Internet

12/01/2012 17h01 - Atualizado em 28/03/2013 12h27

Como funciona o Akinator

Verônica Vasque
por
Da redação

Desenvolvido em 2007 pelos programadores franceses Jeff Deleau, Arnaud e Olivi, o jogo Akinator alcançou a popularidade no Brasil somente em 2008, quando ganhou uma versão em português. Trata-se de um game no qual um gênio virtual é capaz de adivinhar o personagem em que o jogador está pensando, seja ele real ou fictício, através de uma série de perguntas sobre suas características. Embora já popular, muitos internautas ainda não sabem como funciona o Akinator.

Akinator. (Foto: Divulgação)Akinator. (Foto: Divulgação)

Com um banco de dados imenso, o jogo funciona através de perguntas de eliminação. O gênio vai eliminando todas as possibilidades até sobrar apenas um resultado que atenda às repostas dadas pelo jogador.

Uma das intuições sobre como funciona o "truque" do gênio aponta para a técnica de Árvore de Decisão, um recurso que classifica um determinado objeto de entrada baseando-se nas respostas a perguntas objetivas.

Outra teoria diz respeito à representação. Isto é, cada pessoa/personagem/coisa no jogo é representado por um ponto num espaço n-dimensional em que cada dimensão representa a presença ou ausência de uma característica, se ele é branco ou se é homem, por exemplo. A cada pergunta respondida esse espaço vai sendo restringindo.

Akinator. (Foto: Divulgação)Como funciona o Akinator. (Foto: Reprodução Verônica Vasque)

Sobretudo, a questão de dar "pontos" às possíveis respostas também é considerada. Por exemplo, se a resposta à pergunta "ele é americano?" é "Sim", atribui-se uma quantidade X de pontos a todos os americanos do banco de dados. A cada questão dá-se pontos e depois ordena-se as pessoas. A resposta final é quem possui mais pontos.

Embora algumas questões sejam levantadas, não sabe-se, ainda, qual o mecanismo de fato é usado no jogo. Algumas teoria são levantadas, sim. Contudo, não passam de especulações. O funcionamento ainda é um mistério.

Como jogar o Akinator

O gênio mora em uma lâmpada, mas ao invés de realizar desejos, ele sofre de uma maldição. Aprisionado, ele só pode ser libertado quando vencer os jogadores com um jogo de adivinhações.

Na página do jogo, antes de iniciar uma rodada, nos itens situados na lateral esquerda, o usuário pode saber o histórico de competições - "Estatísticas", ver as últimas rodadas jogadas ("Últimos Jogos"), bem com saber mais sobre a história do game ("Saiba Mais").

Para começar uma partida, no entanto, é necessário, antes, preencher algumas informações. Clicando em “Jogar”, o usuário será obrigado a responder a perguntas como nome, idade e sexo.

Feito isso, depois de pensar em um personagem ou uma personalidade conhecida, o jogo se iniciará e a primeira pergunta do Akinator aparecerá na tela. Para o jogo funcionar corretamente, é preciso ser sincero. As opções de respostas são: "Sim", "Provavelmente parcilamente", "Não sei", "Provavelmente, não exatamente" e "Não".

É importante ressaltar que, caso o usuário tenha respondido erradamente alguma pergunta, é possível voltar para a questão clicando no botão "Desfazer resposta". Após algumas perguntas, o gênio irá dizer o nome de quem o jogador pensou.

A resposta vem acompanhada de uma imagem ilustrativa. Se acertar, o gênio ficará feliz, mas se errar, o participante poderá declarar vitória ou dar mais algumas dicas ao Akinator. Depois de uma rodada, é possível ver detalhes da jogada, bem como incluir uma pergunta sobre o personagem em questão ou mesmo corrigir o nome e/ou a figura, caso não estejam corretos.

Além do português, o Akinator possui versões em francês, inglês, alemão, hebraico, árabe, russo, japonês e espanhol.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Kulps
    2012-01-13T13:06:26

    Realmente... reportagenzinha de M... Não disse nada de mais, quando de acordo com o título todos esperavam descobrir "o pulo do gato", ouseja, como funciona o mecanismo do jogo. Parece mesmo matéria encomendada pelos desenvolvedores do jogo... Lamentável!!!

  • Ataide Filho
    2012-01-13T09:43:56

    Como funciona não é novidade além do que qualquer um que entrar no site aprende...mas como funciona o mecanismo de pesquisa já são outros quinhentos, o titulo dessa matéria me cheira a chamariz...vou te falar viu, cada vez mais decepcionado.

  • Josias Almeida
    2012-01-13T00:41:53

    OU ele é um gênio algum já pensou nisso

  • Giliardy Arena
    2012-01-12T23:56:44

    Ahhh.. Além dos grafos, também devem ser utilizados Árvores de buscas.

  • Giliardy Arena
    2012-01-12T23:55:48

    Com certeza é utilizado Inteligência Artificial/Computacional com grafos para pesquisar e lógica fuzzy para classificar os melhores resultados e indicar ao usuário.

  • Rafael Oliveira
    2012-01-12T23:27:34

    Mas qual é o segredo? é isso que eu quero saber poxa

  • Marcelo Moreira
    2012-01-12T23:25:00

    Boa Noite Gabriel! Você se refere ao jogo numérico??? É simples! A conta que ele pede (xy - x - y = z) SEMPRE tem como resultado um número múltiplo de 9! Retorne ao jogo e você observará que todos os múltiplos de 9 apresentam a mesma figura, a qual é exatamente a que será mostrada pelo quadrado vermelho!!! A unica "magica" do site é trocar o simbolo dos múltiplos de 9 a cada nova tentativa, para confundir o observador e impedi-lo de identificar um padrão! T+

  • Jack Domingues
    2012-01-12T23:17:39

    Realmente, sou fascinada por esse jogo! comigo o Gênio sempre acertou! mais é sempre interessante poder descobrir o que há por tras de tanta 'inteligencia tecnologica'

  • Gabriel Latorraca
    2012-01-12T18:57:47

    Mudou o game, esse novo eu não faço idéia de como ele faz...

  • Octavio Pires
    2012-01-12T18:57:32

    Gente parece loucura, eu fiz três vezes e deu certo.

  • Talita Souza
    2012-01-13T09:24:22

    Que o jogo funciona através de perguntas de eliminação eu já sabia. Mas o mistério ainda não foi desvendado. Faltou pesquisa?!

  • Eduardo Fabro
    2012-01-13T00:38:42

    Nossa, q novidade. Reportagem merd@.

  • Thiago Neves
    2012-01-13T07:28:00  

    O gênio já errou quando eu botei pra ele mim adivinhar!

    recentes

    populares

    • Thiago Neves
      2012-01-13T07:28:00  

      Claro!! Não tem animais cadastrados no banco de dados......

    recentes

    populares

    • Thiago Neves
      2012-01-13T07:28:00  

      Claro!! Não tem a.n.i.m.a.i.s cadastrados no banco de dados......