mais medo que as pessoas tem... acham que quando iniciar o Pc vão ver aquela tela em DOS....

  • Alexandre Souza
    2012-01-20T10:46:59

    Vírus só existe por causa da porcaria do Microsoft Windows. Sem Windows não tem vírus. use Mac, use Linux, use qualquer coisa que não seja Windows!!! E pronto resolvido.

  • Macelo Guimaraes
    2012-01-20T09:49:34

    Ao Fabian Live. Cara, essa não é uma iniciativa onde o TechTudo está se propondo a acabar com o vírus nos pc, leia a matéria de novo e entenderá que na verdade a proposta é termos usuários mais conscientes, que não saem clicando em qualquer coisa e acabam infectando o computador. O que dá pra questionar é a escolha feita dos Anti Virus, pois não acho nenhum deles bom o suficiente, mas é um começo. Quem sabe a pessoa não instala um free e depois paga por um melhor, mas já tendo a consciência de que deve se proteger. Abraços.

  • Alexandre Souza
    2012-01-20T11:53:54

    Vírus não funciona em sistema Unix. Porque ele teria que rodar como administrador, sendo assim você teria que passar a senha pra ele (e o usuário iria desconfiar na hora). No Windows todo usuário é administrador. Em qualquer sistema unix você pode enjaular a aplicação com o vírus numa instalação a parte e pronto ta resolvido. Anti-vírus é uma nhaca, pesa na máquina, não tem garantia de funcionamento. Livre-se disso remova o Windows, livre-se da pirataria junto (99% dos windows são piratas alguém duvida?)

  • Caíque Feu
    2012-01-20T11:18:19

    Mauro Fransoni Cara so se pega Vírus em Mac se você "abrir a porta e pedir para ele entrar" pq o sistema pede senha toda vez que vc instala algo ou algum app faz uma modificação no Mac, ou Seja se vc conseguiu fazer a proeza de pegar um Vírus no mac , os sinais são claros toda minuto o sistema vai pedir senha....

  • Alexandre Souza
    2012-01-20T14:05:54

    Eu não tenho um SO. Só to falando que Windows é um lixo. Ele não tem o que "queimar", ele já é queimado pra todo sempre. E pra mim quem se diz da área de informática e usa windows é um burro.

  • Mauro Fransoni
    2012-01-20T13:09:56

    Caique Feu, foi exatamente isso que quis dizem quando me referi à falta de conhecimento. É ela que nos induz ao erro e também leve-se em conta o fato de que criminosos virtuais vão o tempo todo tentar te enganar para que você caia em golpes. Não é novidade que a segurança do Unix depende do usuário (Sistemas de Permissão), assim como também não é novidade que muitos usuários se aventuram a usá-lo sem ter conhecimentos suficientes sobre ele. Nossa maior arma sempre vai ser o conhecimento. A propósito, não tenho MAC. Um abraço a todos.

  • Carlos Barbosa
    2012-01-20T12:24:28

    Alexandre, Infelizmente, em vez de colocar os pontos bons do seu SO, preferiu falar besteira e queimar o outro. Vc pode ter um Win bastante seguro se quiser. Começa comprando original e mantendo atualizado. Deve-se ter um antivirus. Criar uma conta além da do administrador para utilizaçao corriqueira. Criar uma senha para o computador. Deixe de ser necio... se 99% das pessoas tivessem Win pirata, vc acha que a empresa seria do tamanho que eh? Mas vc parece ser do tipo que prefere coisas pirata, entao boa iniciativa em usar Linuix em vez de Win.

  • Carlos Barbosa
    2012-01-20T16:20:18

    Alexandre... Se vc nao tem um SO, posta aqui com o pensamento? hehehehehe E me desculpe, mas sua colocaçao foi muito infeliz e ignorante. Profissionais de informatica que trabalham com windows sao muito bem pagos. Se isso eh burrice, me diga o que eh inteligencia... rsrsrs

  • Rodrigo Lage
    2012-01-20T15:45:22

    Bom, meu windows é original. Eu tomo cuidado com tudo que acesso, meu sistema anti-vírus é um Norton que atualiza, basta eu estar na internet, que tanto o windows 7 quanto o Norton estão se atualizando automáticamente, deixo sempre assim.

  • Paulo Jr
    2012-01-21T10:14:50

    "Eu não tenho um SO" foi bem tenso ... kkkkkkkkkkkkkkkkk .. ignorância é mato... e o cara ainda quer discutir o que ele provou que não sabe nem 0,1% sobre o assunto... lulz

  • Carlos Barbosa
    2012-01-21T02:32:17

    Concordo Luiz! Isso vai alem de "quem eh melhor que quem"....

  • Luiz Junior
    2012-01-20T21:58:07

    Meu, ao invés de ficarem discutindo sobre SO's, poderiamos fazer alguma coisa para ajudar na campanha, este, talvez, seja o tema central. Se "esse" ou "aquele" é melhor, tudo bem e dai? O que realmente importa, é o que você pode fazer com um SO, por mais inferior que ele seja! Vamos lá, participem ai!! abs...

  • Valdir Antonelli
    2012-01-19T23:51:13

    Talvez por ser uma iniciativa do Techtudo? Só não gostei das opções de antivirus. Já usei todos e o único que conseguiu resolver um problema que tive foi o Avira, que também é gratuito

  • César Filgo
    2012-01-19T22:41:09

    como saber se isso não é mais algum tipo de espionagem?

  • Mauro Fransoni
    2012-01-20T02:31:09

    A iniciativa é válida e importante. A maioria das pessoas que utilizam a internet não entendem os riscos aos quais estão expostas. Realmente existem "Sim" vírus para Linux (e não são poucos), tanto quanto existem para MAC e Windows. Fiquem atentos e sejam humildes para buscar informações mais precisas. Elas estão disponíveis em sites especializados. Não existem Sistemas Operacionais 100% "imunes" a vírus, trojans, ataques hackers e,principalmente, à nossa falta de conhecimento. Os criminosos virtuais são ótimos engenheiros sociais. Todo cuidado é pouco e saber, nunca é demais. Um abraço.

  • Carlos Barbosa
    2012-01-20T00:47:09

    Eh muita ingenuidade das pessoas acharem q nao existe virus para Mac e Linux... E mais! Existem tantos virus para Windows pq eh o sistema operacional que foi mais bem recebido com mais velocidade, tornando-se o alvo de malfeitores. Tambem existe o problema da pirataria e gente ignorante que nao mantem seus computadores atualizados e protegidos. Muita hipocrisia ficar dando tapa no Windows qdo seguramente ja o usaram.

  • Tiago Soares
    2012-01-20T00:22:55

    É simples!! Instalem Linux!! É gratuito e não precisa de nenhum antivírus!! :)

  • Wendel Soares
    2012-01-19T23:59:29

    Só vai existir um Brasil sem vírus quando instalarem Linux em todas as maquinas, fora isso, esquece. Com Windows é impossível.

  • Alexandre Souza
    2012-01-22T18:29:53

    e então Paulo Jr, o que você sabe sobre o assunto espertão?

  • Alexandre Souza
    2012-01-22T18:28:27

    Eu falei isso por causa da discussão do cara que falou "teu SO", leia tudo antes de postar ok? Eu não quer uma discussão "windows vs linux", como eu falei qualquer sistema tem um mínimo de segurança, windows não tem. O que eu quero dizer que não existe motivo pra conviver com windows seus bugs, sua arquitetura amarrada, seus vírus e a pirataria. Quanto a essa parte de remuneração eu não sei aonde foi lido, deve ter sido em algum estudo da MS. Segundo a info um analista de suporte windows inicial 1000 R$ e linux 1700.. o final da carreira é 2,5 e 7,5k respectivamente. E daí melhor ser lixeiro

  • Bruno